quarta-feira, 15 de junho de 2011

TRABALHO: EMPREGO OU OCUPAÇÃO

TRABALHO: EMPREGO OU OCUPAÇÃO
Por Ernídio Migliorini       E-mail: ernidio@hotmail.com

Todo o trabalho é exercido visando a obtenção de algo útil em proveito próprio ou para terceiros; na forma de emprego ou ocupação, remunerado ou não.
O trabalho profissional no Sistema Econômico, se estabelece por relações jurídicas institucionalizadas pela legislação, através do emprego remunerado pelo salário ou equivalente; configurando o tomador e o prestador, gerando  produtos ou serviços colocados no mercado para debelar necessidades em função da sua utilidade prática.
O trabalho é estratégico na existência do individuo, enseja o exercício dos seus talentos e potencialidades, a sua identificação, valorização, aprendizagem, a construção da sua motivação, autoestima, a manifestação da sua eficiência, eficácia e efetividade profissional, satisfação pessoal e saudabilidade.
O trabalho produz utilidades, mas precisa ser realizado em boas condições ambientais, sociais e legais, com bem estar, prazer , estimulo, reconhecimento, dignidade, harmonia, coerência, coesão e plenitude. Em perfeito equilíbrio com das demais demandas existenciais do laborador.
Tem como pressupostos: a identificação do trabalhador com a sua atividade, o seu sentimento de utilidade, contribuição, importância, necessidade de especialização, responsabilidade solidária, relacionamento harmônico vertical e horizontal, autonomia, liberdade, prazer operativo, orientações claras, objetivos e metas construídos conjuntamente, valorização e reconhecimento das competências, compatível com a capacidade, suporte concreto e margem de manobra, gerando o seu desenvolvimento humano e profissional; gerando um retorno satisfatório para o empregado e o empregador e a longevidade recíproca.
O sistema de trabalho a curto prazo vai sofrer uma transformação  radical; com a revisão de conceitos e estruturação; o emprego vai migrar para a ocupação, em linguagem corrente “o meu próprio negócio”. A automação manifestar-se-á geometricamente, os produtos materiais darão lugar à oferta de serviços e soluções geradas no campo intangível, da criatividade das idéias; muitas atividades empregatícias serão executadas à distância, sem horário fixado, com remuneração flexibilizada, baseada no atingimento de tarefas e produtividade.
A carga horária semanal também sofrerá uma redução, sob o pressuposto de retornar ao humanismo, ao convívio social da família e à comprovação de que isto aumentando a satisfação redundará em aumento da produtividade.
O sistema previdenciário será revisto logo, privilegiando a previdência privada; também a Legislação  Trabalhista passará por um ciclo de flexibilização, adequando-se à nova realidade e ao incremento do controle direto e instantâneo do Estado pela informatização eletrônica.
“Recebamos as boas mudanças com espírito longevo e elas acabarão tornando-se úteis e assimiláveis. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário