quinta-feira, 9 de junho de 2011

RACIOCÍNIO LÓGICO


RACIOCINIO LÓGICO
Por Ernídio Migliorini     E-mail: ernidio@hotmail.com

É aquele que leva à conclusão lógica, aceita e certa de um problema, baseado nos seus dados, por um processo de inferência, que finaliza em uma verdade resolutiva específica.
A resolução de todos os problemas, com verdade lógica e aceita, depende da correta aplicação  do raciocínio lógico.
Na abordagem lógica existe a dualidade: verdadeiro ou falso; um campo de certeza e outro de incerteza, originador da teoria das probabilidades, de conotação Aristotélica. Na imperfeição da informação surgiu a Teoria da Lógica Difusa ou Nebulosa, que capta as imprecisões, dá-lhes um formato numérico através de inferências formando Sistemas Especializados, Linguagem Natural e Robótica, que permeiam a cibernética e a informática. Esta teoria confere raciocínios aproximados do limite máximo de exatidão possível, com um grau relativamente satisfatório de lógica e verdade. Combina a lógica probabilística com a multivalorada, inteligência artificial e redes neurais, para representar o pensamento humano; ligando a lingüística a inteligência, empregando palavras ao invés de números.
A lógica Difusa é um  processo de simbiose, que utiliza palavras, modificadores, quantificadores, probabilidades lingüísticas no campo da automação e controle.
O raciocínio lógico é necessariamente utilizado para problemas, jogos, armações.montagens, interpretações, questões matemáticas, físicas, químicas e similares.
“O silêncio e a cautela são irmãos da prudência. (EM).”




Nenhum comentário:

Postar um comentário