quarta-feira, 15 de junho de 2011

APRENDIZAGEM INSTITUCIONAL


APRENDIZAGEM INSTITUCIONAL
Por Ernídio Migliorini    E-mail: ernidio@hotmail.com

A aprendizagem institucional é a busca do conhecimento ativo para a sobrevivência e longevidade das instituições, ante às mudanças do meio. Para assimilar as melhores práticas, idéias criativas, pensamento inovador, sucesso no mercado, crescimento, produtividade, competitividade, longevidade e consolidação de organização apreendente.
A aprendizagem institucional precisa ser estruturada e habitualizada com diretrizes, definição de papéis, técnicas, ferramentas, estratégias, conhecimento antropológico, acessibilidade a todo o corpo funcional, geração de novos padrões  de comportamento, agrupamento de áreas, aquisição, retenção e atualização permanente e aplicação de conhecimento, impactação no custo e na despesa e receita, aproveitamento racional de espaços, detecção e correção de erros, clientes, tendências sociais e demográficas e similares.
É um processo incremental que visa mudar o ambiente e as pessoas gerando compreensão, internalização e comprometimento monoliticamente para a direção desejada. Profissionais preparados e conscientes para atingir metas estratégicas, visão em longo prazo, sabendo que só se resolve problemas identificados, aperfeiçoados pela repetição, absorvendo e transmitindo experiências, capturando a realidade em pleno vôo, decompondo problemas complexos em simples.
Os agentes institucionais são o tempo todo aprendizes, abertos, perceptíveis, sentindo-se confortáveis na aprendizagem, promovida com o emprego de Facilitadores sensíveis e comedidos, aprendendo junto e em conjunto, adquirindo habilidades, adaptações, crescimento, processos operacionais, tecnologia, criatividade, procedendo  baseado em análise profunda, velocidade processual, instruções claras, com uma cultura de atitude, compromisso, desafio, materialização de idéias.
O processo de aprendizagem institucional visa manter os componentes da organização sempre atualizados, para garantir a longevidade e operosidade da entidade.
“Um funcionário participe, encorajado e seguro aceita as mudanças, assume compromissos e responsabilidade pelo sucesso do resultado institucional. (EM).”


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário