quinta-feira, 9 de junho de 2011

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Por Ernídio Migliorini       E-mail:  ernidio@hotmail.com

COMPETÊNCIA:
É a capacidade expressa do individuo  de combinar de forma auto-dirigida, tácita ou expressamente, num contexto particular os diferentes elementos do seu conhecimento.
A competência é um potencial inerente a cada individuo, que o habilita para abstrair, elaborar e tornar concretas as suas intenções, ante os desafios, exigência de criatividade, dificuldades, incógnitas e outros obstáculos físicos, mentais e psíquicos.
As competências são:
Cognitivas: envolvendo o uso de teorias, conceitos e conhecimento adquirido inclusive por experiência. Competência para aprender a apreender conteúdos multidisciplinares, para aplicá-los na solução de problemas individuais e sociais.
Funcionais: Skills e Know How. Aquilo que o individuo é capaz de fazer num contexto de trabalho, aprendizagem ou atividade social. A prática efetiva na realidade de cada demanda, para debelar as necessidades com sucesso, configurando: eficiência, eficácia e efetividade.
Pessoais: O fato de saber se comportar adequadamente e estrategicamente em cada situação especifica; alcançando sucesso dentro das perspectivas dos objetivos traçados.
Éticas: Posse dos valores  e princípios pessoais e profissionais produtores de um comportamento compatível com a moral, a norma e a equidade.

HABILIDADE:
É a capacidade peculiar de cada individuo para agir adequada e exitosamente em cada situação, produzindo soluções desejáveis.
Ela se manifesta na verbalização, na redação, nos relacionamentos, na funcionalidade, na operacionalidade, no avançar, no recuar e no contornar veredas.
Habilidade é fazer bem feito, segundo à lógica, à moral e à ética; consciente da necessidade de apreender, desaprender e reapreender, para garantir: ingresso, permanência e sucesso em tudo.
“A grande diferença de habilidade, não é o que se faz; mas como se faz. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário