segunda-feira, 6 de junho de 2011

NATAL







NATAL
Por Ernídio Migliorini        E-mail: ernidio@hotmail.com

àO Natal já era celebrado em Roma no ano 336 . Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se  em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano, em data diferente. No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para a visita dos Magos. A data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus.


 A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs, que  vários povos celebravam por ocasião do solstício de Inverno.(É  um fenômeno astronômico que marca o inicio do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 22 de dezembro no hemisfério norte/21 de junho no hemisfério sul). Esta data nas culturas antigas,  associava simbolicamente  com o nascimento ou renascimento. O Solstício é o tempo que  o Sol, tendo chegado aos trópicos, parece "estacionário" durante alguns dias, antes de aproximar-se novamente do equador. É o ponto da órbita terrestre em que se registra a maior diferença na duração do dia e da noite e que tem lugar nos dias 21 de junho e 22 de dezembro. (O Solstício de Verão, é o dia mais longo do ano, ocorrido no Verão).



àO dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude. Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, deu-se-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã. As alusões ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12).




àNum esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invictis Solis), e tentaram fazê-la parecer "cristã". Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso.






àO nascimento de Jesus se deu por volta de dois anos antes da morte do Rei Herodes, denominado "o Grande",   Segundo a Bíblia, antes de morrer, Herodes mandou matar os meninos de Belém com  até  2 anos.  De acordo com o tempo que apareceu a "estrela" aos magos. (Mateus 2:1, 16-19 - Era seu desejo se livrar de um possível novo "rei dos judeus").
àAinda, segundo a Bíblia, antes do nascimento de Jesus, Octávio César Augusto decretou que todos os habitantes do Império fossem se recensear, cada na sua cidade natal. Isso obrigou José a viajar de Nazaré (na Galileia) até Belém (na Judeia), a fim de registrar-se com Maria, sua esposa.



àEste primeiro recenseamento" fora ordenado quando o cônsul Públio Sulplício Quiríno "era governador [em gr. hegemoneuo] da província imperial da Síria." (Lucas 2,1-3) - O termo grego hegemoneuo vertido por "governador", significa apenas "estar liderando" ou "a cargo de". Pode referir-se a um "governador territorial", "governador de província" ou "governador militar". As evidências apontam que nessa ocasião, Quiríno fosse um comandante militar em operações na província da Síria, sob as ordens diretas do Imperador.







àA viagem de Nazaré a Belém - distância de uns 150 km - deveria ter sido muito cansativa para Maria que estava em adiantado estado de gravidez. Enquanto estavam em Belém, Maria teve o seu filho . Envolveu-o em faixas de panos e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar disponível para eles. gr. tô kataluma.. Maria necessitava de um local tranquilo e isolado para o parto (Lucas 2:4-8). Lucas diz que no dia do nascimento de Jesus, os pastores estavam no campo guardando seus rebanhos "durante as vigílias da noite". Os rebanhos saíam para os campos em Março e recolhiam nos princípios de Novembro.







àA vaca e o jumento junto da manjedoura conforme representado nos presépios, resulta de uma simbologia inspirada em Isaías 1:3, que diz: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não têm conhecimento, o meu povo não entende". Não há nenhuma informação fidedigna que prove que havia animais junto do recém-nascido Jesus.
àApós o nascimento de Jesus, em Belém, ainda governava a Judeia o Rei Herodes, chegaram "do Oriente à Jerusalém uns magos guiados por uma estrela , que anunciou o nascimento de Jesus e levou os Três  Magos ao local onde este se encontrava.




àOs "magos", em gr. magoi, que vinham do Leste de Jerusalém, não eram reis.  O motivo parece advir de algumas referências do Antigo Testamento, como é o caso do Salmo 68:29: "Por amor do Teu Templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes." Os "magos" eram sacerdotes astrólogos,  seguidores do Zoroastrismo. Eram considerados "Sábios", e por isso, conselheiros de reis. Podiam ter vindo de Babilónia, da Pérsia,  da Arábia. Quantos eram e os seus nomes, não foram revelados. Deduz-se terem sido 3 magos, em vista dos 3 tipos de presentes.







àNos relatos bíblicos não encontra-se nenhuma referência sobre a data do nascimento de Jesus. Naquela época os calendários eram muito confusos. Os antigos calendários romanos tinham, às vezes, semanas de quinze dias e meses de dez dias, de acordo com a vontade do Imperador reinante. O povo em geral não conhecia as datas de nascimento, casamento ou falecimento. Não existem registros históricos a respeito de "Festas de Aniversário" na Antigüidade.  Em Roma, o Solstício do Inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus. Os Romanos o chamavam de Saturnálias (Férias de Inverno), em homenagem a Saturno, o deus da agricultura.




-->Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como "Dies Natalis Invicti Solis" (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol.
àA comemoração do Natal de Jesus surgiu de um decreto. O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável.



 àO calendário que adotamos hoje é uma forma recente de contar o tempo. Foi o Papa Gregório XIII que decretou o seu uso através da Bula Papal "Inter Gravissimus" assinada em 24 de fevereiro de 1582. A proposta foi formulada por Aloysius Lilius, um físico napolitano, e aprovada no Concílio de Trento (1545/1563).










à O período mais provável seria em fins de Setembro, no tempo da Festa dos Tabernáculos, quando uma viagem como essa era comumente admitida. Além do mais, crê-se (embora não seja certo) que o nascimento de Jesus foi próximo ao final de Setembro. A concepção de Cristo, contudo, pode ter ocorrido no final de Dezembro do ano anterior.
àEm 29 de Setembro, a mesma data da Festa dos Tabernáculos. Seria no mínimo apropriado para Cristo ter nascido nessa data, porque foi em Seu nascimento  que 'o Verbo se fez carne e habitou (literalmente tabernaculo) entre nós' (João 1:14). Isto significa, então, que Sua concepção, não Seu nascimento, ocorreu no final de Dezembro.





àEle verdadeiramente nasceu de uma virgem na cidade de Belém exatamente como profetizado   anos antes. Jesus foi concebido em Maria, não por homem, mas pelo Espírito Santo de Deus. Como o apóstolo João revela, Jesus existia antes da Criação do mundo (João 1). Ele é parte da Santa Trindade que conhecemos como Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). O Filho de Deus veio em forma de homem com um propósito - morrer como um sacrifício voluntário em pagamento pelos pecados da humanidade. Ele o fez para conceder salvação eterna, como um dom gratuito a todo aquele que O aceitar e O seguir.






 

àOS PASTORES: Lucas 2.8 menciona que pastores estavam nos campos cuidando de suas ovelhas. Em dezembro,  os rebanhos já eram  recolhidos a seus abrigos, por causa do frio. Há  no Talmude, afirmado que os rebanhos eram colocados ao ar livre no mês de março e recolhidos em Outubro/Novembro. Esta passagem, portanto, limita o nascimento de Jesus ao período entre o final da primavera e o início do outono (hemisfério norte).







àA ORDEM SACERDOTAL DE ABIAS: Lucas 1.5 nos ensina que Zacarias, pai de João Batista era um membro da ordem sacerdotal de Abias. O livro de Crônicas nos informa que havia uma escala para os serviços dos sacerdotes e sobre o seu funcionamento. Em Deuteronômio 16.16 verifica-se também que haviam serviços a serem cumpridos pelos sacerdotes, por ocasião das grandes festas. Com base nessas informações, pode-se concluir que Zacarias permaneceu em serviço até ao final da 10ª semana do ano judaico, tendo servido seu período após a festa de Pentecostes.





àA CONCEPÇÃO DE JOÃO BATISTA: Lucas 1.23-24, registra que Zacarias retornou a casa logo após o serviço e que João Batista foi concebido um pouco depois, provavelmente na última metade do mês de Sivan (Maio/Junho).
àA CONCEPÇÃO DE JESUS: Lucas 1.26-27 e Lucas 1.36, nos informam que Maria concebeu a Jesus no sexto mês da gravidez da mãe de João Batista), no final do mês de Kislev (Novembro/Dezembro), que coincide com a Festa das Luzes, ou Hanukkah. Seria uma coincidência que Jesus, a Luz do Mundo, tenha sido concebido por ocasião da Festa das Luzes







àO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA: Contando-se 270 dias, que é a duração usual da gestação humana, a partir do terceiro sábado de Sivan, chegamos ao nascimento de João Batista, que nasce então no mês de Nisan durante os festejos da páscoa (Êxodo 12.1-14). É importante notar que os Judeus esperam o retorno de ELIAS por ocasião da páscoa, e até costumam deixar uma cadeira vazia a mesa para receber Elias, conforme a profecia em Malaquias 4.5. Jesus nos disse que João Batista era o Elias esperado, e Elias (João Batista) nasceu na data que todos esperavam – a páscoa (Mateus 17.10-14). Mais outra feliz coincidência.






àO NASCIMENTO DE JESUS: Acrescentando-se seis meses ao nascimento de João Batista, ou 270 dias a partir da concepção de Jesus, chegamos ao seu nascimento, na segunda metade do mês de Tishri (setembro/outubro). Esta é a época da festa dos Tabernáculos (Levítico 23.34).
àEMANUEL: Em Isaías 7.14 lemos que “... a virgem  conceberá, e dará à luz um filho que será chamado Emanuel. tipifica, como é usual nas profecias, a concepção milagrosa de Maria. Emanuel significa “Deus conosco” e a palavra “tabernáculo” significa habitar. Mais uma coincidência.



àOs meses do Calendário Judaico

Mês
Dias
Corresponde a ...

Nisan
30
Março/Abril
Páscoa

Iyar
29
Abril/Maio

Sivan
30
Maio/Junho
Pentecostes

Tammuz
29
Junho/Julho

Av
30
Julho/Agosto

Elul
29
Agosto/Setembro

Tishri
30
Setembro/Outubro
Tabernáculos/Expiação
Expiação)
Cheshvan
29/30
Outubro/Novembro

Kislev
30/29
Novembro/Dezembro

Tevet
29
Dezembro/Janeiro

Shevat
30
Janeiro/Fevereiro

Adar
29/30
Fevereiro/Março

Adar II
29
Março/Abril
Só existe


àJesus, na verdade, veio ao mundo "antes de Cristo”. como o Messias desde o nascimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário