quarta-feira, 15 de junho de 2011

PENSAR E CONVERSAR COISAS IMPORTANTES


PENSAR E CONVERSAR COISAS IMPORTANTES
Por Ernídio Migliorini      E-mail: ernidio@hotmail.com

A Filosofia, que significa: amor pela sabedoria, é um componente necessário e muito importante para uma existência significativa; porque constrói oportunidades para pensar e conversar sobre assuntos, que deveras tem importância na senda vivencial.
Podemos ajudar e influenciar pessoas com dificuldade, de todos os segmentos sociais, ideológicos e filosóficos, quando propagamos conselhos filosóficos profundamente corretos. As pessoas passam a ver e encarar as coisas e os eventos sob uma nova forma; refletindo e questionando-se, perguntando se que o fazem é realmente o que deveria ser feito e o que querem afinal.
A antiga, proveitosa e austera ordem mundial, certezas e paradigmas de sucesso defasaram; agora se nos depara uma nova desordem mundial. Sucesso na base da euforia não prevalece. Temos que retomar a legítima e verdadeira ordem filosófica que não defasa. Porque os verdadeiros e profundos valores são imutáveis e eternos.
A derrocada está instalada, precisamos captar uma nova onda de sabedoria no trabalho, encontrar a excelência do empreendimento alongo prazo, para que seja duradouro; pautar por ações colaborativas e cooperativas, desenvolver a dimensão intelectual, que busca a verdade realmente veraz; a dimensão estética, que está a cata da beleza original; a dimensão moral, que garimpa procurando o bem e a dimensão humanística e espiritual, que anela desfrutar no porvir da companhia do Supremo Senhor.
A mente é nutrida pelas idéias, a verdade é o mapa da realidade e a mentira é a maior prova da existência da verdade.
O êxito de qualquer empreendimento, depende da realidade conhecida e reconhecida desde o seu ponto de partida. Porque verdade conduz à verdade.
O conhecimento precisa ser compartilhado para ser expandido e se tornar ciência. O pensamento sempre precede à ação e dele depende o sucesso do intento. Precisamos abandonar a mentalidade meramente competitiva, as atitudes devem ser na direção da prática natural do bem, da ética e da moral, com prevalência da justiça, da pureza, da fraternidade e solidariedade. O individuo que  não evolui, retrocede cada vez mais...
A motivação individual está grandemente associada ao fato de merecer ou não apreciação pessoal.
É de grande proveito juntar-se aos sábios, cuidar dos mínimos detalhes, cultivar uma imaginação perceptiva, não enganar a si mesmo, ter uma visão geral, saber que o espiritual sempre determina o material porque ali é que está realmente a conexão; saber que a pluralidade deve reduzir-se à unidade, saber que a virtude verdadeira e a única adequada, saber se somos valiosos e não qual o nosso valor; ter consciência de que é o trabalho um dos fatores que dá sentido à nossa existência; fazer a diferença onde atuamos e ter convicta e saudável autocrítica.
Os pensamentos podem subir à nossa mente, mas não precisam ser hospedados; os prejudiciais e não edificantes devem ser banidos de imediato.
“O individuo se exterioriza por um conjunto posturas que lhe são inerentes; para conceituá-lo coerentemente, basta observar a sua rotina. (EM).”

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário