segunda-feira, 13 de junho de 2011

AO UNIVERSO DO CÉREBRO


AO UNIVERSO DO CÉREBRO
Por Ernídio Migliorini    E-mail: ernidio@hotmail.com

Tudo procede do cérebro e nada acontece sem uma prévia elaboração conceito-mental, de sentir, desejar, conceituar, construir imagens mentais, decidir e aprender.
A mente raciocina, abstrai, elabora, vendo constrói imagens do ambiente, cria desejos, sente necessidades, cria a consciência e a noção das coisas, estabelece conceitos, fica inteligente porque armazena conhecimento e gera sentimentos e emoções.
O cérebro é  capaz e reter no consciente, subconsciente e inconsciente todas as informações que recebe; todavia, por condicionantes psíquicos  e orgânicos, torna-se difícil recuperá-las.
O cérebro pesa 2 % da massa corporal e emite sinais elétricos e químicos na forma de impulsos. Através dos sentidos chegam ao cérebro cem milhões de informações por segundo, mas só é possível pensar uma coisa de cada vez. A formação reticular seleciona as mensagens para o córtex cerebral que penetram pelo consciente.
Durante a existência do individuo o cérebro fica desperto 80 % do tempo e 8 a 12 ondas por segundo o rastreiam, determinando a atenção e concentração para o essencial, com 100 bilhões de neurônios, um para cada 10 mil informações.
No processo de ondas elétricas cerebrais, os cinco sentidos operam em Beta: de 14 a 21 ciclos; o relaxamento mental e físico ocorre Teta: de 7 a 9 ciclos; o sono profundo, o nascimento e a morte em Delta: a 4 ciclos.
O funcionamento de cada cérebro e as impressões digitais são únicos e exclusivos para cada indivíduo.
O corpo caloso transporta 4 milhões de mensagens por segundo entre os dois hemisférios cerebrais, que contém quatro lobos cada um.
O hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo; o hemisfério esquerdo controla o lado direito, porque os feixes cruzam-se no caminho. O Hemisfério direito é responsável pela forma e unidade, os sinais e a intuição, os valores e os princípios, o SER. O esquerdo é voltado para as funções, a lógica, a matéria, o TER.
As funções cerebrais no Lobo Temporal: raciocínio, emoções, movimentos, memória, audição e a fala. No Lobo Occipital: visão. No Lobo  Parietal: dor, pressão, temperatura e o tato. No Córtex Sensorial: a cognição.
O cérebro tem uma função orgânica interna específica e necessária em cada indivíduo e outra cósmica, que se processa em todo o espaço Universal, gerando a intercomunicação transcendental, intermental externa ao individuo, mas irrestrita em todo o vácuo espacial, ainda não dimensionada, pela sua impossibilidade controlacional,  mas existente na realidade, fantasticamente atuante e abrangente. Todos os cérebros estão ligados sistematicamente a um Magnífico Cérebro Universal, Superior , Provedor e Supridor Magistral, ainda misteriosamente velado.
“Só é problema aquilo que tem solução e a solução do problema está dentro dele mesmo; para encontrá-la é necessário fazer a sua adequada equação e resolução. (EM)>”

Nenhum comentário:

Postar um comentário