terça-feira, 14 de junho de 2011

INTELIGÊNCIA


INTELIGÊNCIA
Por Ernídio Migliorini     E-mail: ernidio@hotmail.com

A inteligência é potencial, genética, global ou específica e se compõe de atitudes intelectuais, em um processo aquisitivo de modesta modificabilidade; passível de interferência genética, alimentar e de segurança e sempre é avaliada como  produto final em cada indivíduo.
Conceito de Inteligência: É a capacidade que cada indivíduo tem para apropriação de conhecimento e habilidade, para a resolutividade das suas situações-problema, gerando idéias, resultados e símbolos na reprodução daquilo que é concreto; como uma inerência individual, com variação de intensidade pessoal.
O inteligente apropria-se do objeto ou evento, abstrai e depois elabora diante da sua ocorrência.
 As múltiplas inteligências são decorrentes de fatores como: dons, vocação, talentos, propensões e tendências desencadeadas no indivíduo, segmentando a inteligência aplicada em:
Inteligência Intrapessoal: A capacidade intelectual, com a qualidade da precisão, da pessoa conhecer a si própria, numa simbiose de motivação, estímulo, aspirações, autoestima, projetos e projeções interferindo em todos os ramos inteligentes.
Inteligência Interpessoal: A capacidade intelectual combinada a habilidade interativa, para estabelecer relações sociais harmônicas, com empatia e sensibilidade psíquica, que se desenvolve nos líderes e profissionais que estudam a mente e o comportamento.
Inteligência Verbal-Linguistica: A manifestação intelectual caracterizada pela capacidade de comunicação verbal ou escrita e a pesquisa com a qualidade etimológica, semântica e vernacular, desenvolvida professores, advogados, jornalistas, artistas, oradores, redatores e similares.
Inteligência Espiritual: Identificada com busca das origens cósmicas, do mistério e da profundidade filosófica; manifestada nos pesquisadores espirituais e filosóficos.
Inteligência Lógico-Matemática: A  capacidade intelectual de estabelecer cadeias de raciocínio, cuja inerência conduz à solução de problemas que envolvem cálculos, fórmulas, projeções, estimativas e análises, tendo a sua manifestação em atividades de engenharia, matemática, ciências e investigações.
Inteligência Musical: A manifestação de competência, habilidade e aptidão para a musicalidade no seu contexto; tal como: composição, interpretação, toque e construção de  instrumentos musicais, maestria/regência e afins.
Inteligência Corporal-Cinestésica: Aquela habilidade para executar movimentos harmônicos, ritmados, compassados e intencionalizados, com implicância nos sentidos, para expressões artísticas, físicas, afetivas e similares, manifestadas na cirurgia, no bailado, escultura e aplicações afins.
Inteligência Visual-Espacial: A capacidade de percepção estratégica do espaço e a sua ocupação pelos   corpos materiais, de maneira estética e funcional; captando o concreto, transformando-o em imagens     mentais e momorizando-o para a sua múltipla reprodução em formas expositivas. Manifestada na arquitetura, atividades artísticas, navegação, pilotagem e as suas variáveis.
Inteligência Naturalista: Exterioriza-se no pendor da sensibilidade e na percepção do contexto natural, nas suas implicâncias conjunturais, nos movimentos ecológicos e ambientalistas.
Inteligência Emocional: O processo de auto-motivação e a habilidade de persistência ante às frustrações, controle de impulsos, orientação das emoções para soluções apropriadas, alongamento da gratificação, motivação de pessoas, estimulo à liberação de talentos e o desenvolvimento de objetivos de interesse comum. O auto conhecimento emocional, o controle emocional, o reconhecimento das emoções de outrem e a habilidade relacional.

A inteligência de cada indivíduo se correlaciona com o seu potencial, função exercida e resultados alcançados. Cada pessoa deve ser direcionada para cargos, funções e atribuições compatíveis com a sua vocação. Evitando-se desmotivação e desperdício.
No contexto escolar devem ser desenvolvidas inteligências múltiplas, para através desta universalização, ensejar opções sobre a verdadeira vocação pessoal do educando.
A inteligência pode ser vista pelos ângulos: racional, lógico, não racional e analógico; enfatizando  a intuição e no analógico: postura, volume, ritmo, tom, timbre, cadência, intensidade, respiração e movimentos.
As coisas acontecem primeiro na mente e depois na realidade, por isto a inteligência tem que estar adaptada aos fatos.
A inteligência precisa ser desenvolvida pela motivação, estímulos, segundo à necessidade vocacional, meio, circunstância e multiplicidade. Talento mais equipe mais inteligência é igual a sucesso.
“Como iríamos conceituar a luz, se não houvesse as trevas; o positivo sem o negativo; o belo sem o feio; o  TER sem o SER. (EM).”

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