domingo, 12 de junho de 2011

MORAL


MORAL
Por Ernídio Migliorini           E-mail: ernidio@hotmail.com

Moral é o conjunto de normas e preceitos de conduta humana; relativos a determinado grupo social, em defesa dos bons costumes, ilibada conduta e prática das virtudes.
Dentro de um  sistema social, o fato de algum comportamento ser lícito, sob o aspecto social; isto não lhe confere a condição de que também é moral. “Nem tudo o que é legal é licito.”
A moral se define por padrões mais elevados, isentos, de juízo superior, estribada em valores e princípios que não defasam, porque se inspiram e tem como norma suprema o bem, que é única e permanentemente benéfico.
Os grupos sociais, por circunstâncias temporais, nossa regionais, culturais, tradicionais e convencionais, definem para si, modalidades morais, que lhe são convenientes, visando legitimar a sua comportabilidade;  não  significando isto, que a verdadeira moral sujeita-se à mutações segundo à intencionalidade subjetiva dos indivíduos.
“Somos indivíduos, temos a nossa subjetividade, mas isto não nos assegura direito à prepotência e imposição da nossa vontade. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário