quarta-feira, 15 de junho de 2011

ESTRATÉGIAS


ESTRATÉGIAS
Por Ernídio Migliorini      E-mail: ernidio@hotmail.com

ESTRATÉGIA: Termo grego que significa o General Superior. Bastante empregada no campo militar, esportivo, negocial e geopolítico.
É a escolha dos caminhos mais vantajosos, uma seqüência de pensamentos, comportamentos e passos para atingir objetivos esperados; um conjunto de ações, de longo e médio prazo, necessárias para seguir um caminho que garanta sucesso. Princípios gerais que regem a formulação de um plano e as ações engenhosamente pensadas para programar  atos e fatos que façam as intenções se converterem em atitudes de sucesso preconcebido.
A estratégia é aplicável e recomendável no campo pessoal e em todas as demais áreas de atividade.
No meio empresarial, institucional e organizacional, nesta época de expansão do conhecimento cientifico, avanço tecnológico, da busca sofisticada de satisfação das necessidades, incremento da consciência de utilidade, qualidade, facilidade, simplificação, baixo custo, concorrência e alternativas faz-se mister adotar estratégias lógicas, inteligentes, criativas e resolutivas.
A estratégia empresarial é um  processo de gestão, que visa a tomada de decisão a médio e longo prazo, voltada para a definição de negócios, objetivos de desenvolvimento e o sucesso do empreendimento. Com ações exitosas conciliando a obtenção de lucro com a satisfação dos consumidores dos seus produtos ou serviços, monitoramento permanente do mercado, do comportamento da concorrência. A estratégia de hoje é a garantia do amanhã.
A arte de administrar está na ciência de implementar estratégias e gerenciá-las. O sucesso do empreendedor implica em desenvolver habilidades, competências técnicas e estratégias procedimentais.
A estratégia é ao mesmo tempo: um plano, uma manobra e uma posição.
Todas as nossas ações devem estrategicamente planejadas, executadas e avaliadas. Nada do que se faça, o seja aleatoriamente, sob pena de estarmos desperdiçando energia valiosa.
“Enquanto os sensatos se recolhem, os incautos se insinuam e destroem legados de gerações. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário