domingo, 12 de junho de 2011

CONCEITO

CONCEITO


CONCEITO
Por Ernídio Migliorini    E-mail: ernidio@hotmail.com

Conceito é uma representação de referência geral, de uma série de referencias anteriores. Uma identificação de fatos entre si, objetos e estados psíquicos conduzindo à idéia geral e cada um deles, como uma expressão característica dos fatos; representando o encadeamento de relações generalizadas, numa idéia abstrata.
Para uma expressão de qualidade técnica repassada de cultura, pressupõe-se o domínio da etimologia, semântica e vernáculo, com o suporte indispensável de conceitos, resultando em uma adequada ELABORAÇÃO CONCEITUAL.
Os conceitos são por natureza abstratos e se constroem pelo pensamento das coisas concretas, as suas essências duráveis no pensamento, como um fecundo contato com a realidade.
O conceito é uma função proposional a uma variável e a sua extensão. Determina o conteúdo de uma representação, que permanece idêntica, sob qualquer ponto de vista intelectual.
A ciência faz abstrações e formula conceitos com implicações lógicas e deduções válidas. Descreve o sentido por meio de comparações, para melhor definir o processo, tornando claro o que era obscuro.
O conceito revela a idéia, sendo formado por abstração e generalização sobre o essencial e a identidade da representação; como uma multidão de experiências  e intuições associadas. É uma percepção da consciência reflexiva, que forma o pensamento. A descrição de algo concreto, que anteriormente foi abstraído pelo pensamento e que, quando se expressa  é convincentemente aceito como válido e expressão da realidade representada.
Expressão de qualidade técnica, com uma linguagem repassada de cultura, que pressupõe o domínio da etimologia, semântica e vernáculo e o suporte indispensável de uma adequada elaboração conceitual.

“Prezamos a qualidade, mas exaltamos o silêncio e a humildade. (EM)”   

Nenhum comentário:

Postar um comentário