terça-feira, 7 de junho de 2011

SONO E SOMHOS


SONO E SONHOS
Por Ernídio Migliorini       E-mail: ernidio@hotmail.com

O sono é um estado de repouso normal para a reconstituição e reparação das células e recuperação energética dos neurônios; como um processamento inibitório ante uma necessidade irresistível.
A atividade cerebral é reduzida, os olhos necessariamente fechados, os músculos descontraídos, os sentidos relaxados, diminuição da circulação sanguínea e respiratória, inconsciência, cessamento do controle motor, com ciclos regulares, ondas de 1,5 a 2 ciclos por segundo. Só se consegue dormir com os olhos fechados, porque os sentidos precisam de completo repouso.
No sono profundo não há movimentos. Ocorre um estado reversível, com o  desligamento da percepção ambiental, responsividade e sincronização.
O sono é precedido e sucedido de um estado de vigília, a oito ciclos por segundo.
Durante o sono ocorrem sonhos, que são fenômenos psíquicos involuntários e também abaixamento do processo psíquico-associativo e da pressão orgânica.
O sonho é recuperativo, motivacional, interpretativo, tem movimentos oculares, encadeamento tematizado de imagens visuais; relacionado e ajuda o sono.
O pesadelo é uma falha na elaboração de um desejo e não aceitação do ego, como um conflito entre o desejado e a censura.
O cérebro não dorme, só diminui a sua atividade.
A quantidade de sono repousatório e repositório é indispensável para a boa saúde, manutenção da mente arejada e evitar disfunções orgânicas.
As mensagens produzidas pelos sonhos, através das suas imagens visuais, sempre tem causas significativas anteriores, presentes ou futuras; em função da capacidade potencial da mente e fatores como a intuição, premonição e fertilidade da imaginação; sob diversas variáveis e condicionantes, ordens e origens. Falta ainda uma real e completa interpretação e implicâncias dos sonhos.
“Infinito é aquilo que o  homem nunca compreenderá; jamais tem fim, porque nunca teve começo (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário