quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

POR QUE JESUS NÃO BATIZAVA?

POR QUE JESUS NÃO BATIZAVA?
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Jesus recomendou o batismo, mas nunca batizou alguém. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;Mateus 28:19.
E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),”
João 4:1-2.
Jesus, o Filho do Homem, na condição de Filho de Deus, se fez homem e habitou entre os humanos, para com a sua vicariedade múltipla, resgatar a humanidade ao seu estado original. Aqui era apenas humano, se assim não fosse, a sua função salvífica seria ineficaz. Todos os prodígios que aqui produzia, eram fruto do poder especial, que lhe era conferido pelo Espírito Santo. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:1 . E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14. 14E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
“15E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
16Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
17Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
18Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Hebreus 2:14-18.ebreusH.
“Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.” Mateus 12:28.
“Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.” Lucas 11:20.
“Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;”
Hebreus 10:5.
Jesus é que devia ser batizado, para que pelo seu Batismo Vicário, todos os humanos batizados nas águas, tenham o seu batismo, praticado para o processo de santificação humana, seja convalidado, sobre cada ser humano no Milênio, após este humano ter passado pelo Juízo Investigativo e ter sido justificado, com a justiça que Jesus praticou como homem, durante a sua existência humana na Terra, por trinta e três anos. 11E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
12Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
13Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
16E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mateus 3:11-17.

3Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
7Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
12Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
13Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
15Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
16Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
18E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
20Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
21E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
22Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:3-23.
Tudo o que Jesus faz, é feito em uma única vez e com eficácia plena. Um só batismo, uma só morte, uma só ressurreição, uma só  justificação, uma só purificação, uma só bodas do cordeiro. Aqui na terra Jesus não podia nem batizar, nem ser sacerdote, somente no Santuário Celestial. Os rituais praticados pelos sacerdotes são apenas sombras, que tem significado para demonstração da intenção de alcançar a vida e a recompensa futura, mas na Nova Terra restaurada e purificada. Todavia, tudo depende da ação vicária de Jesus, o Filho do Homem, sem o qual, não há salvação. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” Hebreus 10:10
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:28
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.” Mateus 19:26
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” Hebreus 9:27.
“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.
Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados,
Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.
Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
Então disse: Eis aqui venho(No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;
Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,”


Hebreus 10:1-13.
23De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.
24Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
25Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
26De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
27E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
28Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:23-28.
1Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
2Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
3Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
4Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
5Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
6Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
7Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
8Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
9Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
11E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
12Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
13Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.”
Hebreus 8:1-13.
Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Atos 4:10-13.
Isto posto, Jesus não batizava, porque aqui era o Filho do Homem, não o Filho de Deus, e Ele precisava ser batizado para se cumprir toda a justiça. Se assim não fosse ele batizado, o batismo da humanidade não seria coberto pelo seu Batismo, o único, que de fato, pode sepultar a Velha Criatura humana, impregnada pela natureza pecaminosa, todos pecam, ninguém é imune de pecado e estão debaixo da ira e da maldição. Batismo, etimologicamente, significa sepultar. Morre em corrupção, por reação química irreversível e ressuscita incorruptível e isto é um grande mistério, mas para Deus nada é impossível. Jesus vai, o batizado vicário, vai socializar e disponibilizar o seu batismo eficaz, sobre os seus justificados, durante o Milênio.
“Deus é Vida, Luz e Salvação e por ser amoroso e compassivo adicionou ao juízo, a Sua Infinita Misericórdia. Fez-se homem, em Seu Filho Jesus, para vicariamente, suportar a culpa e livrar os infratores. Aproveitemos a vigência do Reino da Graça. (EM).”



Um comentário: