quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

LEITURAS

LEITURAS
*Espiritualidade é a capacidade de entender que as coisas não são um fim em si mesmas. Que existe algo mais importante do que o imediato.
*Tudo o que se faz tem um sentido e um significado.
*Não se confunda espiritualidade com misticismo, fanatismo, radicalismo, sectarismo, proselitismo e com religiões.
* O desejo de espiritualidade é um sinal de desconforto com o atual estado de coisas e o rumo que estão tomando. Ela é precedida pela angústia. O ser humano acaba entendendo que algo não está correto:  ética, moral e cosmicamente. A espiritualidade é a resposta a um  desejo forte de a vida ter  sentido.
*Angústia é a sensação do nada. O nada neste sentido é a possibilidade plena. Diante do nada todas as opções são possíveis.
*A noção de prazer é de sentir-se bem em qualquer circunstância.
*A gente se vê naquilo que faz, não naquilo que pensa.
*Reconhecimento significa conhecer de novo o que já ocorreu.
*Reconhecer que desconhece é sinal de inteligência e potencial para praticar mudança.
*Quando se está no “fundo do poço” a primeira medida é sair dali.
*Há algo estranho com quem não tem dúvida. Carecerá de inovação e reinvenção. Muita certeza pode causar paralisação nesta época de velocidade e mudanças.
*Só erra quem arrisca; mas não se pode confundir erro com negligência, descuido e desatenção. Neste sentido erro é para ser corrigido e não punido. Um erro é uma experiência que não deu certo. O fracasso acontece quando se deixa de fazer em função de ter errado na tentativa. O erro significa a forma de como não se deve fazer. Ninguém é capaz de fazer tudo e de fazer tudo certo o tempo todo.
*A mudança está intimamente relacionada com a humildade de quem deseja que ela aconteça.
*A educação continuada tem como pressuposto a intenção de dar vitalidade às competências e habilidades.
*É preciso que as causas sejam eficientes, para que os efeitos sejam eficazes e efetivos.
*O reconhecimento é preponderante para fidelizar profissionais de valor em seus cargos.
*Não confundir cansaço com estresse. O cansaço ocorre quando uma atividade exige bastante, mas é prazerosa. O estresse se instala quando aquilo que é feito exige bastante, mas não se vê razão.
*Para ir da oportunidade ao êxito é preciso vencer o medo da mudança. Mas não confundir audácia com aventura. O bom navegador não espera o vento oportuno, vai ao seu encontro. Mas, antecipar não é adivinhar, é planejar. Não se pode aplicar cautela que imobilize e nem impulso inconseqüente.
*Vive-se uma vida com várias dimensões concomitantes. As vezes, quanto mais se oferece, mas necessidade aparece. A maior parte das pessoas está cuidando do urgente e esquecendo-se do importante.
*Sem dinheiro não se vive, mas só com o dinheiro não se vive. Precisamos nos ver naquilo que fazemos. Caso contrário não nos realizamos. Virtual não é o que se opõe ao real, mas aquilo que se opõe ao atual.
*A diferença entre líder e liderado é a circunstância. Ninguém é líder em todas as situações. Qualquer um é capaz de liderar alguns processos, algumas situações e algumas pessoas. O líder é aquele que é capaz, numa dada circunstância de levar adiante pessoas, projetos, idéias e metas. Capacidade juntada com a ocasião, a virtude e a sorte. O líder não pode supor que é invulnerável. O líder inspira e infla a vitalidade.
*Satisfazer a obra, a equipe, mas não ficar satisfeito; a satisfação paralisa, adormece, entorpece. Cuidado, quando achamos que tudo está do jeito que deve ser.
*O outro nos renova. Nós nos renovamos. Se as práticas que temos atualmente fossem suficientes já estaríamos melhor do que estamos. Alteridade é a capacidade de ver o outro como outro e não como estranho.
*A ética é que marca a fronteira da nossa convivência. Lembrar que temos autonomia, mas não temos soberania pessoalmente. A vida é muito curta para ser pequena. A ética é a capacidade de proteção da vida coletiva.
*Nada nos dá autoridade para supor que sejamos proprietário da vida. A decisão em um dilema é individual, mas pode afetar muitas pessoas. Não devemos anestesiar a nossa consciência achando que tudo é normal. Lembra-te que és mortal. Muitos não puderam quando deviam, porque não quiseram quando podiam. Se a gente pode, a gente quer, a gente deve agir.
“Quando mais, alguém  se aproximar da jazida da qualidade, mais, sustentadamente,  qualificado ficará. (EM).”













Nenhum comentário:

Postar um comentário