quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A FORMAÇÃO DE EQUIPES EFICIENTES

A FORMAÇÃO DE EQUIPES EFICIENTES
A formação de equipes de trabalho se constitui em um fator muito relevante para o atingimento dos objetivos institucionais e o alcance de resultados propostos.
Para o acerto desta intenção deve-se ponderar se é necessário constituir uma equipe, ou se uma única pessoa pode desincumbir-se da tarefa.
Ao constituir a equipe, fazer a sua composição empregando profissionais com diferentes atitudes e habilidades; ensejando a mobilização de múltiplas competências e qualificando a equipe pela abrangência de conhecimento, diversidade de prismas e experiências, com isto conferindo condições para soluções ecléticas.
Ao recrutar os candidatos, submetê-los a testes que configurem as suas aptidões para a resolução das situações que farão parte da prática de ação a que se destina a equipe, com o maior grau de similitude em relação à realidade de atuação.
O líder da equipe deve ter numa só pessoa as seguintes qualidades: Controlador – exercendo autoridade na fase de formação do grupo e no momento das decisões rápidas. Treinador – preparando o desafio e reforçando o potencial individual dos membros da equipe. Consultor – ouvindo opiniões, ajudando os membros a se descobrirem e a se responsabilizar pelos seus pontos de vista de forma assertiva. Colaborador – afastando-se estrategicamente, quando a equipe já consegue autonomia de ação; deixando-os agir fluentemente, dentro das diretrizes e objetivos traçados e dos resultados projetados como metas bem definidas.
A equipe deve ser composta diversificadamente, mas deve agir convergentemente. Os níveis de conhecimento, habilidades, competências e capacidades são diferentes; todavia, o interesse, a ação e responsabilidade são solidários na busca consciente do sucesso de resultado comum. Todos opinam, sugerem, contribuem para a construção do resultado, que é um produto qualificado.
“Tudo é movimento, transformação e sucessão. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário