quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

JESUS E AS CRIANÇAS

JESUS E AS CRIANÇAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Jesus disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque das tais é o reino de Deus”. Lucas 18:16.
Jesus empregava o tempo todo na sua pregação do Evangelho, figuras de linguagem, metáforas, parábolas, comparações e narrativas morais, que os doutores da lei e propagadores das doutrinas de homens não conseguiam entender ou atribuíam um significado, simplesmente, literal. Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas;” Mateus 13:34.
“E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos.” Marcos 4:34.
“Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.” João 10:6.
“Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” Mateus 11:25.
 “Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.” Lucas 10:21.
Na realidade Jesus estava explicando, em cada oportunidade, os detalhes importantes do “PLANO DA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE”, utilizando a didática acima descrita. Afirmando que só serão salvos para existir na Vida Eterna, na Nova Terra, os que se encontrarem na condição mental de uma criança que ainda não pecou. Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.
Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.
Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.
Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.
Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.”
Salmos 37:3-35.
Jesus foi mais explícito, neste aspecto ao dizer para Nicodemus, doutor da lei, que para ser salvo, importa que o ser humano nasça de novo. Mas, confirmando o que acima foi colocado, este não conseguiu entender. E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.”

João 3:1-14.
Jesus estava dizendo, que no contexto do Plano da Salvação, só o merecerá aquele que sepultar a velha criatura, com a natureza pecaminosa e nascer de novo, Nova Criatura, com a mente purificada. Fato que acontecerá no Milênio, para a realização do Juízo Judicativo, que procede a revisão dos autos dos processos de julgamento de toda a humanidade, para configurar que os Juízos Divinos foram justos e verdadeiros. Antes do Milênio vai ocorrer o Juízo Investigativo, ao qual todos serão submetidos e  um terço da humanidade será justificada, com a justiça praticada por Jesus, o Filho do Homem, durante a sua existência terrena de trinta e três anos. 3Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
7Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
12Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
13Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
15Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
16Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
18E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
20Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
21E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
22Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:3-23.
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” Gálatas 6:15.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Apocalipse 20:4.
14Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Eclesiastes 12:14.
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.Romanos 14:10.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Jeremias 31:33-34.
9E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus. Zacarias 3:9.
“E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.

Apocalipse 19:1-2.
Concluindo “criança” neste contexto de Hermenêutica Teológica, significa que para ser digno da salvação, o ser humano tem que sepultar a velha criatura, através do batismo vicário de Jesus, o Filho do Homem, e renascer com a mente totalmente purificada e habilitada para praticar somente atos de justiça, com veracidade, santidade e perfeição; tendo como único componente o Bem, porque é puramente benéfico.
“Sempre é tempo, enquanto viger o Reino da Graça, com o excepcional Instituto da Misericórdia Divina. (EM).”







Nenhum comentário:

Postar um comentário