quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O PI e o FI E OS NÚMEROS


O PI e o FI e OS NÚMEROS
A letra PI do alfabeto grego Π π, simboliza um número irracional, que representa a razão constante entre o perímetro e o diâmetro de qualquer circunferência, equivale a: 3,141592653589793238462643383289502884197169399375, abreviadamente 3,1416...
A letra FI do alfabeto grego Φ φ, simboliza a beleza perfeita e a proporção ideal e corresponde a 1,618.
Os gregos criaram um retângulo de ouro, do qual extraíram uma proporção padrão para arquitetura. Consiste na divisão do lado maior pelo lado menor do retângulo, que sempre resultará 1,618.
Tudo era feito a partir desta proporção, incluindo o Parthenon.
Os Egípcios aplicaram esta proporção ideal na construção das Pirâmides. Cada pedra era 1,618 vezes menor que a de baixo. E de baixo era 1,618 vezes maior do que a de cima, que era 1,618 vezes maior que a da terceira fileira e assim por diante.
A construção gótica não utilizou este padrão, porque no gótico as formas são arredondadas.
A Série Fibonacci, criada em 1200, por Leonardo Fibonacci, é uma seqüência, onde um número é sempre igual à soma dos seus dois números anteriores, partindo de  2:
3=2+1/ 5=3=2/ 8=5+3/ 13=8+5/ 21=13+8/ 34=21+13/ 55=34+21/ 89=55+34...a assim sucessivamente. O crescimento médio é sempre 1,618, calculado divindo-se: 5/3; 8/5; 13/8; 21/13; 34/21; 55/34; 89/55...
Os cientistas constataram que as galáxias, ,estrelas e todos os astros obedecem a uma proporção perfeita de 1,618, inclusive na sua distribuição ao redor de um astro principal, cuja espiral tem esta proporção.
As abelhas de uma colméia também acusam esta proporção entre fêmeas e machos.
O girassol tem esta proporção, na sua composição e formatação.
O corpo humano tem todas as suas medidas externas, onde se estabelece esta proporção, com média. Conforme as seguintes variáveis:
Altura da pessoa/distância do pé ao umbigo; medida do braço inteiro/medida do dedo ao cotovelo; dedo inteiro/medida da ponte até a dobra central; perna inteira/medida do pé até o joelho; altura do crânio/medida da mandíbula até o alto da cabeça; medida da cintura até a cabeça/medida do tórax.
As obras de arte clássicas obedecem esta proporção.
As sinfonias também guardam esta proporção.
“Tudo e todos estão embasados na lógica, um dos pressupostos da perfeição, que compreende proporção. (EM).”












Nenhum comentário:

Postar um comentário