quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DADOS BIOGRÁFICOS

DADOS BIOGRÁFICOS
1-ADAM SMITH: Nasceu em Kirkcaldy em 1723 e morreu em Edimburgo em 1790. Filósofo escocês. É considerado o fundador da Economia, no inicio da Revolução Industrial. A sua teoria econômica: “Os homens, dada sua natureza, sempre agem de forma egoísta em proveito próprio ou de seu grupo. Porém, as leis da natureza governam a sociedade por meio de uma mão invisível que transforma os conflitos de interesse particular em um desenvolvimento harmônico e próspero da sociedade.”
2-ALEXIS DE TOCQUEVILLE: Nasceu em Paris em1805, morreu em Cannes em 1859. Aristocrata vivenciou o Regime Monarquista e o começo da Revolução Francesa. Defendia a liberdade, igualdade e fraternidade. Nos Estados Unidos conheceu a Revolução Americana, publicou em 1835 “Democracia na América”, como primeiro sociólogo da democracia; previu que os Estados Unidos seriam um país extremamente importante no mundo.
3-AMARTYA SEN: Nasceu em Santiniketan em 1933. Formado na Universidade de Visva-Bharati, pós graduado na Trinity College. Pesquisou o fenômeno da fome. Desenvolveu na economia os conceitos da liberdade negativa e o da liberdade positiva. Premio Nobel de Economia de 1998.
4-ANTÔNIO FLÁVIO PIERUCCI: Nasceu em Altinópolis-SP em 1945, morreu em São Paulo em 2012. Estudou Teologia e Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, mestre  e doutorado em Sociologia pela PUC-SP e USP. Estudou os impactos políticos da Igreja Católica e o crescimento dos evangélicos. Estudou e traduziu A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
5-ARISTÓTELES: Nasceu em Estagira, na Macedônia em 384 a.C. morreu em Calcis em 322 a.C., aos 18 anos foi para Atenas estudar na Academia de Platão. Pesquisou botânica e zoologia na Ilha de Lesbos e casou com Pítia, filha de Hérmias. Na Macedônia foi preceptor de Alexandre o Grande. Filósofo empirista. É considerado o pai da ciência experimental, botânica, zoologia, geologia, lógica formal e ética. Pregava: “O conhecimento é adquirido e reproduzido por meio de hábitos; treino de memorização e da prática, sejam artesanais, científicos ou virtudes.”
6-ARTHUR SCHOPENHAUER: Nasceu em Danzig, Alemanha, em 1788, morreu em Frankfurt e 1860. De família rica. Filósofo, professor universitário mal sucedido. Teorias: “Vontades Inconscientes”, “Física Relativa”, “Evolução dos Seres Vivos e das Representações Humanas”. Influenciou
Richard Wagner, Niestzsche, Freud, Thomas Mann, Frege, Wittgenstein, Sartre e Meucci.
7-AXEL HONNETH: Nasceu em Essen, Alemanha em 1949. Filósofo e Sociólogo pela Universidade de Bonn, doutorado em Filosofia Política no Instituto Max Plank. Inspirado em Hegel e Donald Winnicott questiona Marcuse e a Escola de Frankfurt por renegarem os axiomas sociológicos da construção social do sujeito e de seus desejos. Sua teoria:”Luta dos homens pelo reconhecimento social como motor dos conflitos sociais e do mal estar.” Questiona teorias marxistas e freudianas.
8-BARUCH DE SPINOZA: Nasceu em Amsterdã, Holanda, em 1632, morreu em Haia em 1977. De origem judaica. Estudou Filosofia na Sinagoga Portuguesa, da qual foi expulso por afirmar que Deus era a natureza. Sua teoria: “Os indivíduos se esforçam em perseverar, ter alegria aumentando o agir e pensar, o conatus.”.
9-CHARLES DARWIN: Nasceu em Shrewsbury, Inglaterra em 1809, morreu em Down, Iralanda da Norte, em 1882. Desistiu da medicina. Estudou taxidermia com o professor John Edmonstone, negro das Guianas. Sua teoria: “Evolução das Espécies, pois as agressões ao meio ambiente físico e biológico selecionaram mutações casuais entre os seres vivos e sobreviveram os que melhor se adaptaram. O sucesso da evolução está na inteligência e na empatia.”
10-DEMÓCRITO: Nasceu em Abdera, na Trácia, em 460 a.C., morreu em 370 a.C. Filósofo. Teoria: “Toda matéria em nosso mundo é composta de pequenas esferas de energia indivisíveis organizadas de formas diferentes.”
11-DONALD WOOD WINNICOTT: Nasceu DM Plymouth, Inglaterra, em 1896, morreu em Londres, em 1971. Pediatra formado nas Universidades de Cambridge e São Bartolomeu. Psicanálise pela Sociedade Britânica de Psicanálise. Como diretor do Paddington Green Children’s Hospital desenvolveu a teoria: “Os efeitos dos cuidados maternos e seus vínculos, sobre os fenômenos transicionais em que o bebê negocia suas fantasias subjetivas com a realidade que lhe é apresentada e o desenvolvimento da criatividade como defesa sadia contra os problemas vividos. Os processos de amadurecimento emocional.”
12-EPÍCURO: Nasceu na Ilha de Samos, Grécia, em 341 a.C., morreu em Atenas, em 270 a.C. Filósofo. Teoria: “Busca do prazer por meio da análise minuciosa dos desejos e pela ausência da dor. A busca pelo prazer em justa medida, evitando os excessos, deve ser o principio de toda a ética.”
13-ERICH FROMM: Nasceu em Frankfurt, Alemanha, em 1900, morreu em Locarno, Suíça, em 1980. Origem judaica ortodoxa rabínica, doutorou-se em Sociologia na Universidade de Heidelberg. Estudou psicanálise em Berlim. Fugiu para os Estados Unidos e para o México, por causa do nazismo. Humanista, teoria: “Os problemas sociais, oriundos de uma política autoritária e a exploração do mercado afetam diretamente a saúde mental dos seres humanos. Tratam-se uns aos outros como objetos de consumo.”
14-FRANCIS BACON: Nasceu em Londres, em 1561 e morreu em 1626. Aristocrata. Envolveu-se com corrupção política, multado e interditado para sempre. Filósofo escreveu Novum Organum e Nova Atlântica. É considerado o precursor da ciência moderna.
15-FRIEDRICH NIETZSCHE: Nasceu em Rocken, Alemanha, em 1844, morreu em Weimar, em 1900. De uma família de pastores, Filósofo, psicótico. Teoria: “Não aceitava todas as idéias desprovidas de lógica ou evidência. Os idealismos de igualdade e fraternidade humana, as noções de bondade, ética, cristianismo, porque apenam o ser humano que é dotado de vontade de poder, com natureza ambiciosa.”
16-GEORG SIMMEL: Nasceu em Berlim, em
1958, morreu em Estrasburgo, França, em 1918. Estudou Filosofia e História na Universidade de Berlim. Professor e palestrante. Escreveu A Filosofia do Dinheiro. Teoria: “Psicologia da vida social. Microssociologia.”
17-GILBERTO DE MELLO FREYRE: Nasceu em Recife, em 1900 e morreu em 1987. De origem portuguesa. Formado em Artes Liberais na Universidade de Baylor, nos Estados Unidos. Publicou Casa Grande & Senzala. Discurso: “Combate ao racismo, homossexualidade assumida, uma democracia racial. Combatia os programas sociais. O Bom senhor e o escravo submisso e a miscigenação racial no Brasil.”
18-HERÁCLITO: Nasceu em Éfeso, Grécia, em 535 a.C., morreu em 475 a.C. Filósofo obscuro, desprezava a plebe, os políticos, os religiosos, as riquezas e as ostentações. Vivia isolado, simples, alimentando-se de frutos silvestres e tratando doenças com estrume. Sua teoria: “Tudo flui, se refaz no eterno  conflito entre os opostos, inclusive os humanos. Toda a sensação de permanência e imutabilidade é uma engano dos sentidos ou da razão. Tudo é movimento.”
19-IMMANUEL KANT: Nasceu Konigsberg, Leningrado, Rússia, em 1724, morreu em 1804. De origem protestante. Pontual. Professor universitário. Filósofo brilhante na transição da filosofia moderna e contemporânea. Sua teoria: “O que eu posso saber?. O que eu deveria fazer?. O que posso esperar?. A Crítica da Razão: o homem não vive passivamente no mundo, ,mas o constrói ativamente.” Escreveu: A Crítica da Razão Pura, Metafísica dos Costumes, Crítica da Razão Prática, Crítica do Juízo. “A ética não pode se tornar uma ciência por não possuir verdades que sustentem os valores morais. Deus e livre-arbítrio não podem ser comprovados ou negados; no máximo pode-se criar acerca, juízos universais, imperativos, categóricos.”
20-JEAN-JÁQUES ROUSSEAU: Nasceu em  Genebra, Suíça, em 1712, morreu em Ermenonville, França, em 1978. Com direito a voto no conselho administrativo da cidade. Vida agitada, perseguições, prisões, filhos bastardos, exilado. Participu do iluminismo inspirador da Revolução Francesa, democrata. Escreveu Do Contrato Social, Discurso Sobre a Desigualdade Entre os Homens. Teorias: “Os homens nascem bons e livres, o convívio social os deturpa. As opiniões alheias que tentam, influenciar os sentimentos e as alegrias particulares. Dúvida da ciência fazer os homens felizes.”
21-JEAN-PAUL SARTRE: Nasceu em Paris em 1905, morreu em 1980. Lutou contra o nazismo, o comunismo e a opressão do sistema capitalista. Apoiou Che Guevara, conviveu com Simone de Beauvoir, mas teve várias amantes. Existencialista: os homens são livres e se definem por suas ações e não pelos seus discursos ou classe social. Ganhou o Premio Nobel em 1964, mas o rejeitou. Escreveu O Ser e o Nada,  A Náusea e Freud Além  da Alma.
22-JEREMY BENTHAM: Nasceu em Londres, em1748, morreu em 1832. Rico, aos 3 anos recitava versos em latim, na Universidade de Oxford formou-se em Direito, era portador da Síndrome de Asperger. Teoria: “Todas as ações devem ser julgadas pela maximização da utilidade e da felicidade; só em bom quando trouxer maior felicidade ou menor tristeza entre as partes envolvidas.” Escreveu Introdução à Filosofia Moral e da Legislação, Da Usura e Panóptico.
23-JOHN RAWLS: Nasceu em Baltimore, USA, em 1921, morreu em Lexington, em 2002. Estudou teologia episcopal em Connecticut, Bacharel em  Artes em Princeton. Em 1943 lutou na Segunda Guerra Mundial, testemunhou a destruição de Hiroshima. Fez Ph.D. em Filosofia Moral. Ateu. Teoria: “Uma sociedade bem ordenada compartilha de uma concepção pública de justiça que regula a estrutura básica da sociedade. Centralismo Kantiano como recurso para fundamentar uma idéia de justiça baseada nos princípios da liberdade e da igualdade.”
24-JOHN STUART MILL: Nasceu em Londres, em 1806, morreu em Avignon, França, em 1873. Criado dentro de um laboratório de experiências utilitaristas. Educado no grego e no latim, aos anos aprendeu desprezaras as artes por considerar tarefa inútil. Aos anos mudou: estudou artes, casos com mulheres casadas, positivismo de Augusto Comte, liberdades individuais, contra a escravatura.
25-KARL HEINRICH MARX: Nasceu em Tréveris, Alemanha, em 1818, morreu em Londres, em 1883. De origem Prussa e rica, estudou nas Universidades de Bonn e Berlim. Em Paris em 1843 escreveu para jornais radicais e fez amizade com Fredrick Engels. 1849 foi exilado mudou-se para Londres. Teorias; “O progresso DAE movido pela luta de classes: um conflito entre.” uma classe que controla a produção e uma classe trabalhadora de despossuídos que fornece a mão de obra para a produção. O capitalismo substituído pelo socialismo.” Um dos três arquitetos da ciência social moderna.
26-LEV VYGOTSKY: Nasceu em Orsha, Bielorússia, em 1886. Morreu em Moscou em 1934. De família judia, militou na Revolução Russa. Cursou Medicina e Direito na Universidade de Moscou. Literatura e História na Universidade Popular de Shanyavskii. Não era psicólogo e nem pedagogo. Teoria: “Pensador da cultura, filósofo das humanidades, conhecimento de forma histórica e interdisciplinar. Todo o conhecimento adquirido se inscreve nas relações sociais entre quem ensina e que aprende e que o sucesso ou o fracasso de aprendizagem não é particular, mas inscrita em um contexto no ambiente em que o sujeito está inserido.”
27-LÚCIO ANEU SÊNECA: Nasceu em Córdoba, Espanha, em 4 a.C., morreu em Roma, em 65. Seu pai era procurador do Império Romano. Estudou gramática, retórica e filosofia em Roma, como estóico e erudito. Foi professor de Nero, que tinha relações sexuais com a sua mãe e mandou incendiar Roma. Nero pediu que Sêneca se matasse para poupar a sua família. Teoria: “A verdadeira felicidade está em fugir tristeza, evitar a esperança, aceitar as mudanças da vida e ser realista.”
28-MARY WOLLSTONECRAFT: Nasceu em Londres, em 1759, morreu em 1797. Pais rigorosos e violentos. Amigou-se com um viúvo rico. Militou com feminista e utilitarista. Escreveu romances.
29-MARTINHO LUTERO: Nasceu em Eisleben, Alemanha, em 1483, morreu em 1546. Pai proprietário de uma mina cobre. Aos 17 anos estudou na Universidade de Erfurt, e recebeu o apelido de filósofo. Ao voltar para casa um violente temporal com raios o abalou, prometeu para Sant’Ana tornar-se monge, Ordem Agostiniana, contra a vontade do seu pai. Diante das extorsões da Igreja Católica contra os fiéis, lutou pela moralização da Igreja. Excomungado criou o protestantismo. Teorias; “A salvação individual pela fé, missas no idioma local, tradução da Bíblia, educação pública, sistema político laico. Criticou a ética e educação aristotélica e propôs uma pedagogia da compreensão e do amor.”
30-MAX WEBER: Nasceu em Erfurt, Alemanha, em 1864, morreu em Munique, em 1920. Estudou Direito na Universidade de Heidelberg e Berlim. Bebia, esgrimava e mendigava a ponto de seu pai morrer de desgosto. Casou com Marianne Schnitger em meio à monotonia. Considerado um dos pais da Sociologia. Teoria: “Costura dos dois Campos: os discursos éticos do protestantismo e os índices de desempenho econômico.”
31-MICHEL DE MONTAIGNE: Nasceu em Saint Michel-de-Montaigne, França, em 1533, morreu em 1592. Aristocrata nasceu num castelo, educado em latim, teve dificuldade com o idioma francês. Escreveu Ensaios sobre a sua vida, preconceitos religiosos e acadêmicos do seu tempo. Teoria: “A educação formal prioriza conhecimentos abstratos e práticos do mundo, mas ignora as emoções, sentimentos e questões de vida simples que levam à felicidade.”
32-MIHALY CSIKSZENTMIHALYI: Nasceu em Rijeka, Croácia, em 1934. Preso durante a Segunda Guerra Mundial, conheceu Carl Jung, aos 22 anos estudou Psicologia na Universidade de  Chicago. Teoria: “Do fluxo. A vida vivida no instante não é percebida, fluindo naturalmente no tempo. A criatividade surge quando uma pessoa, com um estado emocional equilibrado se depara com uma dificuldade que precisa superar.”
33-PIERRE BOURDIEU: Nasceu em Denguin, França, em 1930, morreu em Paris, em 2002. Camponês. Teoria: “Sociologia da dominação. Processos de incorporação das estruturas sociais objetivas em forma de habitus.” Foi celebridade no campo universitário francês, professor do College de France, despertou ódio entre os concorrentes. Considerado o mais produtivo e aclamado cientista social da metade do  século XX.
34-PLATÃO: Nasceu em Atenas, em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. Aristocrata, não democrata, seguidor e discípulo de Sócrates. Teoria: “O mundo das idéias. O Método dialético; a diferença entre o mundo material e o mundo das idéias perfeitas. A idéia de um Deus como grande Arquiteto do Universo; o uso da matemática para entender a natureza e  o que sabemos sobre  o mito de Atlântida.”
35-RENÉ DESCARTES: Nasceu em La Haye, França, em 1596, morreu em Estocolmo, Suécia, em 1650. Considerado o pai da modernidade. Deriva o nome do Sistema Cartesiano. Bem sucedido com as mulheres. De vida tumultuada e um dos maiores matemáticos da história. Muito do que é ciência moderna tem a sua marca, pesquisadores e seguidores.
36-SIGMUND SCHLOMO FREUD: Nasceu em Pribor, República Tcheca, em 1856. Morreu em Londres, em 1939. Origem judaica aos 17 anos na Universidade de Viena para estudar Medicina, especializou-se em neurologia. Se deparou com as teorias e técnicas de hipnose de Jean-Martin Charcot e foi discriminado. Teoria; “Comprovação da existência do inconsciente e seu determinismo nas ações humanas. Importância do sexo na saúde mental e física dos seres humanos. Explicou os sonhos, os casamentos, as obsessões, as artes, os atos falhos, o mal-estar de viver de viver em sociedade.”
37-SÓCRATES: Nasceu em Atenas, em 496 a.C., morreu por cicuta em 399 a.C. Feio, calvo, barrigudo e pobre. Filósofo da Grécia Clássica. Foi um marco divisório da filosofia. Seu maior divulgador foi Platão.
38-TALES DE MILETO: Nasceu em 623 a.C. em Mileto, Turquia, morreu em Atenas, 556 a.C. Primeiro filósofo do Ocidente, fundador da Escola Jônica. Comerciante, matemático. Teoria: “Fundamentos da Geometria Ed explicação da eclipse solar.”
39-THOMAS HOBBES: Nasceu em Malomesbury, Inglaterra, em 1588, morreu em Derbyshire, em 1679. Nasceu sob um clima de medo e carregou isto na sua personalidade, como filósofo. Estudou em Oxford e era preceptor. Freqüentou a elite, instruiu Carlos Stuart, o Rei Carlos II. Tinha bolsas de estudo, tempo e leituras e conjeturas.
40-TOMÁS DE AQUINO: Nasceu em Roccasecca, Itália, em 1225, morreu em Fossanova, em 1274. Apelidado boi mudo, entrou para os dominicanos contra a vontade da família. Tinha extraordinária clareza de pensamento e capacidade de sistematização. Em Paris obteve cátedra. Freqüentou Universidades da Europa com docente e pensador. Saúde precária. Respondeu ao seu assistente Reginaldo que insistia: “Vê se não enche, Reginaldo, que eu já tô cheio de escrever esta porcaria inútil.” Escreveu Suma Teologia. Morreu celebrando uma missa.
41-WILLIAM GODWIN: Nasceu em Cambridgeshire, Inglaterra, em 1756, morreu em 1836. Da classe média, calvinista ortodoxo, cursou Teologia e foi pastor. Filosofo utilitarista, pensamento anárquico moderno. Casou com Mary Wollstonecraft, feminista. Escreveu Investigação Acerca da Justiça Política. Teoria: “Todo o governo é um mal desnecessário.” Foi misteriosamente eliminado.
42-ZYGMUNT BAUMAN: Nasceu em Poznan, Polônia, em 1925, Judeu, fugiu do nazismo para a União Soviética, filiou-se ao Exército Vermelho, para a KJB, cursou Ciências Sociais, pós graduado na Universidade de Varsóvia e professor, lecionou na London School Of Economics e participou do Movimento Socialista Britânico. Pensador atual. Especialista no contemporâneo, analista da realidade. Filósofo da Liquidez, pensamento pós-moderno. Escreveu Amor Líquido. Foi assessor de Tony Blair, em Londres. É julgado repetitivo, especulativo, inconsistente na comprovação da suas afirmações.
“Independentemente do modismo, do copismo, da mesmice, irrefletida, atual. A originalidade lógica sempre preservará a sua excelência. (EM).”









istórioist






Nenhum comentário:

Postar um comentário