segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O CÉREBRO EM DETALHES

O CÉREBRO EM DETALHES
O cérebro pesa 1,2 kg, tem cem bilhões de células nervosas, que se comunicam por trilhões de interconexões. 20 % do seu volume é de vasos sanguíneos, que suprem oxigênio e glicose para a sua demanda energética. A palavra “cérebro” é uma abreviação de todos os processos interativos interdependentes, de um complexo sistema dinâmico intra e extra corporal. O Cérebro é feito de moléculas orgânicas, proteínas, lipídios, carboidratos, elementos-traço e água salgada.
No cérebro acontece permanentemente,  um movimento circular de entrada de informações, processamento e saída de informações e ativação de funções no corpo todo, de forma orgânica.
O cérebro opera todas as nossas ações, sensações e pensamentos; a reflexão sobre o passado; o julgamento fundamentado sobre o presente e o planejamento racional sobre o futuro; forma imagens mentais, percebe ruídos, danças, choros, aproximações, risos e gera percepções conscientes. É parte de um extenso sistema que permeia, influencia e é influenciado.
O cérebro se estende ao longo de toda a espinha dorsal, desenvolvendo nervos que transportam informações para todas as partes do corpo. Cada inspiração, batida do coração, emoção, movimento mesmo involuntário, função intestinal, são controlados pelo cérebro através do sistema nervoso. O cérebro é  acionado por um incontável número de informações que fluem do corpo e do exterior. Os neurônios, como receptores sensoriais para o sistema nervoso, fornecem ao cérebro em tempo real, informações sobre o corpo e o seu exterior.
Glândulas endócrinas liberam hormônios na corrente sanguínea, estes informam ao cérebro sobre o estado das funções corporais, que deposita instruções ao suprir sangue, para o restante do corpo.
O cérebro primeiramente aprende a ler. Ele pode desviar a nossa atenção para algo mais importante. Porque os vários pensamentos que passam sem parar estão sempre competindo para fazer parte da nossa consciência. Quando lemos e os olhos se aproximam do fim da linha, o cérebro gera um comando de retorno para a esquerda, associado a um deslocamento para baixo. Isto é feito automaticamente em um nível inconsciente.
No cérebro, a eletricidade é o fator mais importante para o fluxo de informações. Ocorrem transformações de sinais elétricos para químicos nas sinapses. Por transmissões elétricas entre neurônios e a liberação de mensageiros químicos, as informações sobre as imagens visuais capturadas pelos olhos, são processadas na retina e depois transportadas ao cérebro pelo nervo ótico; através de um milhão de neurônios de saída na retina, as células ganglionares estendidas pelo axônio, com alta velocidade. A leitura é uma habilidade adquirida com muito esforço. Aprendida, não é esquecida, porque vai para a memória de longo prazo. Do que é lido, é guardado o suficiente para a compreensão do texto. Quando lemos uma palavra, o cérebro desencadeia o seu significado e todas as lembranças associadas.
Os neurônios transmitem informações de um para o outro, por uma cadeia alternada de sinais elétricos e químicos, que são liberados nas sinapses. Um receptor ativado  causa uma breve resposta  elétrica , o potencial sináptico, sobre o neurônio receptor, podendo ser inibitório ou excitatório. Quanto maior a excitação, maior será a freqüência do trem de impulsos. Que propagam-se rapidamente pelo axônio, alimentando informações para  outros neurônios, repetindo a comunicação química. Os neurônios podem receber sinais químicos de centenas de outros neurônios, por meio de mais de mil sinapses.
O cérebro consome 20 % da energia corporal e 80 % do consumo energético cerebral é aplicado na produção de baterias biológicas, a fonte de energia dos amplificadores dos sinais elétricos nos axônios. As baterias são carregadas por proteínas que bombeiam dois íons co0m carga positiva, em sentidos opostos na membrana dos neurônios. Bombeados Íons de sódio para fora e de potássio para dentro dos neurônios. As células nervosas geram impulsos elétricos.
A comunicação de neurônio para neurônio ocorre entre as células nervosas ditas sinapses bidirecionais.
As células do cérebro têm a capacidade de se comunicar entre si. Os neurônios e as suas sinapses estão em constante fluxo, as conexões são dinâmicas, alteram intensidade, tamanho, localização, formação, transformação. A cada segundo milhões de impulsos elétricos percorrem as extensões fibrosas dos neurônios carregando mensagens elétricas e químicas, através de circuitos gelatinosos interligados. Em resumo o cérebro contém: neurônios, conexões, células gliais, mensageiros químicos e receptores. A capacidade de perceber e responder não é exclusiva do cérebro.
O sistema nervoso central compreende o cérebro e a medula espinhal e são derivados da placa neural. As células da crista neural proliferam-se formando o sistema nervoso periférico. As células do tubo neural se proliferam tornando-se neurônios e as células gliais, formando o cérebro e a medula espinhal. No cérebro o prosencéfalo controla e mesencéfalo que controla o rombencéfalo. O tronco encefálico é responsável pelas funções cerebrais não cognitivas: respiração, regulação sanguínea e locomoção. O mesencéfalo é responsável pelas funções sensoriais. O prosencéfalo: analisa, formula comandos, decisões, julgamentos com base nas informações sensoriais e na experiência. O rombencéfalo é formado pela medula, ponte e cerebelo carregando informações entre o cérebro e a espinha dorsal. Cada Hemisfério cerebral controla o movimento do lado oposto do corpo. As funções automáticas viscerais são controladas por centros neurais na medula. A ponte controla as expressões faciais e recebe informações do corpo em relação à gravidade e aceleração. O cerebelo faz a coordenação de comandos motores. O cerebelo tem uma aparência de numerosas ondulações, os fólios, separados por fissuras profundas. Suprido de informações sensoriais sobre a posição e o movimento do corpo. Ligado ao tronco encefálico por pedúnculos, sem conexão com córtex. Cada lado do cerebelo controla o mesmo lado do corpo. O mesencéfalo é uma substância negra envolvido nos movimentos voluntários. O colículo inferior é responsável pela audição, o superior pela visão. O prosencéfalo compreende o córtex central e gânglios da base, o sistema límbico (amídalas e hipocampo), tálamo e hipotálamo que é responsável pelo sexo, emoção, olfato, temperatura, fome e sede, ligando o cérebro ao sistema hormonal. O Córtex é responsável pelo humanismo, inteligência, criatividade, imaginação e livre-arbítrio. Se for esticado tem uma superfície de 1,6 m². Dividido dois hemisférios e quatro lobos, frontais, temporal, parietal e occipital. Os axônios permitem que o córtex direito saiba o que está fazendo o esquerdo. O córtex constrói mapas sensoriais e controla os movimentos corporais.
As informações sensoriais entram no cérebro e propulsionam percepções, memórias, intenções e ações. Além dos sentidos existem sensações e percepções: calor, frio, gravitação, aceleração, dor, movimento, cor, forma, brilho, textura, contraste. Os olhos operam em enorme amplitude de intensidade de luz, adaptativamente. A informação propaga-se dos olhos até o cérebro como impulsos nervosos carregados pelos axônios das células ganglionares da retina. A visão é um processo ativo de aquisição de informações, onde os olhos movem-se com rapidez. À medida que a integração e processamento visual avançam no cérebro as respostas ficam mais complexas. Os neurônios representam diferentes percepções visuais permitindo o reconhecimento de objetos familiares. Axônios da retina propagam-se no colículo superior alterando a direção do olhar para algo mais interessante, fazendo uma análise mais detalhada.
Os sinais originados nos ouvidos convergem em neurônios individuais que só respondem quando excitados ao mesmo tempo nos dois ouvidos, são as coincidências.
As ações são influenciadas por sensações originadas no corpo inconscientemente. Informando ao cérebro a posição dos membros, força, comprimento muscular,  pressão sanguínea, temperatura, fome, sede.
A memória exige que o cérebro seja fisicamente alterado pela experiência, possibilitando o pensamento, a linguagem e a consciência. Memórias de curto e de longo prazo. A maior parte da memória é transitória, essencial para compreender os eventos que acontecem no presente.
É chamada memória de trabalho, permite compreender o que está sendo lido ou dito e flui de modo contínuo e é esquecida com a mesma velocidade. Entende o presente em função do passado recente. Associada aos lobos frontal e parietal, no lado esquerdo, usado para a fala. As memórias selecionadas para consolidação tem um armazenamento mais permanente com alterações mais robustas na composição química e física. A associação emocional é um facilitador da formação da memória de longo prazo, que exige um diálogo entre sinapses e genes. Todos os fatos que constituem o conhecimento devem ser armazenados de forma organizada, agrupados por categorias, e o cérebro sabe assim como procurar. A memória tem que agir com conhecimento processual, como conseqüência de aprender fazer algo difícil; depois de aprendido não será jamais esquecido.
A memória episódica refere-se a eventos passados. O hipocampo é a parte do cérebro onde as memórias transitórias são transferidas para memórias explícitas de longo prazo. A melhor forma para aumentar a capacidade de memória e lembrança é continuar a aprender, pelo fato do cérebro ter plasticidade e responsividade. Partes do cérebro crescem em resposta às demandas de armazenamento de mais informações. A idade determina perda de força cerebral, entretanto exercícios físicos podem ser muito eficazes nestes casos.
A simbiose entre a ciência da computação e o cérebro é salutar e leva os cientistas a se aprofundarem na neurociência, para avançarem na inteligência artificial.
Quanto mais demandado for o cérebro, maior será a sua plasticidade e desempenho e também a minimização da senilidade.
“Não há caminhos, há caminhantes. A melhor parte de um sonho é quando ele deixa de ser sonho. Uma pessoa inteligente é aquela que é capaz de tornar simples as coisas complicadas.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário