quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SOBRENOME


SOBRENOME
Por ERNÍDIOMIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Sobrenome: Significa aquilo que está sobre ou acima do nome próprio de um indivíduo humano.
Denominar:  Dar um nome a uma pessoa, a um animal ou qualquer situação que se enquadre no contexto dos eventos ou coisas. Nomear. A denominação compreende o nome ou prenome e o sobrenome. O Sobrenome distingue as famílias entre si; identifica todos os seus membros pelo mesmo sobrenome. O nome por sua vez, distingue os membros da mesma família entre si. O nome completo de cada pessoa, distingue-a social e civilmente, das demais pessoas da sociedade, configurando a sua individualidade e exclusividade, irremovíveis com tal.
 Prenome:  Precede o sobrenome de família, na forma de designar as pessoas. É o nome próprio de cada pessoa. O sobrenome precede o prenome; quando se trata de  relacionamento em   ordem alfabética, com o  nome completo.
Nome: É a designaçao própria de cada pessoa.
Patronímico: É a designação própria de cada pessoa, o seu nome, acrescido do sobrenome do seu pai, só utilizado para filhos do sexo masculino.
Matronímico: É a designação própria de cada pessoa, o seu nome, acrescido do sobrenome só da sua mãe, para filhos do sexo feminino.
 Da Casa: No contexto da onomástica, significa uma referência ao nome de um patriarca, que abrange a toda a sua descendência; mas, não é um nome que se atribui para designar civilmente, a pessoa de qualquer um dos seus descendentes em particular.
Varonia: É o termo empregado para o sistema civil, que denomina a pessoa pelo seu nome acrescido do sobrenome, exclusivo de seu progenitor.
Aspectos Históricos, Culturais e Variedades:  Os sobrenomes originaram-se na China. O sobrenome é empregado de forma diversa, de acordo com as épocas e as culturas. Existem sobrenomes atribuidos aos neofitos, baseados somente no sobrenome da sua progenitora; outros baseados nos sobrenomes dos seus pregenitores conjuntamente, onde o sobrenome materno é colocado no meio; e aqueles que só empregam o sobrenome do progenitor; Também ocorre a prática de mais do dois sobrenomes para a mesma pessoa.
Como regra geral a mulher assume o sobrenome do marido; todavia, ocorre do marido assumir o sobrenome da mulher. Acontece também o fato da mulher abdicar do seu sobrenome de solteira e adotar só o do marido. Ainda existe casos, em que a mulher conserva todo o seu completo nome de solteira e apenas acrescente o sobrenome do marido.
Nesta mesclagem cultural, existem pessoas que não tendo sobrenome, na hora do registro civil, atribuem e adotam expressões genérias, como: De Deus, De Jesus, De Maria, Dos Anjos.
Os primeiros nomes e sobrenomes foram construidos, tendo por base: circunstâncias,  locais, profissões, eventos, fenômenos naturais, efemérides, hierarquias, honrarias, coincidências e  similares. Todos eles eram significativos e tinham uma estreita associação com situações citadas acima. Eram de origem efetivamente etimológica e continham o conceito de termo, no que se refere ao contexto das expressões de comunicação.
“Para conseguir resultados desejados, é imperioso fazer com padrão de qualidade, adequação, correção e propositura apropriada. (EM).”





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário