quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CRIATIVIDADE APLICADA À INOVAÇÃO


CRIATIVIDADE APLICADA À INOVAÇÃO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com


A criatividade é o processo mental de geração de novas idéias por indivíduos ou grupos. Pode ser um novo produto, uma nova peça de arte, um novo método ou a solução de um problema. A criatividade deve ser estudada, compreendida e aperfeiçoada. Ser criativo é ter a habilidade de gerar idéias originais e úteis e solucionar  problemas. É ver as mesmas coisas como todo mundo, mas  pensar em algo diferente. A inovação e a criatividade são distintas. Criatividade é pensar coisas novas, a inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado processo, que foi engenhado pela criatividade. O termo implementação pressupõe ação: só há inovação quando uma nova idéia é  valiosa e colocada em prática. A inovação pode ocorrer como resultado da combinação original de coisas já existentes. De novos usos para objetos e tecnologias existentes.
  A Criatividade no Processo de Inovação: Criatividade é um fenômeno de natureza predominantemente cognitiva;  a inovação é um efeito da interação do processo mental  ou cognitivo  de geração de novas idéias, com o processo de implementação destas novas idéias, de forma a produzir algo de valor resolutivo de problemas ou concretização de projetos. A Inovação pode ser caracterizada,  como o resultado do encontro entre o psíquico e a realidade. Portanto,  a inovação necessita do esforço criativo para acontecer.
A criatividade é o processo que  sensibiliza a pessoa sobre um problema, para buscar soluções, formular hipóteses a respeito das dificuldades, testar  hipóteses e comunicar resultados; com a mediação das funções cognitivas ligadas intimamente a um pensamento diferenciado, da inteligência formal.
     A inovação deve permear todos os setores e atividades. O desafio consiste em criar um ambiente que viabilize o desenvolvimento da criatividade de todos, e torne aqueles que têm demonstrado serem criativos muito mais criativos. A criatividade age como um mecanismo de geração de novas idéias e a inovação como o processo sistêmico que desenvolve a idéia e a introduz no Contexto. Somente as boas idéias resultam em inovações.
“O conhecimento é infinito. Nunca deixaremos de querer aprender e dia virá, em que sentiremos sede conhecimento. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário