quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PENSAMENTO


O PENSAMENTO
É extremamente importante manter um criterioso controle sobre os nossos pensamentos. 
Defrontamo-nos, cabalmente, com  dois adversários: o adversário externo e o adversário interno. E sempre que perdemos a pugna interna, não importa quão providos sejamos, também acabamos perdendo a externa.
O adversário interno vai sendo construído desde os primeiros anos de existência; ouvindo frases negativas a nosso respeito, a respeito dos outros e do mundo. Estas frases negativas acabam sendo instaladas na nossa mente.
As palavras negativas internalizadas se constituem em programas, ordens e comandos para o  cérebro, que passa a funcionar de acordo com elas. Isto torna mais difícil para lidar com as dificuldades, adversidades, desafios e oportunidades que acontecem. As sentenças positivas ou negativas, acabam influenciando expressivamente os nossos pensamentos, emoções e ações e, conseqüentemente, os nossos resultados existenciais.
 Tudo se origina  pelo pensamento e o que somos é resultado do que pensamos e depois agimos. O comando da nossa existência inicia pela gestão dos nossos pensamentos.
Os pensamentos influenciam os batimentos cardíacos, pressão arterial, neurotransmissores e hormônios que são ativados e, o sistema imunológico e saúde. Dentro do pressuposto de que: quando a cabeça não pensa, o corpo padece. os estímulos negativos e frases negativas, podem  gerar depressão falta de esperança, temor antecipatório, medo do futuro.
Os estímulos positivos fazem muito por uma pessoa. Resignificando quadros de deficiências pessoais, mentais e físicas; tornando isto motivo para a sua superação e desenvolvimento de potenciais latentes; através do mecanismo da plasticidade cerebral. Gerando autoestima, confiança e esperança. Assim sendo encontrar significados positivos para as coisas da existência é fundamental e, acima de tudo, funciona.

Frases características de julgamento precipitado, que vão impregnando o pensamento negativamente e interferindo em todas as decisões do indivíduo: Esta idéia não dará certo. Não vai vender. Isto não é nenhuma novidade e só vai criar problemas.
 Os grandes criadores e inventores agiram para conviver e superar o  adversário interno, alimentado pelos pensamentos negativos;  mostrando entusiasmo pela idéia  querendo implementá-la, saindo do círculo vicioso e entrando no círculo virtuoso. Isto se processa, tendo a consciência da existência das frases  internalizadas, o controle dos próprios pensamentos. Só podemos controlar aquilo de que temos consciência. Aquilo de que não temos consciência nos controla. Portanto, devemos ter consciência não só das frases negativas que nos são ditas, mas também de como funcionam na nossa mente e as suas conseqüências.
 Como tratar com o adversário interno. No nosso interior existem dois agentes: o positivo e o negativo, que estão o tempo todo se digladiando. Só acabaremos esta duplicidade, alimentando o positivo, sabendo o que focar e ir eliminando, gradativamente, o negativo, que é um sabotador, cortando-lhe o seu alimento. 
Não se deve desconhecer ou   negar a realidade. Mas também de nada adianta ficar repetindo frases de pensamento positivo, se não agirmos, determinadamente, para entrar em estados mentais e emocionais ricos de recursos. É de capital significação hospedar na mente só pensamentos positivos e, isto se aprende exercitando diariamente.
Um recurso valioso, no sentido da superação de dificuldades existenciais é a oração gerada mentalmente. Que tem dois efeitos: o espiritual e o neuro-linguistico. Nos moldes a seguir; "Dai-me força, coragem e competência para mudar o que pode ser mudado. Paciência para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”
Sabedoria, lucidez e discernimento são fundamentais. Porque somos as conseqüências de nossas decisões e escolhas. A verdadeira decisão importa em ação.
 “Do céu não cai nada; só ajuda para atingir sucesso daquilo que é cosmicamente benéfico. (EM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário