quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ANTÔNIO DOMINGOS MIGLIORINI


ANTONIO DOMINGOS MIGLIORINI

Reproduzo a seguir, o texto que consta do Documentário “POLITICOS CATARINENSES”, Numa colaboração de Karini  de Freitas Vieira.
“ANTONIO DOMINGOS MIGLIORINI
Ex Prefeito Municipal _ ARENA
Foi o primeiro prefeito eleito do município, nas eleições de 1959, sob a legenda do extinto Partido Social Democrático, de que foi fundador, em Faxinal dos Guedes, e presidente, durante seis anos, de seu diretório Municipal.
Oriundo de Guaporé, no Rio Grande do Sul, nasceu a 23 de junho de 1914, filho de Ventura Migliorini e de dona Maria Teston Migliorini. Foi criado em encantado, também uma cidade gaúcha, onde seu pai era industrial, no setor ervateiro, agro-pecuarista e comerciante.
Permanente junto com sua família, auxiliando o seu pai em suas atividades, ate que foi trabalhar de 1939 a 1939, na então “W. Artn e Cia.”, hoje “Irno Tombini e Cia. LTDA.” Como auxiliar de escritório. Em 1940, uniu-se, pelos laços do matrimônio, com dona Lidia Ravazzio Migliorini, transferindo-se para Faxinal dos Guedes, então 7° distritos de Chapecó. Possuem oito filhos: Ernidio, nascido em 1941, Ledônio Faustino, nascido em 1944, Elonir, nascido em 1946, Ivan Jose, nascido em 1947, Marilene Terezinha, nascida em 1951, Sergio Antonio, nascido em 1953, Jorge, nascido em 1955, e Neiva Maria, nascida em 1958. Foi um dos colonizadores da Região, operando em vários setores de sua economia: indústria de laminados e compensados, serraria, beneficiamento de madeiras, fábrica de móveis e de caixas, indústria ervateira e comércio. Deu muito de si para o desenvolvimento da localidade, como, alias, já o havia feito seu pai, que foi um dos lideres emancipacionistas do Município, com a colaboração incansável de outros homens de igual valor. Eles tiveram posição de destaque em todo o trabalho desenvolvido em prol da autonomia de Faxinal dos Guedes. Ventura Migliorini foi líder político em ambos os Estados sulinos, exercendo a vereação em encantado e em Xanxerê.
Destacando-se, pelos serviços prestados à comunidade, foi nomeado Intendente Exator, em Faxinal dos Guedes, pelo então prefeito de Xanxerê, Adílio Fortes.
Em seu primeiro mandato, como chefe do executivo, cargo a que foi eleito com seiscentos e oitenta e três votos, tratou de montar toda a infra-estrutura organizacional do nascente Município: construiu rodovias e manteve em perfeitas condições de trafegabilidade; construiu onze prédios escolares, onde havia apenas um, de propriedade do Estado; a usina elétrica, foi uma realização que teve a participação da comunidade e do Governador do Estado, graças ao então Governador Celso Ramos.
Sobrevindo a Revolução de março de 1964, a extinção dos partidos então existentes e a conseqüência reformulação da estrutura política, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional, solidário com a Revolução e com os governos revolucionários. Destacou-se, entre seus novos correligionários, vindo a ser membro do Diretório, Municipal, nas eleições que se realizaram a 15 de novembro de 1972, seu candidato a um segundo mandato como Prefeito Municipal. O povo e Faxinal dos Guedes lhe renovaram o voto de confiança, que foi expresso através de mil seiscentos e treze sufrágios, num atestado da estima e consideração que conquistara entre seus conterrâneos de coração, num reconhecimento a sua ilibada conduta e aos inestimáveis serviços prestados a sua terra de adoção. Cumpriu um mandato produtivo, uma administração toda ela dedicada aos interesses do Município e ao atendimento das justas reivindicações da comunidade.
O sucesso de sua administração refletiu-se favoravelmente sobre a política arenista, que elegeu seu sucessor, com uma convincente vitoria, nas eleições de 1976 e fez a maioria de representantes na câmara Municipal.
É um homem de atuante participação na vida social e comunitária, tendo sido o primeiro Presidente do C. R. Itagiba e membro do Diretório do Conselho Paroquial.”
“Meu Pai não estás mais entre  os viventes; mas Queira Deus estejais no Rol e no  Censo Divino daqueles que viverão aqui uma existência eterna.” (EM).”                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário