quarta-feira, 17 de outubro de 2012

POSTURAS EXPANSIVAS


POSTURAS EXPANSÍVAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI  E-mail: ernidioimigliorini@gmail.com

Um indivíduo que adota uma postura mais expansiva influi na forma como os outros o percebem, tem elevação de testosterona, queda de cortisol no sangue, resistência imunológica, liderança eficaz, competência para enfrentar riscos e obter ganhos.
Em qualquer contato os braços abertos e os pés afastados demonstram poder. Os braços fechados significam pouco e perda de poder.
A maneira de sentar e ficar de pé afeta a forma como nos sentimos em relação a nós mesmos. Assumir uma postura mais expansiva, com os braços estendidos e uma perna casualmente cruzada sobre o joelho, confere ao indivíduo e aos seus observadores sensação de poder. A postura física mais expansiva em posições que abrem o corpo, ocupando o espaço; causa maior sensação de poder no indivíduo, fazendo-o sentir-se mais senhor da situação, elevando a sua auto-estima e motivando-o para assumir atitudes que exijam ousadia; conseguindo com isto galgar posições e conquistas avanços em seus sonhos e projetos pessoais, sociais e  profissionais.
É eficaz aumentar a nossa sensação de poder. A postura de  um indivíduo, é o fator que determina se o mesmo está pronto ou não para agir. A habilidade de pensar de forma abstrata e a vontade de agir  são critérios para calcular o poder. Tanto no caso de seres humanos como de animais, a expansividade corporal é evolucionariamente inerente ao poder, tendo um forte efeito no comportamento. A postura tem um impacto  maior sobre o poder psicológico. Isto não significa que o indivíduo só pense em dominar em toda e qualquer situação, pois não é uma atitude recomendável. O que se preconiza é a mostra de autoconfiança e entusiasmo. A postura é uma solução simples e elegante de aumentar a sensação de poder.
Algumas posturas que dão a sensação de poder: Pernas esticadas, peito aberto e mãos na cintura/De pé, levemente inclinado com as mãos abertas apoiadas sobre uma mesa e olhar firme em direção do interlocutor/Sentado com os braços apoiados no encosto, pernas abertas e joelhos afastados/Sentado mãos atrás da cabeça e pernas esticadas sobre a mesa/De pé pernas esticadas e braços abertos e esticados para cima, com o peito aberto.
“A nossa comunicação fisionômica, mímica, oral e escrita sintetiza o nosso discurso real e permanente. (EM).” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário