terça-feira, 2 de outubro de 2012

EINSTEIN: IDEOLÓGICO E FILOSÓFICO


EINSTEIN: IDEOLÓGICO E FILOSÓFICO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
BIOGRÁFICO:
Albert Einstein nasceu em 14 de março de 1879, na cidade de Ulm, Alemanha, de família judaica. Os seus pais Hermann Einstein e Pauline Koch.
TEÓRICO:
A equação E = mc2. Universo é primariamente energia, derivada de outras formas de energia, é uma conseqüência de outras conseqüências.
1º) A energia universal total não se altera ao longo do tempo que não é tempo (Lei da Conservação da Energia = A Energia Total do Universo Macro é permanentemente igual a UM. 
2º) ao abrir uma janela, a energia que 'surge' para que ela se abra é exatamente a mesma que é removida do braço (músculos) de quem a abre.
Em 1905  Einstein publicou a Teoria da Relatividade Especial, com os seguintes postulados: 1º - Todos os sistemas de referência inerciais em movimento de translação uniforme, uns em relação aos outros, são equivalentes (Princípio da Relatividade); 2º - A velocidade da luz é independente do movimento da fonte emissora.
A equação E = mc2 – foi publicada por Einstein em 1905, na revista alemã Annalen der Physik (Anais da Física), com o título: A Inércia de um Corpo Será Dependente do seu Conteúdo Energético? A equação para a energia de uma partícula livre: E = K + mc2, sendo E a energia relativística, “K” a energia cinética da partícula, “m” a sua massa de repouso e “c” a velocidade da luz no vácuo. Mesmo em repouso, qualquer partícula possui energia E = mc2. Energia é a capacidade de realizar trabalho. Einstein mostrou na sua Teoria Especial da Relatividade, que se um corpo ganha uma certa quantidade de energia E, sua inércia aumenta de uma quantidade equivalente a E/c2 (onde “c” é a velocidade da luz no vácuo). E inversamente, se um corpo perde uma certa quantidade de energia E, sua inércia fica diminuída de uma quantidade equivalente a E/c2..).

Senhorrr Alberrrt: o senhorrr nunca chegarrrá a serrr 'álguem'. Esse professor,  estava rigorosamente correto nessa sua previsão. Albert Einstein não foi mesmo alguém nem foi parecido com ninguém. Comparar o gênio einsteiniano com alguém, ou com alguma coisa seria um despautério.
IDEOLÓGICO E FILOSÓFICO:
“Não existe nenhum caminho lógico para descobrimento dessas leis elementares; o único caminho é o da intuição”
Existe o Cosmo pensado e o cosmo consciente. Os cosmos-pensados têm um alargamento dos canais humanos para que as águas vivas das fontes cósmicas possam fluir livremente por eles. O Homem cosmo-pensado, cosmo-vivido, cosmo-agido passa a saber dos mistérios do cosmo. Que é incompreensível aos ego-pensantes. Talento analítico (ego pensante) e gênio intuitivo (Cosmo pensado).
Ninguém pode tomar banho mais de uma vez no mesmo rio
O pensamento de Einstein segue amais alta precisão.
Einstein passava longos períodos de reclusão e silêncio; tinha Consciência uni polarizada; Arrancava do Universo os seus segredos.
A distração é o auge da concentração.
Intuição cósmica – o puro raciocínio.
Do mundo dos fatos não há nenhum caminho que conduza ao mundo dos valores.
As facticidades devem ser analisadas, mas a realidade nos é revelada.
O silêncio é uma linguagem do espírito, que é interrompido pelo falar.
Poder de unipolarização mental
O átomo é o embrião Do Universo
A teoria da relatividade é um a fuga de todas as coisas relativas e um  refúgio para dentro do absoluto.
O monarca da cosmografia einsteiniana não reside em parte Alguma, porque está presente em toda parte: é um poder onipresente, é uma consciência universal. O seu trono é no átomo e na molécula, na célula e na individualidade.
Einstein cosmificou e imanentizou o monarca solar e galáctico.
Grande é  A LEGIÃO dos profanos. pequena é a elite dos gênios e dos místicos
Raríssimos são os homens cósmicos capazes de viver Simultaneamente no mundo da realidade e no mundo das facticidades
Vivia mais no grande Além do que nos pequenos Aquèns.
“Bem, tudo isso me faz especular o seguinte: todos os sistemas isolados (ou não) formam um só sistema, o que, misticamente, conduz a um pensamento irredutível — somos todos um. Podemos inventar o que quer que seja, mas, ao frigir dos ovos, somos todos um.”


  “Penso noventa e nove vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio e eis que a verdade se me revela. A mente avança até o ponto onde pode analisar, mas depois passa para uma dimensão superior sem saber como lá chegou. Todas as grandes revelações realizaram este salto.”
 “A imaginação é mais importante do que o conhecimento.”
  “A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós oferecemos.”
  “Tristes tempos os nossos. É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”
  “Sou, na verdade, um viajante solitário, e os ideais que iluminaram meu caminho e que proporcionaram uma vez ou outra novo valor para enfrentar a vida foram a beleza, a bondade e a verdade.”
 “A mecânica quântica está a impor-se. Mas, uma voz interior me diz que ainda não é a teoria certa. A teoria diz muito, mas não nos aproxima do segredo do Velho (The Old One). Eu estou convencido de que Ele não joga aos dados.”
 “O direito de todo homem é escutar sua consciência e atuar segundo o que ela lhe dita. [Eu não diria que isso é um direito, mas um privilégio.]”
“O mecanismo do descobrimento não é lógico é intelectual; é uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, é certo, a inteligência analisa e a experimentação confirma a intuição. Além disso, há uma conexão com a imaginação.”
“Quando o homem  tem uma intuição racional, ele experimenta uma evasão ou erupção de dentro do seu próprio centro cósmico antes inconsciente e agora consciente.”
 “Tomara que existisse algures uma ilha para homens sábio e de boa vontade”
 “O principio creador reside na matemática”
“A intuição é a fonte das grandes descobertas”
“Basta o puro racicionio para descobrir As leis da natureza”
“Basta uma concentração mental de cem por cento para conhecer sem nenhuma experiência empírico analítica as verdades da natureza” assim nasceu a Teoria da Relatividade.
 “Estou desempenhando um papel de um pequeno Dom Quixote”
“A mente avança até o ponto onde pode chegar; mas depois passa para uma dimensão superior, sem saber como lá chegou. Todas as grandes descobertas realizaram este salto”
“se eu não fosse judeu seria um quaker”
“Não entenda nada de relações sociais, entendo um pouco de matemática”
 “Nada é fixo, tudo é móvel; nada é absoluto, tudo é relativo”
“Tempo e espaço não são duração e dimensões estáticas, definidas, mas algo dinâmico, indefinido.”
“Tudo está em perpétuo fluxo, efluxo, influxo , refluxo”
“A certeza vem do mundo metafísico da matemática.”
 “Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo. O único caminho é o da intuição.”
 “Todos os nossos atos estão governados por nossos impulsos e estes impulsos estão organizados de tal maneira que nossas ações em geral servem para nossa própria conservação e para a conservação da espécie.” 
“Sou um solitário que ama a Humanidade.”
 “Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.”
  “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
 “O mais incompreensível do mundo é que ele seja compreensível.”
  “Nunca me preocupo com o futuro, muito em breve ele virá.”
  “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. Obviamente o cérebro não é a mente; apenas é o órgão físico do qual a mente depende e não depende para se manifestar e interagir, pois muitas manifestações podem acontecer sem a intermediação do cérebro.”
  “Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.”
  “Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele. O resto são detalhes.”
 “Para me punir por meu desprezo pela autoridade o destino fez de mim mesmo uma autoridade.”
 “Se se verificar que a minha Teoria da Relatividade é certa, a Alemanha dirá que sou alemão e a França que sou um cidadão do mundo; se se verificar que é errada, a França dirá que sou alemão e a Alemanha que sou judeu.”
“Não sei por que todos me adoram se ninguém entende minhas idéias.”
   “Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário.”
  “Sem a convicção de uma harmonia íntima do Universo não poderia haver ciência. Esta convicção é – e continuará a ser – a base de toda a criação científica. Em toda a extensão dos nossos esforços, nas lutas dramáticas entre as velhas e as novas concepções, entrevemos a ânsia eterna de compreensão, a intuição inabalável da harmonia universal, que se robustece na própria multiplicidade dos obstáculos que se oferecem ao nosso entendimento.”
 “O mecanismo do descobrimento não é lógico e intelectual; é uma iluminação subitânea, quase um êxtase.”
  “O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.”
 “Uma coisa eu aprendi na minha longa vida: toda a nossa ciência comparada com a realidade é primitiva e infantil, mesmo assim é a coisa mais preciosa que nós temos.”

“Perguntaram-me muitas vezes como eu inventava as minhas teorias, de onde tirava as idéias e como arranjava uma maneira de simplificar as coisas mais complicadas. A resposta é simples: sempre afirmei que é preciso tentar as coisas noventa e nove vezes para acabar por ser bem sucedido [talvez] na centésima vez.”
“Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro porque estou nesta Terra, mas às vezes o pressinto.”
“A mesma coisa, não é a mesma coisa. A maioria apenas lê e ouve; uma quantidade reduzida faz leitura e interpreta. (EM).”






Nenhum comentário:

Postar um comentário