quinta-feira, 2 de julho de 2015

SINAIS DE PONTUAÇÃO


SINAIS DE PONTUAÇÃO
Os sinais de pontuação são marcações gráficas com a função de compor a coesão e a coerência textual e ressaltar especificidades semânticas e pragmáticas.
Os sinais de pontuação têm as seguintes funções:
 Vírgula (,):
>Separa termos que possuem mesma função sintática na oração: Ex.: Vitória, sucesso, prosperidade, proteção e saúde.
>Isola o vocativo: Ipso fato, preclaro amigo, conseguimos inovar.
Glossario: Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. É um termo isolado dentro da oração, não faz parte nem do sujeito nem do predicado. É usado para chamar pelo nome, apelido ou característica, o ser com quem se fala.
>Isola o aposto: Ex.: Este método é, efetivamente, eficaz e resolutivo.
Glossário: Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula. É escrito para reforçar uma afirmação.
>Isola termos antecipados, como complemento ou adjunto: Ex.: Uma emoção incontida de vibrar, foi sentida quando ouviu-se aquele discurso estimulador! (antecipação de complemento verbal). Ex.: Nada se explicou, naquela ocasião, para que visualizássemos uma solução! (antecipação de adjunto adverbial)
>Separa expressões explicativas, conjunções e conectivos: Ex.: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, portanto.
>Separa os nomes dos locais de datas: Ex.: Paraíso, 02 de julho de 2015.
>Isola orações adjetivas explicativas: Ex. A orientação, que forneceste, é superior ao  que se imaginava.
Ponto-final (.):
>Para Final de frases para indicar uma pausa total: Ex.: Foi um sucesso total.
>Para Abreviaturas: Ex.: Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs.
 Ponto de Interrogação (?):
>Para Formular perguntas diretas: Ex.: O bem é bem é benéfico?
 >Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação: Ex.: Quantas bênçãos! Será que são merecidas?
Ponto de Exclamação (!): 
>Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, súplica, ordem, horror, espanto: Ex.: Bondoso Deus clamamos pelo Seu Socorro!
>Depois de vocativos e algumas interjeições: Ex.: Que alívio! Estava preocupado.
>Nas frases que exprimem desejo: Ex.: Ampara-me!
>Quando a intenção comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admiração, o uso dos pontos de interrogação e exclamação é permitido. Ex.: Qual é a saída?!
>Quando se deseja intensificar ainda mais a admiração ou qualquer outro sentimento, pode-se repetir o ponto de exclamação ou interrogação. Ex.: Maravilhoso!!! É bom demais.
Ponto e vírgula (;):
>Separa itens enumerados: Ex.: O corpo humano compreende: cabeça; tronco; membros.
>separar um período que já se encontra dividido por vírgulas: Ex.: A chuva não prejudicou nada, só acumulou água no local, atingiu a escadaria; apenas a molhou.
Dois-pontos (:):
>Ao fazer uma citação ou introduzir uma fala, antes de uma citação, antes de um aposto, antes de uma explicação ou esclarecimento, em frases de estilo direto. Ex.: Conforme se explica a seguir:; Jesus perguntou: - Por que  assim procedeis?
> Para indicar uma enumeração: Ex.: Orientações: não corra, não pule, não se exponha.
Aspas (“”):
 >Na citação de alguém: Ex.: “Seja sempre eficiente, eficaz e efetivo” (Fulano em julho de  2015)
>Ao grafar expressões estrangeiras, neologismos, gírias: Ex.: Não entre na cultura do “faz de conta”.
Reticências (...):
>Para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar idéia de continuidade ao que se estava falando: Ex.: Bem sucedido, próspero, reconhecido...
Parênteses ( ):
>Para explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações. Ex.: Lembrar sempre o número inicial da serie (7), para contextualizar.
Travessão --:  
>Para Indicar a mudança de interlocutor em um diálogo, separação de itens de uma enumeração, exposição de motivos e similares.:
Ex.: _ O que tem para revelar?
_ Não sabemos se será completo.
_ Importa que esteja contribuindo para a solução.
>Para separar orações intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos parênteses: Ex.: Fazer sempre o bem _ recomenda-se _ que tudo irá dar certo.
>Para colocar em evidência uma frase, expressão ou palavra: Ex.: O resultado foi exitoso _ foi fundamentado em moral, ética e lisura.
>Para, nos diálogos, indicar o início da fala de um personagem. Se houver a intervenção esclarecedora do narrador, repete-se antes dos verbos dizer, perguntar, responder e seus equivalentes e ao terminar a intervenção, se a fala prossegue.  No interior da frase, pode ser substituído pela vírgula.
Hífen-:
>Serve para unir palavras compostas. Ex.: couve-flor.
>Para fazer a translineação, a divisão de uma palavra no final de linha.
>Para fazer divisão em pronomes oblíquos. Ex.: ouve-se, fê-lo, publicou-se.

“O Cósmico pondera a plenitude do desempenho individual, de cada agente e retribui, na exata medida do que foi acumulado, em tempo oportuno e implacável. EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário