quarta-feira, 8 de julho de 2015

ESTRESSE
Conceito: Estresse, do inglês "stress", que significa "pressão", "tensão" ou "insistência". É um conjunto de reações fisiológicas necessárias para a adaptação a novas situações. Se estas reações orgânicas psíquicas forem exageradas em intensidade ou duração, provocam desequilíbrio no organismo humano. É como a mente e o corpo respondem às pressões, por eventos imprevistos ou excesso de exigências e sensação de incapacidade de superá-las. Tudo relacionado com a percepção individual e a capacidade para lidar com cada situação.
Aspectos gerais: O cérebro prepara o corpo para enfrentar a ameaça percebida ou fugir dela. Liberando hormônios, como mensageiros químicos, adrenalina, noradrenalina e cortisol, na corrente sanguínea, acelerando a freqüência cardíaca, os padrões de respiração e induzindo ao suor. Elevando os níveis de glicose e ácidos graxos no sangue; gerando um estado emocional de lutar ou fugir. Com a freqüência de ocorrência estas substâncias químicas prejudicam à saúde, causando doenças cardíacas, coronarianas, psicossomáticas  e enxaquecas. O estresse pode ser desencadeado por estados emocionais negativos e positivos, sendo a adaptação ao meio o objetivo final do processo.
Sintomas do Estresse: Os sintomas do estresse se manifestam em três fases sucessivas: alarme, resistência e esgotamento. Após a fase de esgotamento, surgem as doenças: úlcera, hipertensão arterial, artrites e lesões no músculo cardíaco.
>Ansiedade, depressão, apatia e baixa auto-estima;
>Concentração baixa, memória fraca, indecisão;
>Tomadas de decisões irracionais e precipitadas, irritabilidade e raiva;
>Tendência a choro, perda de apetite, enxaqueca, comer para confortar-se, fumar, beber, usar drogas;
>Dificuldade para completar tarefas simples, sensação de desorganização, pouca coordenação;
>Tensão nos maxilares, ombros e pescoço, dores e mal estar;
>Dores de cabeça;
>Problemas na pele e boca seca;
>Cansaço, dor estomacal, náuseas;
>Diarréia, urina freqüente, pouco sono;
>Ganho ou perda de peso;
>Infecções freqüentes;
>Palpitações cardíacas, falta de ar.
Estresse Ocupacional: É um estado desagradável decorrente de aspectos do trabalho que o indivíduo considera ameaçadores à sua auto-estima e ao seu bem-estar. As principais causas são: Autoritarismo do chefe; Desconfiança; Pressões e cobranças; Cumprimento do horário de trabalho; Monotonia e rotina; Falta de perspectiva e de progresso profissional; Insatisfação pessoal como um todo. Sintomas de Estresse: Físicos; Dores de cabeça; Indigestão; Dores musculares; Insônia; Taquicardia; Alergias; Queda de cabelo; Mudança de apetite; Gastrite; Dermatoses; Esgotamento físico. Sintomas Psicológicos: Apatia; Memória fraca; Tiques nervosos; Isolamento e introspecção; Sentimentos de perseguição; Desmotivação; Autoritarismo; Irritabilidade; Emotividade acentuada; Ansiedade.
Recomendações para lidar com o estresse:
>Ser assertivo: evitar as tarefas não essenciais. Ser assertivo possibilita que se diga o que quer, sente e precisa, com calma, segurança e sem agredir e magoar os outros, utilizando as seguintes técnicas:
*Mostrando ser dono dos seus pensamentos, sentimentos e comportamento;
*Quando houver a opção de fazer ou não, dizer não vou, ao invés de não posso; prefiro ao invés de tenho de; posso ao invés de devo;
*Quando as suas necessidades não estão sedo atendidas, afirmar com o que deseja com calma e clareza, até ser entendido;
*Ao fazer um pedido, identificar exatamente o que quer e o que o contenta;
*Ao recusar um pedido, falar com calma e firmeza, quais as razões, sem desculpas;
*Ao discordar, diga eu discordo embora respeite o seu ponto de vista.
>Aceitar o que não se pode mudar; ter coragem de influenciar no que for possível; ter sabedoria para saber a diferença; Não perder tempo e atenção com o que não se tem qualquer controle; concentrar os esforços onde fizer a diferença.
>Mudar de atitude: na dificuldade, tentar descobrir algo positivo; enxergar os problemas sempre como uma oportunidade para o crescimento e maturidade pessoal, reciclagem e mudança positiva.
>Administrar o seu tempo: revendo que atividades podem cortadas ou reduzidas, para ter mais tempo, para o que é mais importante.
>Ser ativo: exercitando-se fisicamente, incorporando exercício na rotina diária, como: jardinagem, movimentar-se no local de trabalho e similares inteligentes e ocasionai.
>Reencontrar-se com a natureza.
>Rir, sorrir.
>Compartilhar seus problemas.
>Respirar lenta e profundamente.
>Ser atento: concentrando-se plenamente no presente.
>Meditar.
>Dormir profundamente: começa por uma exposição à luz solar durante o dia; o quarto seja fresco e escuro, evitando ter aparelhos TV, computador no quarto; evitar bebidas alcoólicas antes de deitar, café, refrigerantes; fazer exercícios no começo da noite; alimentos: banana, frango, peru, tâmaras, arroz, aveia, pães integrais ajudam o sono; tomar banho na hora de dormir; planejar as ações do dia seguinte, antes de deitar.
>Manter uma dieta desestressante: um terço de frutas e verduras, um terço de carboidratos e um terço de laticínios de baixo teor de gorduras. Ácidos graxos essenciais. Cortar cafeína, álcool, açúcar, sal, carboidratos refinados, gorduras saturadas e trans, alimentos processados.
“É necessário exercer o controle seletivo dos pensamentos. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário