terça-feira, 14 de julho de 2015

CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
 Em uma mesma organização coexistem diversos tipos de conhecimento: tácito, simples, complexo, sistêmico, independente, humano e estruturado.
O conhecimento e as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) contribuem para o processo de criação de conhecimento; para potencializar os processos de inovação, a organização deverá dispor em sua estrutura de espaços e situações que favoreça o relacionamento informal, criando um ambiente de sinergia e estímulo em que as emoções, as experiências, os sentimentos e as imagens mentais sejam livremente compartilhados. Visa orientar as organizações para um melhor alinhamento entre processos e estrutura com o fim de potencializar a criação de ativos de conhecimento. No atual paradigma econômico tendo como principal fator de produtividade e competitividade a capacidade dos indivíduos e das organizações de gerar, processar e transformar informações e conhecimentos em ativos econômicos
A habilidade para criar e utilizar conhecimento é uma importante fonte de sustentabilidade e de vantagens competitivas para as empresas.
Categorias de conhecimento organizacional: O conhecimento apresenta uma forte dimensão tácita, sendo visto como objeto que poderá encontrar-se fora do indivíduo, podendo ser estocado, manipulado e transferido por meio de tecnologias de informação e de comunicação (TIC). Está amplamente arraigado às práticas organizacionais. O conhecimento é um objeto e um bem, nas empresas.
O papel do conhecimento na transformação organizacional:
>Na abordagem normativa o foco é a solução de problemas por meio de repositórios de conhecimento. Difunde a noção do conhecimento como regras generalizáveis.
>Na abordagem interpretativa o foco está no processo e nas práticas de trabalho, enfatizando-se o princípio do conhecimento socialmente construído por meio da interação entre os indivíduos. Defende a natureza dinâmica e situacional do conhecimento; refere-se à gestão do processo de criação de conhecimento (SECI) e não da gestão do conhecimento com igual sentido empregado pela abordagem normativa.
>A informação é um conjunto de dados com significado e o conhecimento é algo intrínseco ao ser humano e jamais se poderia considerá-lo como dissociado de seu possuidor.
>O conhecimento pode ser manipulado, estocado e comunicado por meio de TIC. Mais profundo e rico, a partir da interpretação da informação e ancorado nas experiências e nos valores.
>O conhecimento é externo e socialmente construído. O conhecimento apresenta-se como regras e procedimentos generalizáveis. Apresenta características situacionais e dinâmicas. O conhecimento é inseparável da ação, sendo tanto input quanto output da ação.
>O Conhecimento Organizacional sendo manifestado por importantes habilidades, as quais compreendem os tipos de conhecimento tácito e explícito. O conhecimento social é aquele que está presente nas relações entre indivíduos ou entre grupos e arraigado em normas culturais. O conhecimento estruturado é pertinente às rotinas, às regras, aos processos e aos sistemas organizacionais. Este tipo de conhecimento é explícito e pode existir independente dos indivíduos ou exteriormente a eles. O conhecimento simples envolve menos incertezas causais, o que possibilita seu entendimento com uma menor quantidade de informações factuais. O conhecimento complexo apresenta mais incertezas causais e, por isso, demanda maior quantidade de informações factuais para possibilitar a sua compreensão. O conhecimento explícito pode ser formalizado em termos de dados, fórmulas científicas, especificações ou manuais, sendo processado e transmitido de modo relativamente fácil. O conhecimento tácito liga-se diretamente à pessoas e apresenta difícil formalização, estando profundamente arraigado à ação, aos procedimentos, aos valores e às emoções de cada indivíduo. reflete as diferenças do conhecimento tácito e explícito, afirmando que o ser humano sabe muito mais em relação ao que pode expressar.  O sistêmico necessita ser descrito em relação a um amplo corpo de conhecimento existente na organização.
Quatro amplas categorias de conhecimentos que coexistem em uma organização: 
>categoria 1 – conhecimentos e natureza explícita, simples, independente, estruturada e humana; Abrange conhecimentos muito mais fáceis de serem interpretados, sistematizados, comunicados e gerenciados; 
>categoria 2 – conhecimentos de natureza explícita, complexa, sistêmica, estruturada e humana;
>categoria 3 – conhecimentos de natureza tácita, simples, independente, humana e social e,
>categoria 4 – conhecimentos de natureza tácita, complexa, sistêmica, humana e social. Abrange conhecimentos mais difíceis de serem sistematizados, comunicados e gerenciados.
Espaços de criação de conhecimento:
>O tácito, de elevado valor para a organização é fortemente relacionado à ação, aos procedimentos, às rotinas, às idéias, aos valores e às emoções;
> O dinâmico criado a partir de interações sociais entre indivíduos, grupos e organizações;
>O humanista essencialmente relacionado à ação humana. 
>Um ativo importante de conhecimento de uma empresa é a capacidade de criar continuamente novos conhecimentos em vez de estocá-los como uma particular tecnologia que a empresa possui em determinado momento. Para o conhecimento, é mais do que saber fazer; é saber como criar novas formas de fazer.
>O processo de as organizações criarem conhecimento; Fazer a conversão de conhecimento; por meio do qual o conhecimento é expandido qualitativa e quantitativamente, ocorre deste modo: externalização (conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito); combinação (conversão de conhecimento explícito em conhecimento explícito) e internalização (conversão de conhecimento explícito em conhecimento tácito).
>A rigor o conhecimento não existe, somente na cognição dos indivíduos. Para que o processo de criação de conhecimento ocorra efetivamente junto às organizações, é necessário um contexto específico em termos de tempo, de espaço e de relacionamento entre indivíduos. Com relevância do local, do espaço, da estrutura organizacional como um todo, que contribua para a existência de uma efetiva plataforma de criação de conhecimento junto às organizações. Para que uma efetiva e dinâmica de criação de conhecimento obtenha êxito, a estrutura deverá ser flexível para encorajar a troca de conhecimento, onde um efetivo processo de criação de conhecimento  em que cada indivíduo de uma organização tem acesso à informação apropriada, de elevada qualidade e no tempo em que a decisão necessita ser tomada. Experiências e habilidades transmitidas diretamente entre os indivíduos constituem a chave para que esse processo aconteça. Os espaços de socialização são momentos nos quais emergem a confiança, o comprometimento e a base para a criação de conhecimento entre indivíduos dentro das organizações. Com espaços de sistematização, que consistem na interação coletiva ou virtual.
Contribuições do processo de Criação de conhecimento:
>Em cada um dos grupos de espaços são criados determinados ativos de conhecimento, como recursos específicos indispensáveis ao processo de criação de valor para a organização. Eles são tanto inputs quanto outputs do processo de criação de conhecimento organizacional, baseados em experiências, habilidades e know-how de indivíduos; carinho, amor, confiança e segurança; energia, paixão; recursos que possibilitam a sustentabilidade de vantagens competitivas das organizações, conhecimento explicito articulado por meio de símbolos, imagens e linguagem, conceitos de produtos, design e marca.
Esquema conceitual e implicações
Decorrentes:
A partir da análise integrada desses conceitos, evidencia-se que os ativos de conhecimento, resultado da dinâmica de criação de conhecimento organizacional, são a essência dos processos organizacionais de criatividade e inovação ou de solução de problemas.
Os tipos de conhecimento: tácito, explícito, simples, complexo, sistêmico e independente coexistem em uma mesma organização.  Conforme as características organizacionais, como nível de desenvolvimento tecnológico, tipo de produto ou serviço, nível de formação dos colaboradores, complexidade dos processos, características do contexto ambiental e estratégias organizacionais, alguns destes tipos de conhecimento podem apresentar uma relevância maior em relação a outros.
Para que o processo de criação de conhecimento obtenha êxito, é necessário um contexto específico em termos de tempo, espaço e relacionamento entre indivíduos. A dimensão dos espaços ou situações que permitem que o conhecimento seja socializado, externalizado, sistematizado e internalizado, representa um lugar central no processo de criação de conhecimento nas organizações. Alguns dos espaços devem ser potencializados em relação a outros.
O conhecimento criado entre indivíduos e grupos, transforma-se em um nível de conhecimento mais completo, profundo e significativo.

“O laboratório informal de intercâmbio de conhecimento institucional, constitui-se em valioso gerador de conhecimento internalizável e concomitantemente, externalizável.”  

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