terça-feira, 28 de julho de 2015

FECHAMENTO EFICAZ DE NEGÓCIOS



FECHAMENTO EFICAZ DE NEGÓCIOS
 O sucesso do fechamento de um negócio depende muito da capacidade de quem conduz a sua gestão; em estabelecer a lucrativa interação daquilo que a empresa vende com aquilo que o cliente quer comprar, que lhe satisfaça melhor às suas expectativas de solução e preço. Principalmente, que lhe surpreenda favoravelmente, a forma de atendimento, a orientação de como melhor aproveitar a utilidade do que vai adquirir, a comparabilidade vantajosa em relação a produtos similares, o conhecimento, seriedade e credibilidade expressa na fala do vendedor. Fazendo com que o cliente, pelas circunstâncias favoráveis, entre num estado de satisfação e emoção, impulsionadoras da tomada de uma decisão pró compra.
Processo típico de venda: Etapas: prospecção, abordagem, apresentação, proposição, negociação, fechamento e pós-venda. Outra seqüência lógica: Uma solução, sob a forma de um produto ou serviço, que pode satisfazer uma determinada necessidade de uma dada parcela de possíveis usuários desta solução. A solução existe; o problema existe; existe uma correta adequação da relação custo-benefício.
Prospecção: conjunto de ações orientadas para identificar, quantificar, qualificar e localizar prospects.
Abordagem: formas que a empresa utilizará para comunicar a seus prospects que possui a solução, como ela é e como e onde ela está disponível.
Apresentação: técnicas para descrever para os prospects todas as facetas da correta relação custo-benefício resultante da futura transação comercial entre a empresa (oferta) e a sua demanda (prospects). Ao apresentar um produto deve-se concentrar-se em vender soluções que respondem aos problemas concretos do cliente.
Proposição: a oferta das condições comerciais: preço, prazo de pagamento, prazo e forma de entrega, serviços pós-venda, garantias.
Negociação: a adequação das condições comerciais gerais às peculiaridades de cada prospect.
Fechamento: a concretização formal da transação. Ao fechar uma venda deve se antecipar às eventuais objeções, incluindo as relativas ao preço.
Pós-venda: etapa onde acontece a confirmação do feliz entrosamento entre a "solução" (produto ou serviço) e a "necessidade". É a fase em que o vínculo inicial entre a empresa e seus clientes (ex-prospects) será fortalecido por suas ações de fidelização.
Se desempenhadas com eficiência, permitem que as transações ocorram de modo fluido e objetivo, para as partes envolvidas.
Recomendações:
>É necessário que os vendedores tenham pleno conhecimento do que vendem: qualidades técnicas do produto, utilidade, forma de uso, vida útil, comparação, produtos e soluções alternativas e complementares.
  >Deve-se qualificar as visitas e a sua quantidade, quando do processo de vendas realizado por vendedores visitadores de clientes.
>Manter um controle estatístico das modalidades de abordagem de clientes, segundo à sua maior eficácia, para melhorar ou modificar o seu formato.
>Avaliar permanentemente todos os fatores que interferem no processo de vendas, para adequá-lo à aceitação da demanda.
>É fundamental que o vendedor, ao praticar o processo de vendas tenha uma imaginação competente, otimista e criativa, com o foco da venda direcionado para a melhor solução para o problema do cliente, segundo à sua real necessidade e anseio e busque o melhor produto ou serviço para atendê-lo. Isto praticado com eficácia, com absoluta certeza levará ao fechamento do negócio! O cliente tende a fechar negócio, quando fica convencido de que tal produto ou serviço é justamente o que lhe satisfaz as suas necessidades específicas de demanda.
>É sempre mais fácil vender cara a cara com o cliente.
>Estar atento aos sinais emocionais do cliente como o grau de atenção, os gestos; a expressão facial ou o tom de voz.
>Saber que as objeções se referem a: qualidade, preço, competidores, eficiência e durabilidade, serviços pós-venda e garantias. Determinando eventuais conexões com o produto ou serviço a ser vendido e preparando antecipadamente argumentos sólidos para cada uma delas.
Seqüência de procedimentos para Vender:
>Explicar de forma correta as características do produto ou serviço, quando estiver sendo efetuada a sua apresentação.
>Apresentar os benefícios do produto ou serviço. Com argumentos fortes como: consome menos energia, é ecologicamente correto, tem garantia de tanto tempo...
>Buscar respostas indutoras de fechamento de negócio como: Em nome de quem faremos o contrato?, De que forma quer pagar? Em que local será feita a entrega? Onde será executado serviço? Nunca perguntar se o cliente quer comprar.
>Nunca utilizar termos inadequados, de mau gosto, vulgares, expressões de tratamento intimistas, depreciativos, gírias e outros como: caro, gastar, preço e similares.
>Utilizar termos valorizantes como: útil, solucionador, diferenciado, resistente, durável e outros qualificativos.
>Quando o cliente apresentar objeções, ouvir atentamente e depois contra argumentar com inteligência, desmanchando com argumentos as objeções contra o produto ou serviço. Incluindo depoimentos favoráveis de outros clientes, atestados de capacitação, test-drive, reforçando os benefícios do produto ou serviço, que se trata de uma idéia que o vai fazer poupar muito dinheiro, reforçando a credibilidade da empresa, mostrando as garantias.
Considerações especiais:
>Ligar cedo para os clientes, porque no período matutino que é gerada a maior quantidade de decisões.
>Fazer a proposta de venda e esperar que o cliente retorne resultará em quase nada.
>Conduzir o cliente para o fechamento do negócio, explicando completamente o que é o produto ou serviço e para que é útil na solução de problemas ou necessidades do cliente e mostrando como ele deve comprar. Propondo o fechamento do negócio no ato.
>Coletar todos os dados necessários sobre o cliente para a elaboração da documentação da venda; evitando esquecimento ou solicitação adicional de informações.
>Fechar o negócio da venda o mais rápido possível. O resultado da venda é em função da  qualidade do que é dito, do estilo e das necessidades do cliente. Atentando para os sinais de que o cliente está pronto para compra, manifestado através de perguntas como “Quando vocês me entregam?”e outras ações visíveis de intenção de comprar.
>Negociar propostas sempre que for necessário, fazendo concessões para que se caracterize a concepção “ganha-ganha”. Por meio de descontos, reduções, prazos, datas e outras modalidades facilitadoras de entendimento.
>Sempre propor um valor mais elevado e  depois  a oferta com os valores menores.
>Quando o cliente fizer objeções durante as negociações, repetir a objeção dele, insira após “mas” e depois reforçar porque ele deve fechar o negócio de compra. Usando os argumentos ou as frases que possam anular a objeção. O “mas” funciona inconscientemente como um apagador da primeira parte da frase e reforça a segunda parte, principalmente se for aumentada a entonação de voz.

“A grande lógica de praticamente tudo, no caminho da eficácia intencional, não consiste no “porque”, mas sim no “como” conseguir. (EM).”

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