terça-feira, 21 de julho de 2015

NOMENCLATURA E SIGNIFICADOS

NOMENCLATURA E SIGNIFICADOS
ARISTOCRACIA: Significa nobreza. É a classe social superior. Do grego “aristokrateia”, que significa “governo dos melhores”. Aristocracia é uma forma de organização social e política em que o governo é monopolizado por uma classe privilegiada. Para Aristóteles, a aristocracia era o governo de poucos, dos melhores cidadãos no sentido de possuírem melhor formação moral e intelectual para atender aos interesses do povo.
AUTOCRACIA: é um conceito político. Do grego Auto (auto) e kratos (governo ou poder). Refere-se ao sistema de governo cuja autoridade repousa com uma pessoa sem limites: o autocrata (aquele que rege-se).
BURGUESIA: é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital: comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção. Do latim "burgus", significa fortaleza.
BUROCRACIA: é um termo oriundo do latim e do francês que significa escritório. Burocracia significava todas as repartições públicas e também o poder e ação dos funcionários nos escritórios e qualquer outro ambiente de trabalho. A sua razão de existência baseia-se num esquematismo "correto", meticuloso. Caracteriza-se especialmente pela sua impossibilidade de se afastar das normas e instruções "seguras" e ortodoxas, já conhecidas e experimentadas.
CAPITALISMO: é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada.
COMUNISMO: é uma doutrina social, segundo a qual se pode e deve "restabelecer" o que se chama "estado natural", em que todos teriam o mesmo direito a tudo, mediante a abolição da propriedade privada. Do latim comunis, significa comum. Na atualidade, o comunismo se exprime primeiramente como uma doutrina através do marxismo, marxismo-leninismo e maoísmo marxista, fundamentalmente uma doutrina destinada à igualdade compulsiva da maioria. O comunismo passou a ser reivindicado pelos partidos comunistas.
CUSTOMIZAÇÃO: Do inglês customization é empregada no sentido de personalização, adaptação, adequação. É adaptar ou adequar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; Alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente. Significa transformar uma peça a fim de deixá-la nova e única.
DEMOCRACIA: é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. Do grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
DINASTIA: é o período de sucessão, que reis e rainhas, pertencentes a uma mesma família, permanecem no poder. Do grego dynasteia, que significa poder, senhorio e comando. O conceito de dinastia remete para soberanos que pertencem à mesma família. Na dinastia o poder é transmitido por hereditariedade, podendo a mesma família permanecer no trono durante séculos. A dinastia é perpetuada pela escolha do sucessor do trono, que automaticamente passa para o filho primogênito do rei ou rainha. Quando o soberano não deixa herdeiros, os demais membros da família entram para a linha de sucessão. Em alguns casos a sucessão passa para descendentes não biológicos, como no caso de filhos adotivos.
DITADURA: é um regime governamental onde todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e idéias, possui poder e autoridade absoluta. É um regime antidemocrático onde não existe a participação da população. Na ditadura ficam todos os poderes apenas em uma instância.
EPISTIMOLOGIA: De origem grega,  Significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. Estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento. Como teoria do conhecimento, relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. Trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano.
FEUDALISMO: foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais. Originado na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. O feudalismo é  precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo. Os senhores feudais conseguiam as terras doadas pelo rei. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal. Acabou revelando um novo sistema econômico, político e social.
HIERARQUIA: é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente. É uma ordenação contínua de autoridades que estabelece os níveis de poder e importância, de forma que a posição inferior é sempre subordinada às posições superiores.
ILUMINISMO: Foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, principalmente na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Teve grande influência cultural, social, político e espiritual. Conhecido como Época das Luzes, com transformações na estrutura social da Europa. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão. Iluminismo é uma doutrina filosófica e religiosa preconizada no século XVIII, baseada na existência de uma inspiração sobrenatural.
As origens do Iluminismo já se encontravam no século XVII, nos trabalhos do francês René Descartes, que lançou as bases do racionalismo, como a única fonte de conhecimento. Acreditava numa verdade absoluta.
LIBERALISMO: é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. De acordo com essa doutrina, o interesse geral requer o respeito pela liberdade cívica, econômica e da consciência dos cidadãos. Indica que a razão humana e o direito inalienável à ação e realização própria, livre e sem limites, são o melhor caminho para a satisfação dos desejos e necessidades da humanidade. Exigia a liberdade de pensamento, a liberdade política e econômica. Acreditava no progresso da humanidade a partir da livre concorrência das forças sociais. No âmbito político: os direitos humanos; o princípio da liberdade na vida econômica.
MONARQUIA: é um sistema político que tem um monarca como líder do Estado. O significado de monarquia é também o rei e a família real de um determinado país. Monarquia é o mesmo que a realeza. A monarquia hereditária é o sistema mais comum de escolha de um monarca. Monarquia é a forma política em que o poder supremo do estado se concentra na vontade de uma só pessoa.
MONOGAMIA: é a condição daquele que é monogâmico, ou seja, que tem um só parceiro. É uma forma de matrimônio que ocorre entre um homem e uma mulher.
NEPOTISMO: é um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos públicos e políticos. Do latim nepos, significa literalmente “neto” ou “descendente”. Concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público.
OLIGARQUIA: Do grego "oligarkhía" cujo significado literal é “governo de poucos”, designa um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico, em benefício de interesses próprios.
OBSCURANTISMO: Estado do que se encontra na escuridão. De completa ignorância. Oposição sistemática a todo o progresso intelectual ou material. Atitude ou política contrária à difusão e transmissão de conhecimento, especialmente entre as massas.
POLÍTICA: é a ciência da governança de um Estado ou Nação e a arte de negociação para compatibilizar interesses. Do grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. A política tem uma perspectiva filosófico-jurídica.
PLUTOCRACIA: significa governo da riqueza, trata-se de um sistema político em que o poder está concentrado nas mãos dos indivíduos que são detentores das fontes de riqueza da sociedade. Plutocracia exerce presença real quando os representantes políticos atendem interesses apenas daqueles que os apoiaram no financeiramente no processo eleitoral, deixando de ser o cargo político uma representação do povo. Deste modo, o financiador exerce controle sobre as ações do representante. É um conceito, não um tipo de poder institucionalizado de maneira oficial.
PRESIDENCIALISMO: é um sistema de governo no qual o Presidente da República é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, ele escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
PARLAMENTARISMO: é um regime político ou governo que possui um gabinete de ministros, que formam o parlamento. Todos os projetos, leis e demais decisões do governo estão submetidos a votação deste parlamento. Em uma República Parlamentarista, o presidente da república é o responsável pela nação, como Chefe de  Estado e o controle do governo fica a cargo do primeiro-ministro. Em uma Monarquia Parlamentarista, o monarca é o Chefe de Estado, os ministros são os responsáveis por controlar o governo. O primeiro-ministro, chamado de chanceler, exerce a chefia do Poder Executivo. A escolha do parlamento é feita a partir de um voto de confiança.
REPÚBLICA: Do latim res publica, "coisa pública" é uma estrutura política de Estado ou forma de Governo em que são necessárias três condições fundamentais para caracterizá-la: um número razoável de pessoas; uma comunidade de interesses e de fins e um consenso do direito. Sistema de governo cujo poder emana do povo. Refere-se ao Estado e ao governo. Forma de governo ou regime. República é o tipo de Governo, fundamentado na igualdade formal das pessoas, em que os detentores do poder político exercem-no em caráter eletivo, representativo, transitório e com responsabilidade.
TEOCRACIA: Literalmente governo de Deus. Estado teocrático é um país ou nação que possui um sistema de governo que se submete às normas de uma religião específica. As regras que gerem as ações políticas, jurídicas, de conduta moral e ética, além da força policial deste modelo de governo estão baseadas em doutrinas religiosas. Do grego, em que teo significa "deus" e cracia quer dizer "governo", ou seja, teocracia significa "Governo de Deus" ou "governo divino".
“Somente Deus é o Todo Poderoso, Senhor e Absoluto. (EM).”








Nenhum comentário:

Postar um comentário