domingo, 12 de agosto de 2012

RESPOSTAS


RESPOSTAS
Por ERNIDIO MIGLIORINI  E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Respostas para algumas indagações oportunas:
1-Pirata é aquele de age por conta própria, saqueando embarcações nos mares. Corsário é aquele que age a mando de um determinado reino, com o qual divide o saque,  utilizando a bandeira do mandante.
2-Os acentos gramaticais (Agudo, grave, circunflexo, til, ponto no “i”...) foram criados por Aristófanes de Bizâncio, na Biblioteca de Alexandria e utilizados primeiramente no grego.
3-Uma folha de papel tem 0,074 mm de espessura.
4-A asa de um mosquito bate com uma freqüência de 190 vezes por segundo.
5-O sonho que ocorre durante o sono é a comunicação do subconsciente com o consciente. O corpo fica relaxado, mas a atividade cerebral é muito intensa, os olhos  movem-se o tempo todo.
6-O raio é a descarga elétrica; o relâmpago a sua luz e o trovão o seu ruído.
7-A Lua executa o seu movimento de rotação ao redor da Terra em 27 dias, 7 horas e 33 minutos. Enxergamos sempre uma única e mesma  face da Lua. Considerando as fases da Lua, o mês tem a duração de 29 dias, 12 horas e 44 minutos.
8-Wall Street a rua que concentra em Nova York, o Centro financeiro  dos Estados Unidos, é chamada de Rua do Muro, porque ali foi construído um muro de proteção contra ataque dos índios ao sul de Manhattam.
9-A bandeira do Brasil tem 27 estrelas que representam os estados e o Distrito Federal. A estrela que está acima da faixa branca representa o Pará, chama-se Spica ou alfa, a mais brilhante da Constelação de Virgem. O azul simboliza o céu do Rio de Janeiro.
10-A casca da laranja é inflamável, pois tem algumas propriedades semelhantes à gasolina.
11-O álcool congelado também queima.
12-Belas artes: arquitetura, escultura, gravura, música, coreografia, pintura e cinema. Belas letras: gramática, eloqüência, poesia e literatura.
13-No mundo morrem por hora: 6.178 pessoas; por dia: 148.272; por ano: 54 milhões.
14-Uma das medidas de uma sala chama-se pé direito, porque se mede em pé, partindo de um ângulo reto de 90º, daí o direito.
15-As orelhas e o nariz, por serem cartilaginosos nunca para de crescer.
16-O lado das pessoas esquerdo e direito não são iguais entre si, apresentam diferenças morfológicas e métricas.
17-O umbigo é uma cicatriz que não tem mais utilidade alguma.
18-O navio não afunda por causa do empuxo, uma força que a água faz, empurrando-o em direção à superfície. “todo corpo mergulhado em um líquido recebe por parte deste a aplicação de uma força de baixo para cima”. Esta força faz um objeto boiar sempre que o peso da água por ele deslocada for maior do que o peso de tal objeto.
19-O símbolo matemático que denota o número infinito, tem um  formato de um oito deitado,  inspirado na antiga notação romana do 1000, que etimologicamente significa: repetir, repetir, repetir....
20-Por que os dias da semana acabam com feira?
No Império Romano, a astrologia introduziu no uso popular a septimana, ou  sete manhãs. No cristianismo, o dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor; e o saturni dies, dia de Saturno, por sabbatum, derivado do hebraico shabbath, dia do descanso, consagrado pelo Velho Testamento. Os outros dias eram dedicados a: Lua (segunda), Marte (terça), Mercúrio (quarta), Júpiter (quinta) e Vênus (sexta). O termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados - férias ou feiras - e, além disso, os mercados funcionavam ao ar livre. Com o tempo, a Igreja baniu das liturgias os nomes pagãos dos dias, oficializando as "feiras". O domingo, que seria a primeira feira, conservou o mesmo nome por ser dedicado a Deus, fazendo a contagem iniciar-se na secunda feira, a segunda-feira. O sábado foi mantido em respeito à antiga tradição hebraica. Apesar da oposição da Igreja, as designações pagãs sobreviveram em todo o mundo cristão.
21-O que pesa mais: 1 quilo de chumbo ou 1 quilo de isopor?
Se a experiência for realizada no vácuo os dois pratos da balança ficarão equilibrados. Mas em condições normais, com a pressão atmosférica atuando, a balança irá pender para o lado do chumbo. Isso porque o volume de 1 quilo de isopor é muito maior do que o de 1 quilo de chumbo; assim, o isopor desloca muito mais ar do que o chumbo e tem uma atração maior para cima (empuxo) do que o chumbo.
22-Por que o mar é salgado?
Durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem. As águas do escoamento despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar. A água do mar é composta por 3,5% de sais, entre eles o cloreto de sódio, que é a mesma substância que compõe o sal de cozinha.
“Jesus preceda-nos para a vitória; Santo Espírito de Deus conceda-nos poder; Santos Anjos guarda-nos indo, permanecendo e voltando. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário