sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PLANEJAMENTO

PLANEJAMENTO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com


        Planejar  é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para  alcançar objetivos desejados.
 O Planejamento é elaborado antes e está sujeito a condicionantes e variáveis, dentre elas a constatação de que as metas projetadas estão fora da realidade. Diante desta situação e similares, que ocorrem no contexto administrativo, a atitude sensata é rever o  planejamento, dando-lhe a característica mais aproximada possível da realidade.
É necessário e inteligente redefinir prioridades. As ações administrativas devem pautar pelo princípio da prudência: receita pelo mínimo e despesa pelo máximo. Priorizar o que é mais urgente  e infra-estrutural.
Ao estabelecer metas deve ser adotado o critério de planejar segundo a real factibilidade; isto é, o que realmente pode ser feito. Sempre aprendendo com o erro e  tendo a idéia de viabilidade. Em hipótese alguma delirar com metas absurdas e prazos inadequados de execução. Sempre metas que possam ser alcançadas.
Os objetivos devem ser tratados com  visão, especialmente visão a médio e longo prazo, atentando para a conjuntura econômica,  financeira e política nacional e internacional.
Planejar com base dados e informações confiáveis, considerando tempo e recursos disponíveis e disponibilizáveis.
Sistematizar o processo de avaliações periódicas para reciclar a gestão estratégica e oportunamente. Mensurando o desempenho para evitar eventos nefastos; fazendo comparações mensais e semestrais de  desempenho, ganhando tempo para executar correções de curso. A ênfase é tomar atitude!
“O bom administrador deve estar sempre com o termômetro à mão, para medir a temperatura conjuntural. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário