quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CORRELAÇÕES E DIFERENÇAS

CORRELAÇÕES E DIFERENÇAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com




1-SABER, SABEDORIA, PRUDÊNCIA, PONDERAÇÃO:
Saber: estar informado, ter a certeza, ter conhecimento, ser capaz de fazer algo. = Domínio da ciência.
Sabedoria: é a habilidade de agir de maneira acertada, segundo a moral e os costumes. É a absorção e aplicação: justa, prudente, ponderada e conseqüente de conhecimento; consciente de quanto ainda precisa aprender. Bom senso. Um dom, que permite discernir o melhor caminho a seguir, com equilíbrio e virtude. = consciência.
Prudência: é uma virtude cardinal, entre as quatro principais,  que se caracteriza pela cautela, precaução; buscando o objetivo, evitando perigos e riscos. O exercício de julgamento sadio, para atingir o verdadeiro bem, com  justos meios, evitando inconveniências. = cuidado, moderação.
Ponderação: Ato de refletir, agir com calma, serenidade, tranqüilidade, equilíbrio, placidez; pesando antes de agir sobre as conseqüências de cada ato, atitude e ação. = análise.     
2-HABILIDADE, CAPACIDADE, COMPETÊNCIA:
Habilidade: utilização  e aprimoramento da acuidade dos sentidos. Conhecer, Saber fazer com grande competência, capacidade, conhecimento e atitude para solucionar problemas; colocando em prática, com  rapidez o  aprendizado. Capacidade adquirida. = técnica.
Capacidade: aptidão para fazer, colocar em prática. Medida ou tamanho do potencial individual de aptidão para executar com sucesso e eficácia determinadas tarefas. Capacidade jurídica é o potencial de todo o indivíduo, que o faz sujeito de direitos e obrigações. = índice operacional.
Competência: é o conjunto de conhecimento, atitude, capacidade e aptidão para bem desempenhar. Habilidades harmonicamente desenvolvidas; absorvendo conhecimento e aplicando-o oportunamente. A aplicação de habilidades com determinação e confiança na capacidade. Competência jurídica: a faculdade conferida aos agentes políticos, públicos e judiciais, às esferas de governo e seus poderes constituídos, para decidir e agir em determinadas situações previstas pela legislação. = adequação estratégica.

3-JUÍZO, JUSTIÇA, JUSTIÇA, EQUIDADE, JUÍZO, ISONOMIA:
Juízo: é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, do pensamento lógico para alcançar uma integração significativa, visando uma atitude racional frente às necessidades do momento. Estabelecendo uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, O Juízo encerra,  três elementos: duas idéias e uma afirmação. O sujeito e seus atributos ou predicados. Um juízo de valor: é um  julgamento pessoal sobre a correção ou incorreção de algo, ou da sua utilidade, baseado num ponto de vista pessoal; conjunto particular de valores ou sistema de valores determinado. = avaliação de veracidade.
Justiça: em sentido restrito, significa o fato de só praticar atos reciprocamente benéficos, em todo o sistema cósmico. Atendo-se ao termo justo, onde não há folga para encaixar qualquer coisa negativa, apenas com espaço adequado para o que é paradígma de justíça. = padrão comportamental perfeito.
Justiça: no contexto jurídico, significa recorrer ao Poder Judiciário para resolver demandas; no pressuposto de que os juízes possuem uma unção especial, conferida pela legislação, para restabelecer o que é justo. = arbitragem social.
Equidade: ausência de discriminação e de acepção pessoal, institucional e factual. Juridicamente: aplicação do Direito pelo Sistema  Judiciário, da forma mais justa, equilibrada e igualitária, segundo às normas; adaptando o Direito ao caso. = isenção, equidistância.
Juízo: no contexto pessoal tradicional significa bom senso, maturidade. = auto-controle.
Isonomia: significa igualdade de todos, que estão nas mesmas condições, diante das várias circunstâncias sócio-legais-econômico-histórico-culturais. = equiparação.
4-ESCOLA, ENSINO, INSTRUÇÃO, APRENDIZAGEM, APRENDIZADO, EDUCAÇÃO:
Escola: espaço formal credenciado legalmente pelo Estado, para mediar o ensino e o aprendizado do conhecimento científico pelos educandos. = instrumento.
Ensino: o ensino pode ser formal,  informal e  não-formal. Respectivamente: aquele praticado pelas instituições de ensino, o relacionado ao processo de socialização do homem e o intencional relacionado a processos de desenvolvimento de consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos aprendendo constantemente e por diferentes vias e agentes.
        Ensino é a ação e o efeito de ensinar, sistema e  método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e idéias. implica na interação:  professor ou docente;  aluno,  ou discente; e o objeto de conhecimento. O professor media e o educando  compromete-se com a sua aprendizagem e toma a iniciativa na busca do saber. = busca de conhecimento.

Instrução: Ação de ensinar para educar e saber as noções adquiridas, para proceder cientificamente; passo a passo, concluindo com sucesso determinada  tarefa, processo, operação,  objetivo e problema. = orientação.

Aprendizagem: é o processo em que as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. A aprendizagem  está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Depende de ser devidamente orientada e  da  motivação do indivíduo. = estudo.
Aprendizado: é o resultado do que foi  realmente apreendido através do processo de aprendizagem, no seu sentido mais amplo. = conhecimento assimilado.
Educação:  é o desenvolvimento integral do indivíduo: Corpo, mente, espírito, saúde, emoções,pensamentos, conhecimento, expressão e complementares.Para o protagonismo,  autonomia, integração social harmônica e construtiva. Um processo natural, pois  o indivíduo nasce aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes, de modo espontâneo como um fenômeno natural.
A educação formal visa preparar melhor a pessoa para fazer uso de suas habilidades pessoais, recursos, e conhecimentos, estar a serviço da sociedade, da cidadania, para aumentar a qualidade de vida de toda a sociedade,  promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade. Geralmente educação se aprende em casa e ensino na escola.
= adequação vivencial.

5-APRENDER, APREENDER:
Aprender: é o ato de adquirir conhecimento empírico, teológico, filosófico e cientifico de forma e recursos diversificados, para a construção individual do cabedal cultural. = instruir-se.
Apreender: é armazenar na mente o que foi aprendido, confirmando o aprendizado, a absorção de conhecimento; com capacidade para elaborar e fazer eficazmente, resolvendo os problemas circunstanciais. = acumular.

6-ENTENDER, ENTENDIDO, INTELIGENTE:
Entender: compreender, interpretar, discernir e assimilar o que está aprendendo. = ser capaz de analisar.
Entendido: é aquele que tem um conhecimento maior e mais específico sobre determinado assunto e com este potencial pode executar tarefas com sucesso. = capacidade prática.
Inteligente: qualidade daquele indivíduo que tem capacidade de processar informações, assimilar conceitos, desenvolver raciocínios e relações; planejar, eleger alternativas, absorver e aplicar conhecimentos metodológicos e tecnológicos com maior rapidez, criatividade e eficácia. = eficiente, eficaz e efetivo.
7-PROCESSO FUNCIONAL:
Cinco sentidos à mente à imagens mentais à pensamentos à idéias à intenções  à atitudes à ações à fatos à realidade.  

“Diante de um conceito: entendê-lo, interpretá-lo e posicionar-se. (EM).”






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