terça-feira, 14 de agosto de 2012

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA



ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA


ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com




Finanças:  corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios, com transferência e circulação de dinheiro. As finanças são decisivas  no gerenciamento  da empresa, na sua tomada de decisões.
Administração Financeira: é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar com eficácia, o fluxo de recursos financeiros das organizações, com fins lucrativos ou não; no que diz respeito à clientes, planejamento, analise de investimentos e,  meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores métodos para a condução financeira da empresa. Com recursos financeiros circulando constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos.
A Administração Financeira visa o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, sempre objetivando a viabilidade dos negócios, o seu   crescimento, desenvolvimento e estabilização.
É por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que  muitas  empresas  entram em falência. Cabe ao setor finananceiro prover dados para mensurar a performance da empresa, avaliando sua posição financeira; que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos,  para atingir as metas da empresa.
O Administrador Financeiro deve estar inteirado as oportunidades de mercado, como os investimentos temporários que trazem mais resultados na condição de recursos circulantes, pelo alto índice de liquidez apresentado. Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucro. As atividades do porte financeiro têm como base de estudo e análise do fluxo de caixa da empresa, deste  é  que se percebe a quantia real disponível circulante para  custeio e novas atividades. As funções típicas do administrador financeiro são: Análise, planejamento e controle financeiro, baseado em relatórios financeiros elaborados a partir de dados contábeis, capacidade de produção,  decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, para alavancar as  suas operações, desenvolvendo e implementando medidas e projetos com vistas ao crescimento do fluxo de caixa adequado para atingir as metas da empresa.
O Administrador financeiro deve inteirar-se de quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evitar desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos irremediáveis, e garantindo  o  imprescindível para uma empresa, o seu 'capital de giro'. Avaliar criteriosamente se é compatível contrair empréstimos e financiamentos e a capacidade da empresa para fazer a sua amortização. Promovendo a elaboração diária do controle de entradas e saídas do caixa; das contas a receber e a pagar, devidamente relacionadas, no referente ao credor ou devedor, com os valores e datas de vencimento. Honrando os compromissos nas datas dos vencimentos, captando recursos a um custo mais baixo ou  aplicando as sobras nos investimentos mais atraentes, antevendo as possibilidades de investimento em novos projetos. Mantendo um ótimo relacionamento  interno e externo. Conforme descrito a seguir:
       
 Diretoria: A relação deve ser  aberta e franca. Tudo o que se passar com as finanças da empresa, deve ser repassado à diretoria, mostrando quais as melhores alternativas a serem tomadas.
 Recursos Humanos: As atividades deste setor tais como, admissões, demissões, benefícios e outros, dependem  do aval do Financeiro, em tudo que onere as finanças da empresa.
 Contabilidade e Auditoria: O Administrador Financeiro depende das Demonstrações Financeiras para tomar decisões.
 Setor Administrativo: para o bom desempenho geral.
       Setor Jurídico: ligado às cobranças de títulos, com clientes e fornecedores, processos trabalhistas e demais ações judiciárias.
      Setor de Produção: A aquisição de  equipamentos e matérias primas.
Planejamento e Controle: Os orçamentos de despesas por departamento, compra e venda de mercadoria, logística.
Setor Comercial:  relação  estreita nas políticas de descontos de fornecedores, descontos a clientes, a precificação correta das mercadorias, os prazos médios de pagamentos de títulos, os  recebimentos. 
 Governos: O Administrador Financeiro é o preposto, a pessoa que representa a empresa junto aos governos.
 Fornecedores: A relação com os fornecedores deve ser de parceria. Sempre quando a empresa estiver passando por dificuldades financeiras não conseguindo recursos para honrar os compromissos nas datas aprazadas,  procurar os fornecedores para  conseguir um prazo mais elástico, não  fugindo dos fornecedores. procurar negociar da melhor forma possível.
Investidores: esta relação deve ser muito boa e principalmente duradoura.
Clientes: os créditos deverão ser autorizados através de uma minuciosa análise do cadastro do cliente até liberar a compra. Negociar da melhor forma possível a dívida daqueles clientes que estão passando por dificuldades financeiras.
Instituições Financeiras: Essa relação é de fundamental importância para a empresa. Recorrer às instituições financeiras, procurando as melhores taxas e melhores prazos, para captar recursos e dar andamento aos projetos empresariais.
Órgãos Reguladores:  órgãos  que regulam as atividades operacionais das empresas,  entidades de classe
Conhecimento requerido para um Administrador Financeiro: Contabilidade, Administração, Economia, Matemática Financeira, Informática, Direito, Meio Ambiente, Marketing, e Comunicação.
“O intrigante é que podemos antever fatos futuros, mas  nem sempre  poderemos  impedí-los e evitá-los. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário