segunda-feira, 27 de agosto de 2012

INVESTIMENTOS E CONCEITOS



INVESTIMENTOS E CONCEITOS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI  E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com




1) Love Money: Dinheiro investido por amigos e família no estágio inicial do empreendimento.
2) Angel Capital: Aporte feito por pessoas físicas para viabilizar o negócio.
3) Seed Capital: Segundo investimento mais estruturado, cria bases para o crescimento.
4) Venture Capital: Aporte feito por fundos para bancar contratações e aquisições.
5) Private Equity: Investimento de grandes fundos para consolidar a empresa e aumentar a escala.
6) Initial Public Offer (IPO): Lançamento inicial de ações na Bolsa de Valores.

Tipos de Investimentos e Aportes Financeiros:

Arbitrage Pricing Model (APM): Modelo de Precificação (de ativos de capital) por arbitragem.
Capital Asset Pricing Model (CAPM): Modelo de Precificação de Ativos de Capital.
Cumulative Abnormal Returns (CAR): Retornos anormais cumulativos. É a medida usada para avaliar o sucesso esperado pelo mercado de uma fusão ou aquisição. Representa a diferença entre o comportamento das ações das empresas envolvidas na transação e o comportamento de um índice de mercado.
Chief Executive Officer (CEO): Normalmente, equivalente ao Diretor Presidente de uma empresa.
Direito de Preferência: Quando um Quotista/Acionista desejar vender, ceder, transferir ou alienar de outro modo a totalidade ou parte de suas Quotas/ Ações, em uma única operação ou série de operações, deverá dar preferência aos seus sócios, para depois oferecer a terceiros.
Discounted Cash Flow (DCF): Fluxo de Caixa Descontado.

Drag Along: Cláusula societária, Caso um determinado Quotista/Acionista, doravante denominado Sócio Ofertante, deseje transferir as suas Quotas/ Ações a qualquer terceiro, o
Sócio Ofertante terá o direito de exigir que todas as Quotas/Ações detidas pelos demais sócios sejam incluídas na Transferência das Quotas/Ações pretendida pelo Sócio Ofertante, de acordo com normas e requisitos estabelecidos na sociedade.

Earnout: Plano de incentivos pagos ao executivo da Empresa Adquirida, que se baseiam em metas estabelecidas pelo comprador e vendedor por um determinado período.
EBITDA: É a sigla em inglês para “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” que, traduzido literalmente para o português significa: “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Significa o lucro operacional da Empresa, antes do pagamento de tributos, depreciação e amortização de ativos da Empresa.
Escrow Account: Conta especial instituída pelas Partes junto a uma terceira entidade, sob contrato, destinada a acolher um depósito garantia e ali mantido em custódia, para liberação após o cumprimento de requisitos especificados. No caso de Fusões e Aquisições, geralmente se refere a uma proteção da Empresa Compradora que pode exigir o depósito de uma parcela do preço de compra em uma conta de caução, contra o qual poderá compensar o montante de qualquer reivindicação de indenização dentro de um determinado prazo. A não ocorrência da contingência em apreço no prazo determinado fará com que o valor depositado seja liberado.
Generally Accepted Accounting Principles (GAAP): Princípios contábeis geralmente aceitos.
Índice Preço/Lucro: O valor de Mercado das ações de uma empresa dividido pelo seu lucro ou, de forma equivalente, o preço da ação dividido pelo lucro por ação.
Initial Public Offer (IPO): Lançamento inicial de ações na Bolsa de Valores.
Leverage Buy-Out (LBO): Aquisição de uma empresa por meio de alto grau de endividamento. Muitas vezes, a transação envolve a compra de uma empresa pelos seus próprios administradores.
Market Value Aded (MVA): Valor agregado de mercado. Essencialmente, a diferença entre o valor total de mercado de uma empresa e o valor dos fundos investidos nela.
Net Operating Profits Less Adjusted Taxes (NOPLAT): Lucro operacional líquido menos os impostos ajustados. Reflete o resultado operacional, depois de impostos, de uma empresa caso fosse inteiramente capital acionário, ou seja, sem qualquer consideração de benefícios fiscais decorrentes da dedutibilidade dos juros sobre as dívidas) e desconsideradas quaisquer receitas ou despesas extraordinárias.
Net Present Value (NPV): Valor Presente Líquido.
Option Pricing Methodology (OPM): Metodologia de Precificação de Ações.
Return on Equity (ROE): Retorno sobre o patrimônio líquido. Normalmente, refere-se ao Patrimônio Líquido Contábil, em vez do valor de mercado do capital acionário.
Return on Invested Capital (RIC): Retorno sobre o capital investido.
Return on Sales (ROS): Retorno sobre as Vendas.
Real Option Value (ROV): Valor das Opções Reais.
Shot gun: Também conhecida como “Cláusula de Compra e Venda Obrigatória” ou “Cláusula de Compra Compulsória”, trata-se de cláusula societária, na qual um determinado Quotista/Acionista, doravante denominado Sócio Ofertante, oferecerá suas ações ao outro, por determinado preço, e o outro terá a opção de comprá-las ou de vendê-las ao Sócio Ofertante, por esse mesmo preço.
Tag Along: Cláusula societária, Sem prejuízo do Direito de Preferência, se um determinado Quotista/Acionista, doravante denominado Sócio Ofertante, desejar alienar, direta ou indiretamente, suas Quotas/Ações a um ou mais terceiros interessados, os demais sócios terão o direito de vender as suas Quotas/Ações juntamente com o Sócio Ofertante, com base nos mesmos termos e condições e de acordo com normas e requisitos estabelecidos na sociedade.
Weighted Average Cost of Capital (WACC): Custo médio ponderado do capital.

“A grande sabedoria e eficácia de um método é encontrar “realmente” a causa do problema. Poucos o conseguem! (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário