quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PROFISSÕES DO FUTURO



PROFISSÕES DO FUTURO
ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

As tendências e necessidades do mercado de trabalho e da sociedade ditam o surgimento e a importância de atividades profissionais. Tematizadas para o meio ambiente, empreendedorismo e inovação.
Estes serão os fatores mais relevantes no delineamento das carreiras mais promissoras; conforme evidencia a pesquisa desenvolvida pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da Fundação Instituto de Administração, da Universidade de São Paulo.
A pesquisa foi realizada no segmento de diretores e gerentes de todo o País, sinalizando as atividades com potencial econômico futuro e a qualificação profissional para executá-las com êxito. Negócios ligados ao setor de serviços, nas áreas de saúde,  qualidade de vida, turismo,  lazer, alimentação e serviços para a terceira idade.

As quatro profissões mais citadas no estudo:
1. Gerente de Eco-Relação: Profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.
2. Chief Innovation Officer (Chefe de Inovação): Interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações. 
3. Gerente de Marketing e-commerce (Gerente de comércio digital): Gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.
4. Conselheiros de Aposentadoria: Profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria e preparar o indivíduo para uma possível segunda carreira.
O fator comum entre todas as posições identificadas é a formação multidisciplinar. Não apenas a sua graduação, mas  uma pessoa que tenha visão de negócio, resultados econômicos e impactos sociais. Mesmo para especialistas técnicos, precisa ter uma visão melhor de processos de empreendedorismo, inovação e de relacionamento com a comunidade.
O estudo “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira – 2020”, realizado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) com a participação de 402 empresas, que empregam 2,2 milhões de pessoas no país. Destaca as profissões vinculadas ao meio ambiente, pela preocupação das indústrias com este tema; classificadas como transversais, pois atendem a vários segmentos empresariais. A questão do meio ambiente é uma necessidade para todo o setor e demanda profissionais sensíveis para o contexto conjuntural de cada época.
As profissões do futuro, de acordo com os maiores índices de perspectivas profissionais do setor industrial:


1. Supervisor de Produção em Indústrias de Transformação: Tem como responsabilidade coordenar e programar as atividades dos trabalhadores industriais.
2. Engenheiro de Petróleo: Com conhecimento em engenharia, geofísica, mineração e geologia, este profissional trabalha na descoberta de poços e jazidas, bem como no desenvolvimento de projetos de exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural.
3. Técnico em Sistema de Informação:  especializado  na criação e  análise de sistemas informatizados com o intuito de gerenciar, processar e armazenar informações em diversos setores de atividades.
4. Trabalhador de Tratamento de Superfície de Metais e Compósitos: profissional para o tratamento de superfícies de peças metálicas, não-metálicas e de materiais sintéticos, por meio de processos mecânicos, utilizando técnicas e produtos químicos específicos.
5. Engenheiro de Mobilidade: para a construção, monitoramento e manutenção da infra-estrutura ferroviária, portuária e aeroportuária, supervisiona se as obras em andamento respeitam as normas legais específicas da legislação.
6. Consultor em Gestão de pessoas: com a competência de intra-empreendedorismo, fundamental para o profissional de RH do futuro.  Profissional que possua atitudes e ações estratégicas na área de Recursos Humanos fornecendo aos colaboradores vantagens que vão além da  remuneração, o desenvolvimento de práticas e diretrizes que tornem o atuar na empresa algo diferencial, que as pessoas se sintam engajadas e valorizadas.
“Só sai da mente, o que está dentro da mente. Conseqüentemente devo zelar pelo que permito que se hospede em minha mente. (EM).”
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário