sexta-feira, 4 de março de 2016

VOAR


VOAR
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Aeronáutica: É a atividade e o estudo da locomoção aérea no interior da atmosfera terrestre e dos meios utilizados para este fim, as aeronaves. A Aeronáutica abrange dois ramos: “Aviação”: a locomoção em aparelhos mais pesados que o ar, os aerodinos. “Aerostação”: a locomoção em aparelhos mais leves que o ar, os aeróstatos.
Utilização das aeronaves: Aeronáutica Militar, uso militar de aeronaves; Aeronáutica Civil, uso privado, comercial e geral de aeronaves.
Astronáutica: É a locomoção aérea fora da atmosfera terrestre, acima dos 200.000 m de altitude.
Aerostação: É a ciência que trata da navegação aérea em aparelhos mais leves que o ar, os balões, seu desenvolvimento e sua utilização prática.
Aviação: É o estudo do mais pesado do que o ar, respeitando-se as leis de física, o avião como instrumento de utilização pelo homem.
História: Muitas culturas construíram veículos que viajavam pelo ar, desde os projetos mais antigos aos mais sofisticados, como veículos flutuantes ou dispositivos aerodinâmicos inclusive na Grécia Antiga: Ícaro, recentemente vôos humanos de curta distância, voo alado, voo de pára-quedas e vôo controlado de planador. Em dezembro de 1685 nasceu na Vila de Santos, em São Paulo, Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Brilhante, de idéias avançadas filiou-se à Companhia de Jesus. Aos 20 anos de idade, requereu à Câmara da Bahia o privilégio para o seu primeiro invento: um aparelho que fazia subir a água de um riacho até uma altura de cerca de 100 metros. Entre 1708 e 1709, Bartolomeu de Gusmão, já no sacerdócio, embarcou para Lisboa, Na Universidade de Coimbra realizou estudos das Ciências Matemática, Astronomia, Mecânica, Física, Química e Filologia, e o exercício da Diplomacia e da Criptografia. Descobriu que um objeto mais leve que o ar poderia voar. Joseph Michel Montgolfier nascido no ano de 1740 e Jaques Étienme Montgolfier, nascido em 1745, construíram o primeiro balão tripulado de sucesso no ano de 1783. O francês Henri Giffard voara precariamente a uma velocidade de um km, em 8 de janeiro de 1825, em  Paris, em um balão motorizado. Em 08 de novembro de 1881, o brasileiro Julio César Ribeiro de Souza, nascido no estado do Pará, realiza em Paris o primeiro voo público do aeromodelo, que sobe avançando para frente. O primeiro dirigível do mundo é a aeronave N-6, do mineiro Alberto Santos Dumont. Em 23 de Outubro de 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o voo em um aparelho mais pesado que o ar, sem ajuda de equipamentos de solo, por si mesmo. Os irmãos Wright, antes de Dumont tentaram realizar seu voo, porém, as duas vezes foram fracassadas.
Aeronaves Mais leves do que o ar: Aeróstatos que fazem uso de um gás menos denso do que o ar ao seu redor, como hélio ou ar aquecido, como modo de alçar e sustentar voo. Balão de ar quente: aquece ar à sua volta com o uso de inflamadores. O ar aquecido torna-se menos denso que o ar ao seu redor, e sobe e fica preso no compartimento de ar do balão, que o faz alçar voo, no ar, é guiado pelas correntes de vento, uma pessoa não pode pilotar o balão, apenas controlar. Possuem uma capacidade muito pequena de  carga. Seu tempo máximo de voo é limitado pela quantidade de combustível carregado a bordo. Dirigíveis: são usados como um meio de propaganda. Fazem uso de um gás menos denso que o ar atmosférico, geralmente, hélio. O gás é lacrado em uma câmera de ar de dimensão suficientemente grande para permitir a sua sustentação. Carregam mais peso do que os balões. A rota de vôo de um dirigível e a sua podem ser controladas. Possuem hélices e leme.  Podem atingir velocidades de até 100 km/h.
Aviação Geral: se caracteriza pela grande quantidade de vôos, pousos e decolagens. É a parte da aviação civil que compreende a categoria aviação agrícola, a experimental, a desportiva, o táxi aéreo, aerofotogrametria, transporte de cargas externas, a aviação executiva, vôos charter, aviação privada, treinamento de vôo, balonismo, paraquedismo, vôo a vela, asa-delta, UTI aérea, Helicópteros de redes de TV, patrulhas aéreas e combate ao fogo florestal.
Aviação Civil: O transporte aéreo comercial responsável pelo grande número de passageiros e cargas transportados.
Aviação Militar: Compreende as aeronaves especialmente construídas e providas de armamentos e munições para ações beligerantes.
Aviões: Alçam e sustentam voo através de reações aerodinâmicas que acontecem quando o ar passa em determinada velocidade pela suas asas. Todo o avião necessita de um trecho de terra longo e plano  para conseguir alcançar a velocidade necessária para a decolagem e para frear seguramente na aterrissagem. Alguns aviões são adaptados de modo a permitir seu pouso e decolagem em um corpo de água, como lagos e rios de baixa correnteza, os hidroplanos. São divididos em três categorias:
1- Aviões a pistão e turbo-hélices;
3 Aviões super-sônicos;
2 Aviões a jato, Aviões a pistão e turbo-hélice. Aviões a pistão e turbo-hélices mono e multimotores fazem uso de motores de combustão, que fazem girar uma hélice, que cria o empuxo necessário para a movimentação da aeronave à frente. São relativamente silenciosos, possuem velocidades, capacidade de carga e alcance menores do que os a jato. De operação mais econômica.
 Planadores: O funcionamento é essencialmente a mesmo de um avião, exceto que o planador não possui motores. Que torna a sua decolagem impossível por meios próprios. Precisam ser lançados do ar, através de outro avião ou catapultas, não possuem meios próprios para aumentar e/ou manter sua altitude por muito tempo. Certos planadores possuem um motor que permite ao planador decolar e sustentar voo, podendo tal motor ser escamoteado para completar o perfil aerodinâmico de sua fuselagem. No ar, o piloto de planador procura guiá-lo através de correntes de ar ascendentes provenientes do solo aquecido, ou de correntes orográficas, com o intuito de maximizar a distância a ser percorrida ou a sua permanência em voo.
Helicópteros: Aeronaves de asa rotativas, alçam e sustentam vôo porque as suas pás, agem como asas rotativas e também propulsionam a aeronave. Possuem extrema manobrabilidade, podendo voar de ré e pairar no ar. Um rotor traseiro, montado no plano horizontal, contrapõe o torque do rotor principal, evitando que todo o corpo, a sua fuselagem, gire em seu eixo vertical sem controle, e também faz as funções de leme. Podem decolar e pousar verticalmente, sem a necessidade das longas pistas de pouso e decolagem. São lentos, até 300 km/h e possuem alcance e capacidade de carga limitada.
Hidroavião ou hidroaeroplano: É um aeroplano preparado para descolar e pousar, "amarar" ou "amerissar", sobre a superfície da água. Categorias: 1 Hidroaviões de casco: A flutuabilidade é proporcionada pela própria fuselagem que tem a forma do casco de uma embarcação. A maioria dispõe de flutuadores menores nas asas que ajudam à sua estabilidade; 2 Hidroaviões de flutuadores: Utilizam flutuadores em lugar de um trem de aterragem convencional, a sua fuselagem não chega a tocar na água. Normalmente estão equipados com dois flutuadores;  3 Aviões anfíbios: Tem rodas para pouso em terra, além do casco ou dos flutuadores para pouso na água. Podem decolar e pousar tanto na água como em terra.
  Ecranoplano: É uma classe de aerodinos com características peculiares, para movimentar-se voando a poucos metros de altura sobre uma superfície plana, geralmente aquática.
“Houve um encontro onde compareceram o eterno, o perene, o vitalício, o interminável, o infindo, o perpétuo e o infinito. Cada um com as suas propriedades e credenciais. Tinham entre si similitude, mas havia apenas uma diferença. Esta estava relacionada ao detalhe: início e final...(EM).”





Nenhum comentário:

Postar um comentário