sábado, 26 de março de 2016

ANCESTRALIDADE

ANCESTRALIDADE
Por ERNÍDIO MIGLOIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Ocorre com as pessoas o fenômeno da memória genética, originalizada em função do processo de ancestralidade. Por isto tem-se a sensação de já ter visto certos ambientes, vivenciadas certas circunstâncias ou até a hipótese de ter existido em épocas passadas. Mas, tudo isto, está explicado no fato da transmissão de indivíduo para indivíduo da mesma linha genealógica, da memória genética e da interferência de outros fatores orgânicos e mentais herdados. Diante destas evidências científicas, coerentes, todavia complexas, fica questionável a ideia da reencarnação. Nesta linha de raciocínio a sensação de anterioridade vivencial, fica explicada pela herdade genética individual e de geração em geração e a sua interferência no DNA.
ANCESTRAL: Relativo aos antepassados de um indivíduo. Remoto, antigo. Ancestralidade aquilo que se herda dos antecedentes. Aparecimento num indivíduo, de caracteres pertencentes às suas gerações anteriores, que se manifestam durante as fases e circunstâncias da sua existência.
       GENÉTICA: Herdamos as experiências de nossos antepassados através do DNA. As histórias de vivência de nossos ascendentes modificam e outorgam ao nosso material genético um grau extra de precisão. O núcleo das células utiliza um componente estrutural das moléculas orgânicas, o metilo, que ajuda a célula a decidir se será uma célula do coração, do fígado ou um neurônio, segundo a epigenética, principalmente durante a etapa do desenvolvimento fetal. O grupo metilo opera próximo do código genético, mas não é parte dele. Em ocasiões os grupos metilo ajustam-se ao DNA devido a mudanças na dieta ou à exposição a certas substâncias; cujas mudanças podam ser transmitidas de geração em geração. A epigenética comportamental aponta que as experiências traumáticas de nosso passado, e dos nossos ancestrais imediatos deixam sinais moleculares no nosso DNA, ali fica inscrita a nossa história. Todas as histórias estão influídas por nossos antecessores, como uma forma de herança. O DNA não muda propriamente, mas as tendências psicológicas e de comportamento são herdados. A Genética é o estudo dos genes, explica o que eles são e como eles trabalham. Genes é a maneira pela qual os organismos vivos herdam características de seus ancestrais; As crianças usualmente se parecem com seus pais. A genética identifica quais características são herdadas, e explica como estas características são transmitidas de geração para geração. Em genética, uma característica de um ser vivo é chamada de traço ou fenótipo. Alguns traços são parte da aparência física de um organismo: a cor dos olhos de uma pessoa, altura ou peso. Outros traços não são vistos: tipos sanguíneos ou resistência a doenças. Alguns traços herdados: pessoas altas e magras tendem a ter filhos altos e magros. Outros traços vêm de interações entre nossos genes e o meio, então uma criança pode herdar a tendência para ser alta, mas se ela for insuficientemente nutrida, ela ainda será baixa. Algumas doenças são hereditárias e seguem em famílias; Outras vêm de uma combinação dos genes com o ambiente. Anomalias genéticas são doenças que são causadas por um alelo só de um gene e são herdadas em família. Genes são copiados cada vez que uma célula se divide em duas novas células. O processo que copia DNA é chamado de replicação de DNA.
MEMÓRIA GENÉTICA: Registra informações sobre o histórico das transformações filogenéticas pelas quais os indivíduos atravessaram no curso da evolução. A memória genética é responsável pelas reações instintivas do corpo, como as funções gerais do funcionamento do organismo, o sentido inato de sobrevivência de uma espécie, a reprodução, dentre outros. A genética trata da transmissão das características hereditárias dos organismos de uma geração para outra. Essa transmissão é realizada através da memória genética. Há um registro em nosso organismo que retém dados sobre as várias fases de desenvolvimento e evolução da humanidade. No âmbito da ancestralidade, há uma herança da carga genética de nossos pais, avôs, bisavôs, e assim regressivamente. Todos eles nos passaram um material de DNA que permitiu a constituição do nosso corpo e todas as suas características. “Eu, particularmente, sinto com elevado grau de revelação, as características que o meu DNA carrega dos meus antepassados europeus. Principalmente, quanto a locais e circunstâncias que impregnam a minha mente.” Em psicologia, a memória genética é herdada através do nosso código genético que influencia o nosso comportamento, juntamente com o meio em que vivemos. O meio ambiente e o convívio social são facilitadores para o surgimento de características que herdamos de nossos antepassados próximos ou distantes. O ser humano é regido por determinantes culturais, genéticos, sociais e espirituais. A memória genética explica as memórias resgatadas durante a regressão terapêutica. Originadas em nosso material genético ancestral. Nossas moléculas de DNA são portadoras de nossa memória ancestral, com todas as lembranças de nossa ascendência. Guardaríamos a memória de todos os acontecimentos da vida de nossos pais, avôs, bisavôs, tataravôs, e anteriores.
DNA: É o acrônimo ácido desoxirribonucleico. É uma molécula, que reproduz o código genético, responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie: plantas, animais, incluindo o homem e microrganismos. A molécula do DNA é formada por fosfato e açúcar e por sequências de quatro bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G), ligadas por pontes de hidrogênio, formando uma dupla hélice. O DNA de todas as células do corpo humano é equivalente, em comprimento, a oito mil vezes a distância da Terra à lua.
RELAÇÃO ENTRE O SANGUE E O CÉREBRO: Garantir o funcionamento de todos os órgãos e estruturas do organismo através de irrigação por meio de vasos, veia e artérias, garantindo a oxigenação das células, tecidos e órgãos. O cérebro humano é complexo, extenso e imóvel e representa 2% do peso do corpo, recebe aproximadamente 20% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. Se divide em 2 metades, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. É um conjunto de milhares de milhões de células, que se estendidas ocupam uma área de mais de 1 metro quadrado. Com estruturas correspondendo às «áreas funcionais». O sangue transporta oxigênio ao cérebro, remove o gás carbônico, e leva nutrientes para o seu bom funcionamento, e transporta hormônios produzidos por glândulas como a hipófise.
O SANGUE E A MENTE: Certos estados mentais interferem no sangue, fazendo o nível de células brancas no sangue aumenta bastante. As células brancas são o elemento central do sistema imunológico. Em outras situações pode ocorrer a queda do nível de oxigênio no sangue. O sangue também, pelo fato de ter estreita e necessária relação com o cérebro, interfere na mente e na memória da pessoa. Como nada é absoluto, tudo é relativo, Isto corrobora o sentido da portabilidade memorial ancestral, explicando muitos fenômenos de rememoração vivenciados, especialmente, por pessoas mais sensitivas e de sensibilidade transcendental.
SUBSTÂNCIAS SUPLEMENTARES,  O CÉREBRO E A MENTE:
->Ômega3: É componente estrutural das membranas celulares e da mielina. Deficiência causa problemas de memória e aprendizado, aumento do risco de vários distúrbios mentais, distúrbio de déficit de atenção, dislexia, demência, depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. A suplementação eleva os níveis de BDNF no hipocampo e melhora funções cognitivas.
->Curcumina: Tem efeitos inibitórios sobre enzimas metabólicas. Contém uma mistura de antioxidantes fito nutrientes fortes, curcuminóides, com propriedades anti-inflamatórias. A suplementação diminui o déficit cognitivo.
->Flavonoides: São Antioxidantes.  A suplementação gera aumento cognitivo em em idosos.
->Vitaminas do complexo B: Um conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis com importante ação no metabolismo celular. Deficiência pode levar a distúrbios neurológicos como depressão e danos cognitivos. A suplementação de Folato é eficaz na prevenção de déficit cognitivo e demência durante o envelhecimento, além de potencializar os efeitos dos antidepressivos. Suplementação com vitamina B6, B12 ou folato tem efeitos positivos na memória em mulheres de várias idades.
->Vitamina D: É uma vitamina lipossolúvel obtida através da luz do sol, atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue. A suplementação é importante na preservação da cognição em idosos.
->Vitamina E: Protege a integridade celular e prolonga-lhes a vida. A suplementação reduz o declínio cognitivo em idosos, torna a progressão da Doença de Alzheimer mais lenta.
->Colina: É de grande importância durante a gravidez para a formação do tecido cerebral. A suplementação reduz os danos de memória.
->Zinco: Desenvolvimento cognitivo. Deficiência ocasiona confusão mental, baixa função cognitiva.
->Cobre: Deficiência gera Déficit cognitivo. A suplementação ajuda a reduzir placas presentes no cérebro relacionadas com  doenças e influi nas funções cognitivas.
->Ferro: Participa da síntese de proteínas, do transporte de oxigênio e da renovação celular. A suplementação normaliza funções cognitivas em mulheres jovens.
CÉREBRO, MENTE E INTELECTO:
->INTELECTO ATIVO: É a faculdade cognitiva do cérebro para receber as impressões trazidas pelos sentidos físicos: visão, audição, olfato, paladar e tato.
->INTELECTO PASSIVO: É a faculdade cognitiva pela qual as impressões dos sentidos já assimiladas pelo intelecto ativo são plenamente conhecidas. Faculdade cognitiva pela qual as impressões já plasmadas no cérebro pela mente são plenamente conhecidas.
O Intelecto pode ser mais bem entendido fazendo um paralelo com o liame que existe entre uma fonte qualquer de energia, corrente alternada ou cíclica, e sua transformação através de um transformador, não havendo nenhum contato físico entre a energia que entra e a energia que sai. O fluxo se estabelece de uma parte a outras através da indução, pela formação de um campo eletromagnético de forças entre o primário e o secundário do transformador. O pensamento é a fonte, a mente é o transformador e a memória é o receptáculo de tudo o que nos vem de fora para o cérebro. Esta sinergia resulta sempre em benefício de cada um e de todos simultaneamente. Tudo levado ao cérebro para exercer a suas funções: neuronais e hormonais, formando o conjunto intelectual. Através do intelecto a inteligência entra em ação e manifesta o poder de criar, de conceber, de investigar, de discernir, de gerar ideias, de compreender proposições lógicas, matemáticas, científicas, de compreender a natureza, o universo e as forças que o regem, de questionar, de fazer construções literárias e poéticas, de tirar ilações filosóficas através de especulações metafísicas, de esculpir, de pintar, de ser artista, realizar todo e qualquer trabalho de ordem intelectual, de investigar a verdade, de discernir o Bem do Mal, de fazer escolhas, de acertar, de errar e diferenciar um do outro e, nesta linha corrigir os erros.
->CÉREBRO: Porção do encéfalo que ocupa, na caixa craniana, toda a parte superior e anterior e, no sentido figurado, como sinônimo de inteligência, cabeça, talento. A parte física, material do corpo humano, o receptáculo das impressões recebidas pelo intelecto. É a mais fantástica e complexa estrutura organizada existente. Não é totalmente conhecido ainda. É matéria, localizado no interior do crânio que o protege com sua estrutura óssea. As suas células são os neurônios que se ligam uns aos outros pelas vias neurais ou sinapses, ligando uma célula com muitas. Os neurônios são envolvidos por enzimas, hormônios e quase uma centena de neurotransmissores, formando um sistema harmônico. Para que o cérebro funcione, é necessário o oxigênio do ar.
->MENTE: Tem a ver com a concepção e criação de tudo, as intuições, intelecto, pensamento, entendimento, imaginação, intuito, desígnio, disposição, tensão. É uma função cerebral, não existe fisicamente e gera a memória, que reside no subconsciente humano, que sobe para o subconsciente e alimenta o consciente em cada tipo de demanda de informações. É transcendental e atemporal, não conhece limites e surpreende de forma magnifica a neurociência. Tem íntima, necessária, infinita, contínua e co-estrutural com o pensamento. É a única identidade do ser humano e tem no cérebro a sua infraestrutura de configuração e consolidação. A sua ligação com o cosmo e com o Universo é total, tem acesso a todos os mistérios; poder de conexão, eficácia de atração e repulsão estratégicas. Nunca permanecerá num estágio de apogeu ou ápice, é como o pressuposto do conhecimento filosófico, sempre avançará criando novas revelações; mas atingirá momentos de clarividência para os humanos que se iniciarem no seu estudo e aprofundamento de tudo aquilo que engloba, envolve e movimenta no processo da dinâmica, segundo o princípio de que: “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” e de que: ”Tudo está em permanente movimento e transformação.” Quem comanda, controla e move o visível é o que está invisível. O material é apenas uma manifestação física do imaterial. O primeiro com uma condição passiva, enquanto que o último com todo o poder ativo e efetivo: de pensar, planejar, tornar concreto e fazer funcionar, operar e criar realidades, segundo a sua vontade. O material está, o imaterial é! O Invisível é Senhor dos seus intentos, o visível é não tem autonomias! Ninguém pode mais negar de que a mente transcende à matéria. A mente e o cérebro são entidades interativas, as funções mentais são comandadas pelo transcendental e dele emergem as funções de perceber, pensar e sentir do cérebro e suas funções, questões fundamentais sobre o que somos, de onde viemos e para onde vamos quando da extinção do nosso corpo físico e, com ele, do cérebro. Não dá para desconhecer o fator Espiritual em relação à mente. A neurociência aprofunda-se na busca da compreensão do pensamento e da linguagem, das diferentes formas de aprendizagem, da memória e a sua capacidade de retenção de informações, das numerosas e complexas emoções, da criatividade, da consciência e seu papel regulador da moral e da ética. O nosso cérebro armazena informações na memória de curto prazo, e na de longo prazo. Um detalhe significativo nesta linha do poder mental e a sua comprovada eficácia. Atualmente utilizamos apenas até o máximo aproximado de dez por cento da nossa capacidade mental.
CONEXÃO MENTE E CORPO: A mente pode influenciar o corpo através de vários mecanismos de persuasão, sugestionamento,  geração da ideia de futuro benefício, criação de expectativas positivas e assemelhados, principalmente, a influência da mente se manifesta efetiva, quando existe crença no resultado, a fé é poderosa. Estes artifícios de ordem psicológica geram sensações de cura, ausência de dor, bem estar e tranquilidade.  O efeito placebo é uma amostra destas facetas e as suas nuances. Os poderes psíquicos e a percepção extra-sensorial produzem resultados eficazes nas pessoas. A intuição é um poder psíquico que permite que alguém acesse conhecimento extranormal, como ocorre nas Experiências de quase-morte.
NEUROCIÊNCIA E A MENTE: Pensar fixamente sobre o que se acha que pode acontecer, tem como lógica que o resultado seja o que se espera. A mente tem um poder extremo de transmissão de energias vibratórias e como tudo está interligado em moléculas, esse poder com suas frequências podem mudar as circunstâncias dando o resultado pensado. O cérebro trata de completar as informações que faltam a partir da experiência de cada um. Ele utiliza de uma espécie de processo de alucinação para visualizar um resultado futuro desejado ou não. Em alguns casos o cérebro usa informações de um sentido para completar as informações de outro. Acontecem muitos fatos, que no momento temos dificuldade para entender a sua lógica, mas que são necessários para a mudança de rota e o atingimento de objetivos maiores. Geralmente os obstáculos superados pavimentam o caminho para o sucesso, se encarados de uma maneira proativa e otimista. Quando temos uma intuição, antes de segui-la, testemo-la, vejamos se suporta uma análise profunda, se  responde a alguma pergunta. Se é consistente internamente, e com o corpo do conhecimento que se sabe do mundo. A melhor maneira de se chegar à verdade das coisas é não aceitar declarações sem que sejam suportadas por evidências e questionar os próprios valores.
ESTUDO DA GENEALOGIA: Para cada ser humano o número da quantidade de antepassados cresce exponencialmente e até rapidamente. O estudo da genealogia de uma família pode ser feito através de duas maneiras principais. Uma investigando de baixo para cima, partindo de uma pessoa específica e indo em direção ao passado, colhendo informações sobre seus familiares antecedentes. O problema deste método, é que o número de antepassados cresce exponencialmente, de maneira muito rápida. Não se conseguiria retroceder em sua genealogia, além de umas poucas gerações. A segunda maneira, investigando de cima para baixo. Iniciando com uma determinada figura familiar antepassada até chegar, a nós mesmos. Pelas propriedades matemáticas das séries exponenciais, as pesquisas genealógicas rapidamente esbarram em números de magnitudes incontroláveis. A Internet é um meio útil de consulta, através do sobrenome familiar, o Dicionário das Famílias Brasileiras, a revista Brasil Genealógico, do Colégio Brasileiro de Genealogia, ou especialistas em genealogia e mais complexamente através do DNA.
“As conexões estão presentes em tudo. Fazem parte necessária, integrativa e indispensável do processo, estruturação, manutenção e funcionamento do Universo material e especialmente do invisível. (EM).”
  




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