segunda-feira, 7 de março de 2016

O CÉREBRO SAUDÁVEL NA VELHICE

O CÉREBRO SAUDÁVEL NA VELHICE
Na idade avançada, uma existência mental intensa, garante a saúde do cérebro e gera um imenso bem estar pessoal, impregnado de sabedoria. Com a sensação de jovialidade, vigor físico, criatividade, pertencimento, serventia e surpreendente capacidade e agilidade para encontrar soluções para problemas complexos.
O cérebro melhora com a idade, induz para a sabedoria, é regenerado o seu uso e potenciação, quando a sua mente é moldada com atividades. Muda de forma nas suas áreas mais utilizadas mentalmente e vai aumentando a sua capacidade  de memorizar.
São criados novos neurônios ao longo da existência, em função de esforços mentais continuados, que se concentram nas zonas do cérebro mais ativadas. Atividade mental intensa é igual a envelhecimento com aumento de cognição e proteção da saúde contra demência e senilidade. Com uma evolução particular, de acordo com a respectiva atividade mental realizada. Enquanto que o exercício físico é uma proteção só cardiovascular.
Quanto maior for a idade do indivíduo, mais deteriorizado fica o hemisfério direito do seu cérebro; em função do maior uso continuado do seu hemisfério esquerdo,  onde está o já apreendido e consolidado. Para aprender é usado o hemisfério direito.
Ao longo da existência as pessoas vão acumulando destrezas cognitivas para conhecer padrões que permitem abordar novas situações com familiaridade, é a construção da experiência e faz ao envelhecer com que a atividade mental diminua, sendo dominada por rotinas cognitivas, o piloto automático, que está em cada um. Resolvendo problemas complexos mediante o seu reconhecimento instantâneo e padrões sem muito esforço.
Quem utiliza o hemisfério direito, principalmente na velhice, ajuda a evitar a perda da força cerebral. A existência mental intensa é essencial para o bem estar cognitivo na fase da idade avançada. Ipso fato, é recomendável e comprovadamente científico, o resultado positivo, para as pessoas de idade, tornar rotina a intensidade do desempenho mental.
A continua ocupação mental, afora todas as vantagens referenciadas, que constroem um sentido para a existência humana; quanto mais avançada for a idade do indivíduo. Também evita o ociosidade geradora de pensamentos negativistas, deflagradores de  desânimo,  pessimismo e doenças psicossomáticas. Mente ocupada é mente sã, com saúde físico-mental e energia vivencial.
Intensa atividade mental, na velhice significa contar os anos que são implacáveis numericamente, mas não vê-los refletidos no corpo físico, na energia vital, no ânimo, no alento e na disposição sinergética para reengenhar a existência todo o dia, como se fora um renascimento contínuo.
“Para todo o tipo de problema pessoal, sempre há uma solução. Neste sentido, na adversidade evitar o desespero, a precipitação e desesperança. Preparar a mente para entender que tudo o que acontece para os bem intencionados é para promover o seu aperfeiçoamento e para alçar novas alegrias e conquistas pessoais edificantes. (EM).”





Nenhum comentário:

Postar um comentário