sábado, 26 de março de 2016

OVOS

OVOS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Os ovos são um excelente alimento pela sua composição, fonte de proteína animal de boa qualidade e a proteína do ovo, a albumina  considerada referência para comparação do valor nutricional das proteínas de outros alimentos.
Os ovos contêm todos os aminoácidos essenciais em proporção adequada. Aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo humano é incapaz de sintetizar, mas são fundamentais para o funcionamento do organismo.
A clara do ovo é composta somente de albumina e água. A albumina tem alta capacidade digestiva. Consiste em 60% do peso total do ovo.
A gema é rica em carotenos, precursores da vitamina A. Corresponde a aproximadamente 30% do peso total do ovo. A gema também é rica em vitaminas do complexo B, especialmente Biotina (B7) e Riboflavina (B2) e vitaminas A e D (lipossolúveis). O consumo de 1 ovo ao dia preenche 40% das necessidades diárias humanas de Riboflavina e 20% das de Biotina. Está na gema a fonte de colina, precursora da acetilcolina, um dos mais importantes neurotransmissores do sistema nervoso, com efeitos positivos sobre a memória.
O ovo é pobre em carboidrato, o que amplia a sensação de saciedade. O ovo tem uma substância natural denominada “lecitina”, que dificulta a absorção do colesterol pelo intestino e é utilizada em medicamentos fitoterápicos com o objetivo de diminuir a absorção do colesterol em excesso na dieta.
As restrições do consumo de ovos são feitas somente para pessoas já portadoras de  doenças cardiovasculares, ou pertencentes ao grupo de risco, como os diabéticos. Isto não se refere aos ovos em si, mas à forma como são preparados para a sua ingestão. Os ovos fritos acarretam mais risco pela degradação pelo calor extremo da gordura utilizada na fritura. Neste processo o ovo sofre alterações como a oxidação, e a transformação de componentes em gordura trans, responsáveis pela formação de placas nas paredes das artérias.
Qualquer alimento consumido em excesso pode causar problemas para a saúde. Em tudo aplicar o bom senso, incluindo à quantidade de ovos consumidos.
Os ovos de codorna contêm mais concentrações de nutrientes, do que os de galinha.
Saudáveis os ovos de Páscoa não são. Nem os amargos e nem os meio-amargos. Os ovos de Páscoa são fabricados com chocolate ao leite, açúcar em grande quantidade, levam vários aditivos para torná-los saborosos e aromatizados. Devem ser consumidos, como todas as sobremesas que contêm açúcar, de maneira parcimoniosa.
“Só enxergamos sombras, quando estamos de costas para o Sol. (EM).”




Nenhum comentário:

Postar um comentário