terça-feira, 5 de maio de 2015



POR QUE A MORFOLOGIA ARREDONDADA?
A maioria de tudo o que existe, tem a sua morfologia arredondada. Esta realidade não decorre de fatores meramente estéticos, mas de outras injunções de ordem física, energética, de estabilidade; associadas ou similares.
As Propriedades características do formato arredondado:
>Os vasilhames e embalagens com formato arredondado, esférico ou ovular, são os mais resistentes. Um receptáculo esférico é  mais forte do que qualquer um outro formato.
> Na natureza a forma arredondada é a forma que menos necessita de energia do meio.
> A esfera é a forma mais simples da natureza e a mais fácil das formas geométricas de se produzir. 
> A esfera é a mais estável de todas as formas geométricas encontradas na natureza, as partículas necessitam da menor quantidade de energia para chegar a esse formato. Ela é a única figura onde todos os pontos da superfície estão à mesma distância do núcleo.

>Para criar um recipiente seguro usando o mínimo de material, faça-se esse recipiente redondo.
>Na esfera a energia, partindo do centro, se propaga em toda a sua superfície e direções, igualmente.
Ocorrência de formatos arredondados:
>Os átomos são esféricos.
>Todos os objetos celestes, sem exceção, são redondos.
>Os corpos humanos e animais tem componentes, na sua maior parte, arredondados.
>Os vegetais configuram arredondamento cilíndrico. E alguns dos seus frutos, são arredondados.
>As gotas de água tem formato arredondado.
Detalhamento:
>O planeta Terra não é exatamente redondo, possui um formato geóide, em razão do achatamento do planeta nos pólos em função do movimento de translação.
>Terra e os demais planetas do universo, possuem esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade, a força que nos mantém sobre o chão, puxa tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade. Meteoros e asteróides não são redondos, a gravidade deles é praticamente nula.
>Os planetas ficam redondos por essa ser a única forma em que todos os pontos da superfície ficam a uma mesma distância do centro, a forma esférica é a mais estável possível. O diâmetro da Terra no sentido da linha do Equador é de 12.756 quilômetros, entre os pólos Norte e Sul é de 12.714 quilômetros. A superfície terrestre é irregular, seu formato está em constante modificação, as ações erosivas, dos vulcões, do movimento das placas tectônicas, dos ventos, das chuvas e do homem.
>Tudo na Natureza tende a adquirir a forma de menor energia. A energia mínima para desempenhar funções orgânicas.
>A tensão superficial é uma camada na superfície do líquido que faz com que a sua superfície se comporte como uma membrana elástica que não deixa o objeto adentrá-los, ou
 penetrar. As moléculas da água interagem entre si. As moléculas que estão no interior do liquido interagem em todas as direções, as que esta na superfície só interagem com as moléculas que estão dentro do liquido. Como a água tem uma certa coesão não rompida por essa pressão e é um fluído, ela tende a ser moldada no formato arredondado.
>Os planetas são corpos com uma quantidade enorme de massa, eles têm um campo gravitacional fortíssimo, que suga tudo para o seu centro, o formato esférico é a única maneira de garantir que o que está na superfície não seja sugado para o centro do planeta pela força da gravidade. Os planetas não são esferas perfeitas. A distorção no formato original acontece por causa do movimento de rotação, que os achata perto dos pólos.
 >O corpo humano é formado por tipos diferentes de células. Enquanto ainda na barriga da mãe, elas viajam e se agrupam em locais distintos, para formar os órgãos,  membros,  pele e a cabeça. Então, a forma da cabeça, como de qualquer outra parte do corpo, é o resultado da viagem e do agrupamento das células.   
Durante o desenvolvimento do embrião, as células interagem e este toque provoca algumas mudanças nas células. 
Existem interações que fazem com que algumas células se multipliquem mais ou por mais tempo em algumas regiões do embrião;   
Algumas interações fazem com que as células mudem de forma e se tornem, mais alongadas que outras;   Esse trânsito de células em algumas regiões do embrião faz com que algumas delas morram;
A forma do corpo humano e dos animais  depende do formato dos órgãos e de como eles são organizados. A cabeça é arredondada porque assim deve ser orgânica e funcionalmente. Os globos oculares são redondos como esferas. As íris são circulares cravadas por pupilas circulares. Os óvulos são esféricos, as lágrimas como globos líquidos, na forma arredondada da menor resistência. As gotas de chuva caem e perdem a sua simetria, a parte inferior se achata enquanto a de cima permanece arredondada.

>O formato de todo objeto representa o equilíbrio de duas forças em oposição. As coisas redondas acontecem quando essas forças são sentidas igualmente em todas as direções.
>Em uma estrela, a gravidade puxa a massa do gás para dentro em direção a um ponto central, enquanto a pressão empurra o gás para fora, assim, as duas forças em competição chegam a uma détente dinâmica, simultaneamente estável e instável, na forma de uma esfera.
>Nas nuvens chuvosas, as gotículas de água são grudentas; a extremidade levemente positiva de uma molécula d’água busca a extremidade levemente negativa de outra. Mas, elétrons mutuamente hostis criam uma configuração ajustada na forma de uma bola. Porque uma esfera é a maneira mais compacta para um objeto se formar.
>A confiabilidade de um envoltório esférico explica os objetos redondos; o formato de partes do corpo e uma embalagem redonda são a opção mais segura. O ovo, as  aves e outros animais com olhos fixos  têm globos oculares salientes e redondos.
“É impossível aprender aquilo que já se sabe.”
“Cada um percebe o que a sua visão lhe permite.”
“Nenhuma crise pode ser resolvida, sem resolver a crise de valores que a originou.”
“Só avança, evolui e prospera, quem age passo  a passo, rumo ao alvo desejado.”
“Nunca ter certeza de nada, a sabedoria começa com a dúvida.”
“Sofremos mais com o que imaginamos, do que aquilo que acontece na realidade.”
“Nada é tão influenciador como o exemplo.”
“A derrota do gigante repercute mais do que a vitória dos medíocres.”







Nenhum comentário:

Postar um comentário