segunda-feira, 27 de abril de 2015

NEUROCIÊNCIA

NEUROCIÊNCIA
Conceito: Neurociência é o estudo do sistema nervoso: a sua estrutura, o seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento e a mente, e as suas alterações.
É uma ciência interdisciplinar que tem conexão com a educaçãoquímicaciência da computação, antropologia, lingüística, física,
matemática,   filosofia,  medicina, cibernética e psicologia. O escopo da neurociência inclui diferentes abordagens.  As técnicas neurocientificas tem se expandido, com contribuições para os estudos moleculares e celulares de neurônios individuais, imageamento de tarefas sensoriais e motoras no cérebro, estudo das redes neurais ou a concepção de circuitos e processamento de informações- modelos de investigação, com tecnologia biomédica e clínica. Estudo da   inteligênciacapacidade cognitiva e do comportamento.
Outros Aspectos: A Neurociência comportamental  acompanha os níveis de organização básica do indivíduo, o seu comportamento e a Neurociência cognitiva  as capacidades mentais mais complexas, como a linguagem, autoconsciência da Neuropsicologia.
Sete tipos de memória: Ultra-rápida ou sensorial; De trabalho; De longa duração; Visual; Olfativa: Implícita e Prospectiva.
Glucose: Encontrada no mel é uma das únicas energias aceitas pelo cérebro.
Facetas cerebrais:
>A metade do cérebro está focado na informação visual.
>O processamento de imagens é sessenta vezes mais rápido do que o processamento de textos.
>De cada dez situações que o cérebro aprende, nove são esquecidas em um mês e muitas, em apenas uma hora.
>C H A é competência; C de conhecimento, H de habilidade e A de atitude.
Saber; saber fazer; querer fazer!
O corpo fala:
>Braços cruzados podem significar, conforme a sua posição: medo, conflito, insegurança, agressividade.
>Rosto apoiado nas mãos: avaliação, desinteresse.
>Pernas cruzadas seguras pela mão: agressividade.
>Coceira ou rubor no rosto: mentira.
Locacional cerebral das memórias:
>Amígdala: memórias emocionais. Medo.
>Hipocampo: memória episódica. Eventos existenciais, experiências e semântica.
>Cerebelo: memórias processuais. Desempenho de ações.
>Córtex Pré-Frontal: memória de trabalho. Armazenamento temporário de informações.
>Tronco Cerebral: informações do restante do corpo.

“Aprendido realmente, é aquilo que efetivamente ficou depois do esquecimento ter agido. (EM).”

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