sexta-feira, 29 de maio de 2015

ORGANIZAÇÃO



ORGANIZAÇÃO
 Organizar: Pôr em ordem o que já existe, arrumar; dispor para funcionar. Constituir em organismo. Preparar. Estabelecer as bases de algo. Tomar forma regular. Arranjar, colocar, dispor, preparar. Instituir padrões ou métodos de orientação. Traçar caminhos a serem seguidos. Ordem, disposição ou estrutura adequada para a efetivação de certas funções, configurações, finalidades. Agrupar,      acomodar,   acondicionar,   ajeitar,   classificar. Dispor algo de tal forma que se torne funcional e operacionalmente eficaz.


A expressão organização inspirou-se no funcionamento dos órgãos do corpo humano, que desempenham as suas funções em perfeita harmonia, ordem, sincronia, equilibro, tempestividade e eficácia em prol da manutenção da vida corporal individual; constituindo-se num organismo.
Organização: do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Forma como as pessoas se inter-relacionam na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade. Trabalhar de forma coordenada em determinado ambiente visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
A 0rganização: é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. A Organização é um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetada para um dado fim e balizada por um conjunto de imperativos determinantes.
A estrutura de uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros. O termo organização é utilizado para se referir à ação ou resultado de organizar ou organizar-se. Sistema constituído para atingir satisfatoriamente determinados objetivos ou metas.
Uma organização é um grupo de pessoas, com uma série de tarefas e uma administração, que interagem no âmbito de uma estrutura sistêmica com a meta de cumprir certos objetivos propostos. O traço essencial é que as pessoas que a integram se comuniquem e estejam de acordo em atuar de forma coordenada no atingimento dos objetivos propostos que os levem a cumprir efetiva e satisfatoriamente com sua missão. Observando normas que servem para a consecução de propósitos.
As características que distinguem uma organização: conjunto de pessoas com recursos, objetivos atribuídos, normas e ordem hierárquica estabelecidas, satisfação de necessidades, produção ou venda de bens ou serviços, transmissão de cultura, geração de trabalho, criação, conservação e transmissão de conhecimento, entre outras.
As organizações são classificadas de acordo com os seguintes critérios: por sua finalidade (com fim lucrativo e sem fim lucrativo), por sua estrutura (formais e informais), por seu tamanho (pequena, média, grande, micro empresa), por sua localização (multinacional, regional, nacional), por seu tipo de produção (bens ou serviços), pelo tipo de propriedade (privada, pública ou mista), pelo grau de integração que apresenta (totalmente integrada ou parcialmente integrada) e por sua atitude frente às mudanças (rígida ou flexível).
Organizações civis: Com agrupamentos cidadãos, criadas para cobrir alguma necessidade social, como os partidos políticos, as ONGs, sindicatos, clubes, entre outras.  As Organizações governamentais: criadas pelo estado para desenvolver algum tipo de tarefa social e que estão dirigidas pelo governo em função e financiadas através de fundos públicos. Organizações  empresariais: criadas por uma ou mais pessoas, na condição de sócios ou acionistas, para explorar atividades econômicas. Existem vários elementos-base nesta estrutura: a burocracia, a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de descentralização da mão de obra, e a formalização. A forma como as empresas são organizadas é estudada na gestão e administração de empresas, que explica a maneira pela qual os recursos e processos são geridos. Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
Uma organização é um grupo social formado por pessoas, tarefas e administração, que interagem no contexto de uma estrutura sistemática para atender seus objetivos. Note-se que uma organização só pode existir quando nela há pessoas que estão dispostas a se comunicar e agir em conjunto para cumprir a missão. As organizações operam por regras que foram estabelecidas para concretizar os propósitos. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos, normas e procedimentos. Então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
Programa 5 S:
SEIRI: que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.
SEITON: que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.
SEISO: que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.
SEIKETSU: que significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam.
SHITSUKE: que significa disciplina, com a cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.
Os cinco S devem ser praticados de forma sistemática e contínua e ser resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.
Estrutura Organizacional: Trata da forma como a organização será racionalizada, seus métodos e estruturação para agir.
Organização na empresa: é a função administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa, envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais sob a autorização de um chefe. A organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade. Para que os objetivos sejam alcançados, os planos executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser ser adequadamente agrupadas e a autoridade convenientemente distribuída.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO
A organização administrativa deve basear-se em cinco princípios de organização:
a) Princípio da Especialização:
A organização deve fundamentar-se na divisão do trabalho que provoca a especialização das pessoas em determinadas atividades e produz um incremento da quantidade e qualidade de trabalho executado.
b) Princípio da Definição Funcional:
O trabalho de cada pessoa, a atividade de cada órgão e as relações de autoridade e responsabilidade devem ser claramente definidos por escrito. As empresas utilizam o
organograma, a descrição do cargo ou o Manual de Organização para atender ao princípio da definição funcional, deixando claro a posição de cada pessoa ou órgão na estrutura organizacional da empresa.
c) Princípio da Paridade da Autoridade e Responsabilidade: A autoridade é o poder de dar ordens e exigir obediência do subordinado, e responsabilidade é o dever de prestar contas ao superior. O princípio da Paridade salienta que deve haver uma correspondência entre o volume de autoridade e de responsabilidade.
d) Princípio Escalar: Cada pessoa deve saber exatamente a quem prestar contas e sobre quem possui autoridade. Refere-se à cada cadeia de relações diretas de autoridade de um superior para um subordinado em toda a organização, desde a base até a cúpula, onde geralmente está o chefe principal como autoridade máxima.
e) Princípio da Funções de Linha e de Staff: Deve-se definir, da maneira  clara a quantidade de autoridade atribuída a cada pessoa ou órgão, a natureza dessa autoridade; a distinção entre as funções de linha e de staff dentro da empresa. As funções de linha são aquelas diretamente ligadas aos objetivos
principais da empresa; as funções de staff são aquelas que não se encontram diretamente ligadas àqueles objetivos.
COMPONENTES DA ORGANIZAÇÃO:
1. TAREFAS: O que tem que ser feito.
2. PESSOAS: Quem fará.
3. ÓRGÃOS:  Onde se faz.
4. RELAÇÕES: Com quem se conecta interna e externamente, pessoalmente e complementarmente recursal.
“A mente consegue mover-se, quase que ilimitadamente, por onde a matéria jamais o conseguirá, a não ser virtualmente. (EM).”


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