terça-feira, 26 de maio de 2015

SIGNIFICADO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS

SIGNIFICADO DAS FORMAS GEOMÊTRICAS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O quadrado: É uma forma associada ao domínio da racionalidade, da impessoalidade e da neutralidade, ligada ao mundo tridimensional, ao plano objetivo, agrega significados como firmeza, organização, solidez, sobriedade, repouso, passividade, estrutura, estabilidade, ordem, associa-se ao pensamento cartesiano, analítico. Indica frieza, precisão, cálculo, perfeição matemática. Estabilidade; Estrutura; Fundação; Direção; Integridade; Planejamento; Equilíbrio; Ordem; Pragmatismo.
O círculo: Símbolo da totalidade original do Universo. Todos os atributos que acompanham o todo ou o absoluto, a perfeição, o infinito, o ilimitado, o atemporal, o inespacial, a completude, a inteireza. Os grandes astros do macrocosmo - a Lua, o Sol, os planetas, as estrelas, os componentes do microcosmo - células, átomos elétrons, - são representados pela forma circular. Inclusão; Totalidade; Unidade; Ciclo; Foco; Perfeição; Útero; Infinito; Realização.
O triângulo: Significa crescimento em direção a um objetivo. O triângulo eqüilátero simboliza divindade, harmonia e Proporção. O  triangulo retângulo  a representação da terra. O triângulo de vértice para cima simboliza o Fogo que é o símbolo da sexualidade masculina, invertido representa a Água, e sexualidade feminina. Iluminação; Misticismo; Subjetividade; Mistério; Gênero; Manifestação; Criatividade/ Criação; Proporção; Integração.
A espiral: Simboliza o pensamento holístico, a conectividade, a união do indivíduo com as energias cósmicas, o desprendimento, a liberação, a paz interior a sabedoria que emerge, o controle absoluto em qualquer situação. Representa a conectividade com Deus, os estados alterados da consciência, a fonte misteriosa da inspiração. O constante movimento do Universo e dos astros, o infinito. Equilíbrio; Evolução; Direção; Iniciação; Expansão; Conexão; Consciência, Desenvolvimento.
O ponto: Representa o universo primordial, o ovo cósmico, configuração inicial do cosmo, onde tudo estava encerrado na forma de potência, a energia ainda não manifestada no mundo real. A forma esférica dos corpos celestes, dos grãos fundamentais da matéria, dos átomos e do próprio universo. 
O Princípio, a Inteligência Admirável, Potência Incriada, origem de tudo que existe. O Número Um, indivisível, inacessível à consciência humana. Condensa todas as formas e expressões do universo em potência, assim como o ovo condensa a forma do ser que ele encerra. Na física atômica, esse símbolo é a Singularidade.  O ponto no centro do círculo representa o nascimento do universo, momento em que a luz é tirada das trevas. Momento sublime em que ele se divide em matéria e espírito, criando o mundo das realidades materiais, o universo passa a ser constituído de matéria(massa) e espírito (luz, energia).
O cubo: Simboliza a estabilidade; a perfeição, a realização espiritual, a totalidade das coisas, o universo.
Etimologia Geométrica:
Geometria: do Grego “medida da terra”, de geo., “terra”, mais metrein, “medir”.
Círculo: do Latim circulus, “pequeno anel”, do Grego kyklos, “redondo, circular”.
Quadrado: “o que foi cortado seguindo ângulos retos”, do latim quadrare, “tornar simétrico, esquadrar”.
Polígono: Do grego POLYS “vários, muitos”, mais GONIA, “ângulo”.
Triângulo: De tri, “três”,  mais “ângulo”.
Ângulo: do Latim angulum, “esquina, canto, dobra”.
Isósceles: Do grego isos, “igual” mais skelos, “perna”.
Escaleno: Do Grego, skalenos, “desigual, desparelho, grosseiro”, de skallein, “cortar, limpar vegetação”.
Eqüilátero: Do Latim aequi, “igual”, mais lateralis, “relativo a lado”, de latus, “lado”.
Hipotenusa: Do Grego hypotenousa, “o que se estende debaixo (do ângulo reto)”, hypo, “debaixo”, mais teinein, “esticar, alongar”.
Cateto: Do Grego káthetos, “descido, abaixado de maneira reta”, de kathíenai, “fazer descer, empurrar”, de kata, “para baixo”, mais híenai, “enviar, mandar”.
Tangente: Do Latim tangens, “o que toca”, do verbo tangere, “tocar”.
Secante: Do Latim secans, “o que corta”, do verbo secare, “cortar”.
Elipse Do Grego elleipsis, “falta, defeito”, do verbo elleipein, “não alcançar, deixar de fora”.
Espiral: Do Latim spiralis, “o que se curva que se torce”, do Grego speira, “volta, torcida”.
Cubo: Do Grego kybos, “dado, vértebra”.
Prisma: Do Latim como e do Grego, “algo serrado”, prizein, “serrar”.
Pirâmide: Do Latim pyramis. Em Grego também. Do Egípcio pymar, “pirâmide”.
Tetraedro, hexaedro, dodecaedro: Do Grego hedra, “base, assento, superfície plana onde se pode sentar”.
“A realidade interna transcende às formas externas. (EM).”










Nenhum comentário:

Postar um comentário