segunda-feira, 25 de maio de 2015

COACHING



COACHING
Conceitos: A palavra Coaching significa treinamento, de origem inglesa (Coach). Treinador, gerenciador de pessoas. A palavra Coach significa: tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara. Treinador que tem o objetivo de encorajar e motivar o seu assistido a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem o seu aprendizado.

Operacionalização: Coaching é um processo conduzido por um profissional denominado Coach e o seu orientado é o coachee. Coaching  indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor, o Coach ajuda o coachee a evoluir em alguma área existencial ou institucional. O trabalho de Coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo assistido, nas mais diversas áreas e a rigor não existe um tempo determinado para esse intento ser atingido.  Tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para a empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.
Modalidades:
Coaching de existência ou vivência: Atua no alinhamento, na definição, na revisão de metas e objetivos pessoais, financeiros, de relacionamento, de saúde e tudo aquilo que está relacionado à existência do indivíduo, como pessoa física.
Coaching de Carreira: Relacionado à atividade profissional do indivíduo, como pessoa física, e todos os seus aspectos, no momento, no futuro, as lacunas de competências ou aprimoramentos, nível de identificação com o trabalho e similares.
Coaching Executivo: Tem como objetivo, através um profissional qualificado com a utilização metodologias, técnicas e ferramentas, para o benefício de uma organização ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional, o desenvolvimento de competências direcionadas à meta da organização, a pessoa Jurídica.
Coaching financeiro: é um treinamento especial para capacitar de forma a alcançar resultados financeiros na área pessoal e empresarial.
 Mentoring: Traduzido como "tutoria" ou "apadrinhamento". O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, com vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo assistida. Inclui conversas e debates acerca de assuntos que não estão ligados ao trabalho.

Adoção de uma postura Coach:

Rever valores, questionar crenças, estabelecer metas desafiadoras, mensuráveis e possíveis, quebra de paradigmas, e promover inovação. Estas posturas, quando praticadas tem uma repercussão impactante, fortalecendo de maneira eficaz a  um conjunto de valores que ajudarão, na construção de uma consciência disruptiva,  protagonista e responsável. O indivíduo que apodera-se de suas qualidades, enfrenta com maior leveza as dificuldades, compartilha conhecimentos, desenvolve a empatia e permite-se apreciar não apenas o ensinar, mas principalmente o aprender. Passa a ser um instrumento ativo da aprendizagem conjunta, da troca e do engrandecimento coletivo. Superando eventuais crenças limitantes, formas de superá-las, eliminá-las ou modificá-las, de maneira a encontrar o equilíbrio o real conjunto de valores, a definição do caminho pelo qual deseja de fato percorrer e que faça real sentido. A construção de equipes com valores compartilhados, que tenham objetivos  profissionais semelhantes, capazes de criar ambientes de sinergia, favorecendo a todos.
“A existência apresenta problemas, mas  também gera muito conhecimento e valiosas lições. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário