segunda-feira, 11 de maio de 2015

ESTRATÉGIA



ESTRATÉGIA
Para enfrentar e superar, vitoriosamente, problemas, obstáculos, adversidades e outras batalhas vivenciais são fundamentais o conhecimento de causa e o emprego de estratégias, adequadas e compatíveis para cada situação específica, com competência e habilidade.
Conceito: Estratégia: do grego  stratègós, exército, comando, a arte do general, o comandante militar. Variações: strategicósstratégemastratiástráutema,
stratégion. Significa plano, método, estratagema para alcançar determinada propositura vitoriosa.
Empresarialmente é a forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado para atingir resultados positivos.


O pensamento estratégico é essencial para a tomada de decisões exitosas em todas as situações. Isto envolve: diretrizes, objetivos, táticas, metas, planos, programas, mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, resultados, adequação organizacional, padrões, integração.
Análise, formulação e implementação da estratégia:
>Estabelecer a estratégia para em determinado tempo, enfrentar e superar, vitoriosamente, problemas, obstáculos, adversidades e outras batalhas vivenciais, doravante tratados como “inimigo”.
>Conhecer o mais profundamente possível o “inimigo”, os seus pontos fracos e o seu poderio. Além do cenário onde será travada a batalha visando à vitória e o seu desfecho.
>Conhecer os nossos pontos fortes, pontos fracos, o nosso potencial resolutivo.
>Criar a estratégia de combate, estruturada de fora para dentro; com informações detalhadas e válidas sobre o “inimigo”.
>Agir de forma a cercar, enfraquecer, encurralar o “inimigo”; cerceando todos os seus espaços de manobra.
>Utilizar táticas e técnicas com criatividade, inovação e características diferenciais, com foco na vitória; mas atenção à cada passo e procedimentos adequados para àquele  momento de ação.
>Não concorrer com o “inimigo”, procurar tornar irrelevante o seu poderio, deixando-o impotente. Utilizar contra ele instrumentos superiores aos seus.
>Procurar se munir de referenciais exitosos e indicadores de experiências bem sucedidas em estratégias de subjugação do  “inimigo”.
>Abandonar estratégias, que embora tenham resultado em sucesso, já não atendem à demanda atual.
>Aproveitar os obscuros para enxergar oportunidades de sucesso no enfrentamento do “inimigo”.
>Aprender com cada embate, aplicando as lições no próximo confronto, cada vez com mais habilidade e precisão. Minimizando ao máximo às causas geradoras de situações adversas.
>Estabelecer estratégias eficazes, acreditar nas possibilidades de superação e persistir até atingir o resultado esperado; mesmo diante de alguns obstáculos e necessidade de revisão do planejado.
>A estratégia deve compreender: o “inimigo” a ser combatido, o seu poderio, aonde, com que instrumentos, em que tempo, com que medidas, para que objetivo, a que custo e para grau de satisfação.
“O planejamento é um processo, onde se lança uma visão ao futuro desejado e volta-se ao presente, para construir os passos para fazer o caminho apropriado de ida ao futuro que foi vislumbrado. (EM).”




Nenhum comentário:

Postar um comentário