sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

TÉCNICAS DE PRECIFICAÇÃO

TÉCNICAS DE PRECIFICAÇÃO
Para definir o preço e atribuir valor ao que é vendido, é necessário construir uma proporção na relação vendedor e comprador.
A precificação é um meio para conseguir ingressar no mercado e também um meio para criar mercado.
Neste processo que envolve esforço mental, entram muitas variáveis e condicionantes como: equação do preço; auto-segmentação; quem tem urgência paga mais; quem aceita restrições economiza; alteração de preço de acordo com as variações das  condições de compra; estratificação dos clientes; uso do preço dinâmico; projeto de pricing; valor de cada atributo; desverticalização  para obter preço mais competitivo; o preço influencia o volume da demanda e o custo unitário muda de acordo com este volume; o preço é um elemento estratégico, o preço é ético quando satisfizer estas três questões: se queremos, se podemos, se devemos.
Para determinar o preço existem vários fatores, que devem ser considerados conjuntamente: o custo de produção ou de aquisição, as despesas decorrentes do seu processo de armazenagem, transporte e comercialização.
Para a atribuição do valor considera-se: a utilidade para satisfazer efetivamente as necessidades do cliente; a escassez do produto; a sua qualidade diferenciada; a sua durabilidade física e tecnológica; o seu sistema de atendimento e entrega personalizados e outros atributos relevantes do produto ou serviço.
A agregação de valor aos produtos e serviços vendáveis, está gerando no mercado um novo comportamento, no tocante à precificação. O tradicional preço fixo para qualquer transação comercial, está flexionando-se para preços diferenciados para cada cliente, de acordo com o valor agregado acoplado a cada produto ou serviço comercializado, segundo o interesse do cliente em obtê-lo.
“A mudança não depende da expectativa de alguém; mas, devemos sempre estar na expectativa da próxima mudança e, preferencialmente, devemos nos antecipar à mudança. (EM).”

  

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