sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SCAMPER

SCAMPER
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
SCAMPER é uma ferramenta para gerar grandes idéias. Denominação formada com as letras iniciais das sete expressões: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor novos usos, Eliminar, Reorganizar. A função SCAMPER implementa novas idéias e diferentes soluções para a problemática, conforme a seguir:
SUBSTITUIR:
Analisar produtos, serviços, processos, modelos, ambientes perguntando: Que materiais ou recursos envolvidos podem ser substituídos para melhorar os benefícios e a experiência do usuário? Podem-se substituir estas regras? É possível usar tal solução para outra aplicação ou como um substituto de outro produto?
COMBINAR:
combinar diferentes produtos, tecnologias, recursos, talentos para criar algo novo ou maximizar os benefícios oferecidos.
ADAPTAR:
Aproveitar o conhecimento e aplicá-lo em outro contexto, encontrando novas aplicações e explorando outros mercados, e uma fonte infinita de idéias. Como poderia adaptar o produto para servir a outro uso? É possível se inspirar em diferentes contextos e trazer novas idéias para o produto? O que dá para copiar ou emprestar de outras soluções?
MODIFICAR:
Um bom caminho para criar algo novo é modificar as características do produto, processo ou modelo de negócios. Mudando o formato, peso, dimensões, cores, configuração, sentidos e melhorando a solução. O que pode ser ampliado, reduzido, alterado ou fortalecido para gerar mais valor?
PROPOR NOVOS USOS:
Pesquisar novos usos para produtos e serviços é uma grande alavanca para a inovação. Como podemos simplificar um produto ou processo?
ELIMINAR:
 Quais características, componentes e regras que podem ser eliminadas? É possível fazer algo menor, mais leve e mais rápido?
REORGANIZAR:
Fazer um diagnóstico geral e implantar uma organização e métodos compatíveis com cada realidade da organização, no decorrer da sua existência. Reorganizar a seqüência em que as tarefas são feitas ou as partes do produto são arrumadas. Procurar ver a situação de diferentes ângulos. Explorar novos arranjos no tempo e no espaço. Usando-se isto reorganizadamente.
“Tudo o que existe, tem uma existência; mas, teve um começo, sem o qual não existiria. (EM).





Nenhum comentário:

Postar um comentário