sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CONTEXTURA EDUCACIONAL



CONTEXTURA EDUCACIONAL
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CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
Pedagogicamente a Educação, no contexto escolar, baseia-se na perspectiva de compreender que o educando está inserido socialmente, então deve ser respeitada a sua história existencial, classe social, cultura e etnia. A escola é o espaço para a resignificação do conhecimento já adquirido e a construção coletiva de novos conhecimentos sobre a realidade. Na escola, a sua proposta pedagógica permite a permanente articulação dos conteúdos escolares com as vivências e as indagações deste educando sobre a realidade em que vive. 
  Os processos interativos, a cooperação, o trabalho em grupo, a arte, a imaginação, a ludicidade, a mediação do professor e a construção do conhecimento coletivamente,  são eixos do fazer pedagógico, intencionalizado para o desenvolvimento do educando, focando-se na geração de um sujeito solidário, criativo, autônomo e crítico; com estruturas afetivo-cognitivas necessárias para operar a sua realidade pessoal e social.
   O desenvolvimento do educando, na perspectiva histórico-cultural, como a internalização pelo sujeito cognocente dos modos culturalmente construídos de pensar e agir nas relações com o outro, social ou individualmente. 
     A abordagem de conteúdos, procedimentos, atitudes, valores e normas imprescindíveis; segundo o princípio de que tudo o que pode ser aprendido pelos educandos, pode e deve ser ensinado, na mediação promovida pelos professores.

  
PEDAGOGIA
 É a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e aprendizagem e como sujeito o educando.
Grécia clássica é considerada berço da Pedagogia. Eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam às crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer a sua autoridade quando necessário. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças. A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais.

DIDÁTICA
A didática é um campo de estudo que se ocupa da busca do conhecimento necessário para a compreensão da prática pedagógica e da elaboração de formas adequadas de intervenção, de modo que o processo de ensino e aprendizagem se realize de maneira que viabilize a aprendizagem de todos. É arte de ensinar, para que isto resulte em aprendizagem.
PLANEJAMENTO ESCOLAR
O planejamento  é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, No Planejamento Escolar, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição,  perpassando todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções. A forma de torná-las realidade não pode estar estranha aos conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e nem às condições reais presentes em cada situação.
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades em termos de organização e coordenação ante os objetivos propostos e a revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é para programar as ações docentes e um momento de pesquisa e reflexão ligado à avaliação.
Há três planejamentos escolares, articulados entre si: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. O planejamento tem as seguintes funções:
a) Explicar os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
b) Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.
c) Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de  ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
d) Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir de consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos.
e) Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente.
f) Atualizar os conteúdos do plano sempre, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino incorporados nas experiências do cotidiano.
g) Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar. Replanejar o trabalho frente à novas situações que aparecem no decorrer das aulas.
Planos efetivamente instrumentados para a ação, guia de orientação e ordem seqüencial, objetividade, coerência, flexibilidade.
Existem três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino, o plano de aula.
O plano da escola expressa orientações gerais, que sintetizam as ligações da escola com o sistema escolar e, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino.
O plano de ensino ou plano de unidade é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; dividido por unidades seqüenciais, objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas. É um detalhamento do plano de ensino. Documento escrito que servirá para orientar ações do professor e possibilitar constantes revisões e aprimoramentos. Deve-se planejar um conjunto de aulas. Relendo os objetivos gerais da matéria e a seqüência de conteúdos do plano de ensino. Onde cada tópico novo é uma continuidade do anterior.
O desenvolvimento metodológico será desdobrado em: preparação e introdução do assunto; desenvolvimento e estudo ativo do assunto; sistematização e aplicação; tarefas de casa. Indicados os métodos, procedimentos e materiais didáticos, o que o professor e alunos farão para alcançar os objetivos. Formas de verificação do rendimento dos alunos. A avaliação deve ser informal, e formal para atribuição de notas ou conceitos. O desenvolvimento metodológico compreende aulas com finalidades específicas: aula de exposição oral da matéria, aula de discussão ou trabalho em grupo, aula de estudo dirigido individual, aula de demonstração prática ou estudo do meio, aula de exercícios, aula de recapitulação, aula de verificação para avaliação.
“O tempo tem a propriedade de acumular eventos, referenciar existências e ver tudo passar e de nunca parar de existir; porque sem duração nada pode existir. (EM)”




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