quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MENTE E EMPATIA

MENTE E EMPATIA
A MENTE: Quando sabemos o que estamos fazendo e como fazemos, somos capazes de nos preparar para fazer ainda melhor. O corpo e a mente estão unidos, biológica e mentalmente. Para a criação de pensamentos, células cerebrais enviam mensagens entre si, de acordo com padrões definidos. Todos os pensamentos afetam o corpo humano de um modo ou de outro. As emoções não acontecem apenas na mente. A leitura de mentes é a compreensão dos processos mentais dos outros, através da observação das suas características e reações físicas. A maioria da comunicação entre duas pessoas ocorre no silêncio. 90% ocorre em silêncio e inconscientemente. Toda a comunicação, independente de ser linguagem corporal, cheiro, tom de voz, estados emocionais ou palavras; é absorvida, analisada e interpretada pelo inconsciente. A mente consciente perde muito do está recebendo como comunicação e sujeita o comunicador à respostas com pouca noção. As respostas inconscientes e silenciosas contradizem as opiniões que acreditamos ter ou que estejamos expressando através de palavras.
EMPATIA: Significa colocar-se no lugar do outro. Para criar harmonia e relações amistosas. Gerando confiança mútua, consentimento, cooperação e abertura à idéia do outro. É base de toda a comunicação significativa. Estamos sempre estabelecendo empatia e antipatia com as pessoas que nos cercam.  O básico é adaptar-se a como os outros preferem se comunicar. Gostamos de conviver com pessoas que sejam como nós; gostem ou não de coisas como nós. Quando há empatia, as pessoas aceitam idéias e sugestões mais facilmente. Quando alguém simpatiza com outrem tende a concordar com  ele. Quando há uma demonstração implícita ou explícita de gosto por alguém, este sente vontade de concordar com as mesmas idéias. Estabelecer empatia é habilidade muito significativa. Quando se está tratando de assuntos coletivamente, para construir a empatia com o grupo, é necessário empregar expressões de vários tipos sensoriais. Repetindo quatro vezes, o que é importante,  uma para cada grupo sensorial. Uma pessoa se torna uma sugestão pelas suas palavras, presença como um todo, pelo que veste, como se mexe e se move.
APRENDIZAGEM: O processo de aprendizagem do indivíduo configura-se na seguinte seqüência:
*Ignorância inconsciente;
*Ignorância consciente;
*Conhecimento consciente;
*Conhecimento inconsciente: Aqui acontece a real aprendizagem.
COMUNICAÇÃO CORPORAL: Neste contexto, com o objetivo de criar empatia. Num processo que consiste copiar a outra pessoa, repetindo os seus gestos, por alinhamento: exatamente como o outro procede; ou espelhamento: com movimentos exatamente opostos. Isto de forma discreta e gradual. Incluem-se neste contexto, gestos, voz e respiração.
*As expressões faciais refletem como as pessoas estão se sentindo em cada momento observado.
*A voz é fator importante para produzir empatia. Devemos falar com as pessoas na velocidade equivalente ao nosso pensamento e compreensão das coisas; Lento ou rápido demais acabará gerando rejeição do ouvinte.
*Imitar a comunicação corporal de alguém próximo, de forma discreta e gradual, para construir empatia, na mesma velocidade e ritmo dos seus movimentos e expressões faciais; fazendo com que o observante e imitador, adapte-se ao seu comportamento. Com este procedimento a pessoa observada, começa a identificar-se com o imitador e estabelecer com este, um vínculo muito próximo. Depois de alguns dias de observação, perceber-se-á, as mudanças dos movimentos que quebram a rotina da comunicação corporal do observado. Entre a mensagem falada e a comunicação corporal, a segunda será prioritária. A concordância é uma geradora de empatia por excelência. A realidade é construída pela idéia que as pessoas têm daquilo que é verdadeiro. Toda a empatia deve ser baseada em sinceridade. Primeiro se concorda depois se conduz. Fator impulsionador da empatia e fazer com que as pessoas falem sobre si mesmas. Concordo com o outro-conduzo o outro-o outro me acompanha-eu continuo o conduzindo- o outro continua me acompanhando...
*Calma irradia calma; tranqüilidade repassa tranqüilidade; só relaxa alguém que  abordar outrem estando relaxado; quem age de forma confiante, infunde confiança nos outros; quem quer que os outros façam o que está propondo, deve ser o primeiro a praticar explicitamente o que propõe.
MANIFESTAÇÕES DA COMUNICAÇÃO CORPORAL:
*Medo: rosto pálido.
*Incerteza: Olhar nos olhos de quem está falando para a pessoa.
*Interesse e envolvimento: dilatação das pupilas.
*Confiante, másculo: De pé pernas bem abertas.
*Neutro: De pé com as pernas paralelas.
*Distanciando: De pé com uma perna aberta e o pé voltado para o lado.
*Construindo imagens: olhos voltados para cima e para a sua direita.
*Lembrando de imagens: olhos para cima e para a sua esquerda.
*Construção do som: olhos para cima e para a sua direita.
*Lembrando o som: olhos para cima e para a sua esquerda.
*Sentindo o tato: olhos para cima e para a sua direita.
*Neutro: olhos para a sua esquerda.
*Pessoa visual: Aparência, cores formato, iluminação, ritmo rápido, fala límpida, forte, respiração acelerada, comunicação corporal veloz e irregular, olhar para cima.
*Pessoa auditiva: pensa no ritmo que fala, lenta, gestos próximos ao tronco, distraída, inclina a cabeça para pensar, fala melodicamente.
*Pessoa cinestésica: Ofuscamentos, assento desconfortável, lenta, fala com suavidade e serenidade, profundidade, voz águda e fina, toques.
*Surpresa: Olhos arregalados, testa franzida e boca aberta.
*Tristeza: Sobrancelhas com as pontas para cima, testa franzida, pálpebras inferiores e olhos baixos, boca fechada com os cantos apontando para baixo, rugas na pele do queixo,
*Raiva: Sobrancelhas Contraídas e abaixadas, testa lisa, boca fechada e com os lábios apertados ou aberta com expressão de ira, sobrancelhas e olhos com a expressão de concentrados, mandíbula tensionada.
*Medo: Sobrancelhas erguidas, mas retas e contraídas, testa enrugada, olhos abertos e tensos, boca quase fechada, com lábios tensos.
*Nojo: Rugas no nariz e no lábio superior elevado, lábio inferior elevado, bochechas erguidas forçando as pálpebras estreitando os olhos, linhas e dobras embaixo dos olhos, sobrancelhas se abaixam.
*Desprezo: Canto da boca elevado e comprimido, sorriso torto, os olhos olham de cima para baixo o que é desprezado, expulsão de ar pelo nariz.
*Alegria: Boca sorridente, bochechas para cima, enrugamento sob os olhos e lateralmente, sobrancelhas abaixadas.
*Desagrado: Mão sobre o joelho com o dedo apontado para o chão, virar os ombros.
*Desinteresse: Recuo, recostado em uma parede ou na borda da mesa.
*Medo de voar: Ficam na área de fumantes, fora do terminal, fumam cigarros seguidos.
*Namoro: Desviar os olhos depois de fazer contato, olhar para baixo, olhar furtivo, mexer nos cabelos ou nos brincos, exibição dos pulsos e das palmas das mãos, examinando a pessoa com os olhos semicerrados e cabeça inclinada, mão no quadril, de frente a frente um para o outro, pupilas dilatadas, acariciamento de objetos.
PENSAMENTO: Quando a pessoa pensa, ela repete pensamentos anteriores ou constrói novos pensamentos. As impressões sensoriais são relevantes na construção do pensamento. Os sentidos: audição, visão, tato, olfato, paladar e equilíbrio são utilizados também quando se pensa em coisas não relacionadas aos sentidos. A própria memória é utilizada para pensar. Ao pensar são recriadas as impressões sensoriais tidas anteriormente. Alternada e continuamente utilizam-se os sentidos interna e externamente. Existe em cada indivíduo, um sentido que é dominante e mais utilizado, os outros são utilizados para conferir a correção da informação. Sentidos diferentes resultam em formas diferentes de pensar. O movimento da visão, conforme o Movimento Ocular Lateral e os Sinais de Acesso Ocular influenciam no processo do pensamento e denotam indicadores de estados emocionais. Os sentidos afetam a linguagem das pessoas. Determinam que a pessoa é. Determinando as palavras que cada um pronuncia: Palavras visuais: olhar, focar, retratar, brilhante, visualizar, ver, prever, esclarecer. Ilustrar, revelar, mostrar, visão, luz. Palavras auditivas (Expressões que soem verdadeiras para o pronunciante): dizer, ritmo, tom, surdo, soar, falar, discutir, comentar, ouvir, audível, mudo, gritar, voz, harmonioso. Palavras cinestésicas (orientados pelo tato, olfato e pladar): tocar, manusear, pressionar, apertar, sólido, captar, tangível, pesado, leve, plano, duro, azedo, suculento. (O Cinestésico é ligado à percepção dos movimentos corporais ou musculares. Um  cinestésico centra as suas experiências nas demonstrações físicas, ao se comunicarem precisam tocam o seu ouvinte. Processa melhor a informação através do movimento e também do toque, e aprende melhor movimentando-se, tocando ou mexendo nas coisas.
O Sinestésico  é “sensorial”, é capaz de fundir, ou misturar, diferentes sentidos humanos.). Palavras neutras (Expressões que não se relacionem com os sentidos): decidir, determinar, pensar, lembrar, saber, notar, entender, estimar, alertar, processar, motivar, logicamente, estatisticamente, capacidade.
EMOÇÕES: Constituem-se em componente importante para definir o que é um indivíduo. As emoções controlam as decisões e ações. Nem sempre a pessoa está consciente das emoções que está tendo. A causa das emoções é um sentimento ou uma crença de que se está sendo ameaçado na segurança pessoal ou no bem estar em geral. É um mecanismo de sobrevivência biológica. Uma idéia de que a pessoa está sempre, inconscientemente, rastreando o ambiente, em busca de certos eventos e sinais que deflagram a emoção. Uma mensagem é transmitida ao sistema nervoso autônomo e à mente consciente, informando sobre o que vai acontecer. Cujo estímulo deflagrará uma emoção. O pulso fica elevado e o sangue é bombeado em direção à parte do corpo para as necessárias reações. O corpo reage antes de mente. O coração permanece acelerado e a boca seca, porque o corpo demora mais para voltar ao estado normal. As emoções começam como um sistema automático para livrar de situações ameaçadoras e afetam o sistema nervoso autônomo. As emoções alteram a expressão facial, a voz e a comunicação corporal. O ser humano não é emotivo o tempo todo. A emoção é mais curta e intensa do que o humor. O humor é como um lastro para as emoções. As emoções são protagonistas durante toda a existência da pessoa. Elas unem tudo o que se considera importante. As emoções geram reações físicas. A emoção é acionada depois de o sinal correto ser detectado ao redor. Também podem ser deflagradas emoções pelo ato de pensar no que está acontecendo. Também quando o ser lembra-se de uma emoção anterior. Em geral ocorrem duas emoções ao mesmo tempo. Ao ser tomado por uma emoção, ela impedirá de lembrar algo que é realmente sabido, mas que negaria a emoção. É Praticamente impossível ver-se e as ações objetivamente em estado de emoção. As emoções fortes distorcem as percepções. As negativas bloqueiam experiências positivas, promovem esquecimento. Nunca fazer nada sob a ação de uma emoção forte. As sete emoções básicas: surpresa, tristeza, raiva, medo, alegria, nojo, desprezo. As expressões emocionais duram só por alguns segundos. Pode-se transformar imediatamente estados emocionais negativos das pessoas, em estados emocionais positivos, utilizando-se o recurso de algumas marcas especiais desenvolvidas e aplicadas com habilidade; que produzem emoções estratégicas. Para que uma pessoa seja tocada emocionalmente, com sucesso, é necessário que ela esteja num estado emocional mais receptivo possível. Para criar marcas que envolvam pessoas, deve ser enfatizada a expressão ótima e similares.
A MENTIRA: Na comunicação silenciosa prática, a pessoa apresenta sinais inconscientes, como é o caso da mentira. Através da palavra, a mentira ocorre mais facilmente. O corpo também mente através de expressões corporais; o tom de voz é denunciante de algo falso, quando proferido. A mentira é uma tentativa bem ou mal sucedida de controlar mensagens. A rigor as pessoas mentem o tempo todo; porque geralmente o que se fala não é exatamente aquilo que é. São mentiras triviais: “tudo bem”, “bom dia”, “boa tarde”, um vencedor chorando, um perdedor rindo. O mentiroso consciente sabe que aquilo que dirá não condiz com a realidade. A mentira sempre envolve uma recompensa ou uma punição; para ganhar algo ou não responder por uma infração. Existem pessoas, que de tanto repetir mentiras sobre algum conceito, acabam tendo aquilo como uma verdade e não demonstram sinais na sua linguagem corporal silenciosa, que denotem quando estão mentindo. Sinais prováveis de quem está mentindo, mas sempre deve ser utilizado  um contexto, ao julgar,  para determinar com certeza, o enquadramento dos indivíduos: Coçar o nariz, suar, ficar vermelho, dilatação das pupilas, olhos evasivos, piscando com freqüência, não olhando nos olhos do interlocutor, olhos fechados, afastamento do rosto do ouvinte. Se explica porque o rosto transmite a mensagem do que deseja-se projetar e o que de fato pensa-se. Muda-se a intensidade da expressão para enfraquecê-la ou aumentá-la. Podemos exibir emoções que não estamos sentindo. Uma forma de ocultar emoções é sorrir. O sorriso falso é sempre assimétrico. Gestos com as mãos em direção ao rosto, cobrindo a boca com a mão. Começa falar mais rápido e mais alto e pausas surgem na fala, prolongamentos de vogais aaaaaa...ééééé..., gagueira. O mentiroso fala de um jeito diferente do que o faria em situações extra-mentira. Divagam e dão explicações que não levam a lugar nenhum. Repete sempre a mesma coisa dita anteriormente. Acoberta-se através de expressões vazias. Tende em falar em termos negativos. Define as coisas em termos que não são. Evitam dizer eu, meu. Usa generalizações como: nunca, todo mundo, ninguém, não fiz nada, não estava lá; esquivando-se em definir de quem está falando.
INCONSCIENTE: É possível plantar, pelo processo de sugestão, opiniões, imagens e pensamentos na mente dos outros, sem que tenham consciência; e eles acabam acreditando que a idéia nova é deles; mas foi manipulada. A sugestão é uma proposta ao inconsciente, feita através da mente consciente, por audição, gerando uma reflexão e decisão sobre o que foi sugerido. Uma sugestão ao inconsciente desvia dos filtros conscientes e analíticos e assim a pessoa não precisa decidir o que pensa sobre o que sendo dito. A mente inconsciente interpreta tudo como verdade; não faz julgamentos, aceita as propostas sem criticar, contanto que não colida com a auto-imagem ou percepção da realidade do destinatário. A mente agrega qualquer pensamento novo que não estava ali antes. Toda vez que se disser a alguém que não deve fazer, está-se reforçando uma imagem de que o faça; porque as negações são abstrações. Ao contrário de dizer o que não deve ser feito; diga-se como deve ser feito. As coisas são aquilo que afirmamos que são. Quando se diz, o que realmente se quer dizer, nem sempre fica muito claro. A mente inconsciente registra todas as diferentes interpretações possíveis das palavras. Qualquer palavra, expressão, emoção ou imagem usada para falar com alguém, levará esta pessoa a experiências e estados emocionais específicos e assim também acontece com a comunicação corporal silenciosa. Expressões e manifestações ambíguas permitem com que o destinatário atribua um conteúdo julgado verdadeiro quanto pessoal.
“Cada dia é seqüência de um outro; mas, nenhum é exatamente igual em tudo aos seus anteriores. Para cada jornada é necessária uma nova e criativa estratégia. (EM).”











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